Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

P02/01 - CURSO DE CERTIFICAÇÃO DIGITAL E PROCEDIMENTO ELETRÔNICO





A quem se destina: Advogados e demais profissionais
Carga horaria: 15 Horas.
Período: Das 8:30 às 12:30 (sexta, segunda e terça-feira) e das 9:30 às 12:30 horas (sábado)
Data de início: 08/03/2013
Data de término: 12/03/2013

 

CURSO GRATUITO

Período: De 08 à 12 de março

Horário: Aulas dias 08 (das 8:30 às 12:30); 09 (das 9:30 às 12:30); 11 e 12 (das 8:30 às 12:30)

Coordenação: Rofis Elias Filho

Observações:

Serão oferecidas 100 vagas para o curso presencial

Online vagas ilimitadas

Os alunos que quiserem trazer computador para as aulas práticas, a ESA disponibiliza wi-fi

Não haverá emissão de certificado


Objetivos: Proporcionar a aplicação prática das alterações ocorridas com a entrada em vigor da lei 11.419/2006 e a informatização do Procedimento Eletrônico nos Tribunais dando uma visão sobre como o advogado deve proceder para peticionar na Justiça Estadual, Federal, Trabalhista e nas Instâncias Superiores.
Além disso, será apresentado o certificado digital aos alunos, com seus benefícios e utilizações, e os programas que podem ser usados no dia a dia.

Programa:

1ª e 2ª aulas – Introdução ao tema
 
-    Alterações introduzidas no código processo civil – Lei 5869/1973
-    Lei 11.419/2006
- Instalação do certificado digital e configuração do computador (instalação de programas de leitoras e raízes de certificados)
- Assinatura Eletrônica com certificação (conceitos e exemplos)
- Assinatura Eletrônica sem certificação (conceitos, análise e exemplos)
- Preparação dos documentos para envio aos Tribunais (transformação de texto para .pdf)
- Assinatura de documentos como o uso de programas pagos e gratuitos e análise dos documentos a fim de verificar sua autenticidade
 
Procedimento Eletrônico
 
- Autos em formato digital
- Acesso aos autos digitais (cadastro e certificado)
- Tramitação de processos judiciais em formato digital
 
3ª aula – Prática Processual por meio eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (peticionamento inicial e intermediárias)
- Prática processual por meio eletrônico na Justiça Federal da 3a. Região – Primeiro Grau, Juizado Especial Federal (peticionamento inicial e intermediárias)
 
4ª aula Prática processual por meio eletrônico na Justiça do Trabalho da 2a. E 15a. Região (peticionamento inicial e intermediárias)
- Prática Processual por meio eletrônico no STF e STJ e TST (peticionamento inicial e intermediárias)

Professores:

Alexandre Rodrigues Atheniense
Graduado em 1987 pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Curso de Especialização em Internet Law (2001 e 2003) e Propriedade Intelectual (2001) - Berkman Center - Harvard Law School ; Presidente da Comissão de Tecnologia da Informação do Conselho Federal da OAB ; Conselheiro Seccional da OAB/MG; Coordenador e Professor do primeiro Curso de Pós Graduação de Direito de Informática lançado no Brasil na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, Coordenador e Professor do primeiro curso de atualização de Direito na Informática a distância na Puc Minas Virtual; Coordenador e Professor do primeiro Curso de atualização de Direito no NIEPE - Faculdade de Direito UFMG ;Coordenador da Comissão de Estudos da ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações em Minas Gerais; Coordenador da Comitê Setorial de Informática e Árbitro da CAMINAS Câmara Mineira de Conciliação, Mediação e Arbitragem; Árbitro especializado em questões de Informática da CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial do Brasil ; Membro do Conselho Consultivo do IBDI - Instituto Brasileiro de Direito de Informática; Autor do livro Internet e o Direito; Co-Autor dos livros Internet Legal e Manual de Direito Eletrônico e Internet; Ex-professor de Direito Comercial na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Membro da Computer Law Association; Membro da ABPI - Associação Brasileira de Propriedade Intelectual ; Membro da American Bar Association ; Membro da FIA - Federação Interamericana dos Advogados; Atua nas áreas de Direito Empresarial e Direito de Informática. Editor do blog "O Direito e as novas tecnologias" www.dnt.adv.br

Rofis Elias Filho
Formado desde 2003 pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU, sócio do escritório Elias Filho Advogados, desde 2001 militando ativamente na área ligada ao direito e as novas tecnologias, tendo participado de diversos cursos, palestra e congressos nacionais e internacionais nesta disciplina como professor, pleatrante e como ouvinte, tendo, ainda, publicado artigos em revistas especializadas Professor dos cursos de Pós-Graduação do IDAMM, Instituto de Dados da Amazônia, unidade Rio Branco, Acre, lecionando a disciplina de Direito de Informática Membro ativo do Instituto Brasileiro de Política e Direito de Informática IBDI, membro da Rede Internacional Legal Framework for the Information Society - LEFIS, http://www.lefis.org. Curso sobre Direito da Sociedade da Informação na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a coordenação do Professor José de Oliveira Ascensão e como convidado da Ordem dos Advogados Portugueses, Conselho de Lisboa para conhecer o Processo Eletrônico implantado em Portugal e o sistema de registro de nomes de domínio em vigor naquele País. Pós-Graduado em Direito de Informática pela ESA/SP, Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Secão São Paulo


Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA. Todos os direitos reservados.

Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL