Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

K09/01 - O CONTRATO DE SEGURO À LUZ DO CDC: Teoria e Prática





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 21 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras)
Data de início: 14/09/2012
Data de término: 09/11/2012

 

Período: Previsão de Início: 14/09/2012 – Previsão de término: 09/11/2012

Horário: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras)

Coordenação: Ivan De Oliveira Silva

Objetivo Geral: estimular uma visão ampla da atividade securitária e o correspondente contrato de seguro. Propiciar o aperfeiçoamento dos operadores do Direito, nos temas relacionados ao Direito do Seguro, fornecendo conhecimento técnico específico para atuar neste segmento, seja na esfera contenciosa ou preventiva.  

Objetivos Específicos: propiciar aos alunos uma visão sólida da doutrina, legislação e jurisprudência relacionada aos negócios jurídicos securitários. Destacar a importância do Direito do Seguro como um relevante mercado econômico que, para o operador do Direito, se apresenta como uma pujante opção de carreira.  

Programa:

Aula 1: - Seguros e Atividade econômica: perspectivas de carreira.

Aula 2: - O Direito do Seguro Contemporâneo e os seus princípios na prática forense.

Aula 3: - O Sistema Nacional de Seguros Privados. O Contrato de Seguro. Seguros no Código Civil.

Aula 4: - DPVAT e Planos de Saúde.

Aula 5: - O Sistema de Proteção do Consumidor e a Atividade Securitária. A questão do diálogo das fontes.

Aula 6: - Regulação de sinistro. Mora. O Contrato de Seguro no STJ.

Aula 7: - Processo administrativo Sancionador: uma opção de mercado profissional para o operador de Direito.  

Metodologia: Aulas expositivas e estudos de caso com ênfase na aplicação dos conteúdos teóricos à dinâmica do Direito Securitário, com destaque ao estímulo da participação do corpo discente e integração do grupo.    

Bibliografia básica

ALVIM, Pedro. O Contrato de Seguro. Rio de Janeiro: 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2001.

BONNET, Jorge Eduardo Narvaez. El Riesgo el Contrato de Reaseguro. In 1º Fórum de Direito do Seguro – José Sollero Filho. São Paulo: Editora Max Limonad, 2001.    

NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do Processo Civil na Constituição Federal. 5ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de Direito Civil, Vol. III: contratos. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2006.

SILVA, Ivan de Oliveira. Curso de Direito do Seguro. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.

__________. Tudo o que Você Precisa Ouvir sobre SEGUROS: residencial, automóveis, de vida. São Paulo: Saraiva, 2010.

__________. A Morosidade Processual e a Responsabilidade Civil do Estado. São Paulo: Editora Pillares, 2004.

__________. Biodireito, Bioética e Patrimônio Genético Brasileiro. São Paulo: Editora Pillares, 2008.

__________. Curso Moderno de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2012.

SOARES, Antônio Carlos Otoni. Fundamento Jurídico do Contrato de Seguro. São Paulo: Editora Manuais Técnicos de Seguro, 1975.

Professor:

Ivan de Oliveira Silva - Doutor em Direito do Consumidor pela Universidade Metropolitana de Santos/SP. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos/SP. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes/SP. Bacharel em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Bacharel em Teologia pela Menorah University, Flórida, EUA. Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Professor Permanente nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, MESTRADO e DOUTORADO EM DIREITO, da Universidade Metropolitana de Santos/SP. Coordenador do Curso de Direito, campus de São Paulo, da Universidade São Francisco. Professor e pesquisador no Curso de Direito da Universidade São Francisco. Professor no Curso de Direito da FAC - São Roque/SP. Professor em cursos de pós-graduação lato sensu de várias Instituições de Ensino Superior. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direito Civil, Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Seguro. Desenvolve pesquisas também nas áreas de Filosofia Medieval, Filosofia Moderna, Filosofia da Religião, Ética, Política e Ciências da Religião. Autor de livros nas áreas de Direito, Filosofia, Teologia e Ciências da Religião. Advogado especializado em Direito do Seguro e Direito do Consumidor. Consultor.

Endereço do currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/5357838629068312

Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA. Todos os direitos reservados.

 

 

Opções de Pagamento

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL