Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8678 - Como Empreender na Advocacia - ONLINE (AO VIVO)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda e quarta-feira)
Data de início: 06/03/2023
Data de término: 22/03/2023
ID 8678
 
Período: Dias 06/03/2023, 08/03/2023, 13/03/2023, 15/03/2023, 20/03/2023 e 22/03/2023
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas e quartas-feiras)
Docentes: Silvia Cristina Elias Zago e Alexandre Motta
 
Objetivos da Disciplina

Objetivo Geral
Proporcionar ao (a) aluno (a) uma visão sistêmica das demandas e desafios do empreendedorismo na advocacia e oferecer ferramentas para mitigar riscos e potencializar oportunidades.
 
Objetivos Específicos
Capacitar o (a) aluno (a) para implementar modelo de negócio jurídico tendo em vista seu perfil, características comportamentais, nicho de atuação, somados aos desafios e demandas do mercado jurídico contemporâneo.
 
Ementa
Empreendedorismo jurídico. Empreendedorismo na Advocacia.
 
Conteúdo Programático

Aula 01 - Dia 06/03/2023
O mercado jurídico no Brasil.
As novas modalidades de carreiras e negócios jurídicos.
O papel do autoconhecimento na definição do negócio jurídico.
Como definir seu nicho de mercado
Professora Silvia Zago
 
Aula 02 – Dia 08/03/2023
Perfil do Empreendedor: Características determinantes de êxito nos negócios
Gestão do Tempo.
A Análise Swot como ferramenta de planejamento do negócio
Professora Silvia Zago
 
Aula 03 - Dia 13/03/2023
As Técnicas de Negociação aplicadas ao empreendedorismo.
Tipos de Negociação.
Ferramentas de Negociação de Harvard.
Professora Silvia Zago
 
Aula 04 – Dia 15/03/2023
O impacto da marca pessoal na atração do cliente (técnicas para construção da marca pessoal) Como obter vantagem competitiva
Marketing Jurídico
Gestão de risco
Professora Silvia Zago
 
Aula 05 – Dia 20/03/2023
Negócio Jurídico: Missão, Visão e Valores
Golden Circle
O conceito de Branding e a solidez da marca para o setor jurídico
Blindagem Institucional e seus 6 pilares
Diferenciais Reais
Carta de mudanças
Professor Alexandre Motta
 
Aula 06 – Dia 22/03/2023
Delegação de Empoderamento
Gestão remota de equipes – Best Practices
Ferramentas para administração da sobrecarga
O Propósito como ferramenta de superação de obstáculos e sucesso do negócio
Professora Silvia Zago
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDRADE, R. O. B. de; ALYRIO, R. D.; MACEDO, M. A. da S. Princípios de Negociação: Ferramentas e Gestão. São Paulo: Atlas, 2007. BURBRIDGE, R. M., de; COSTA, S. F. de; LIMA, J.G. H, de; MOURÃO, ALESSANDRA N.S.F.; MANFREDI, D.. Gestão de Negociação - Como Conseguir o que se quer sem ceder o que não se deve. São Paulo: Saraiva, 2008.
CAPOMAR, Marcos Cortez & IKEDA Ana Akemi (2006). O planejamento de marketing e a confecção de planos: dos conceitos a um novo modelo. São Paulo: Saraiva.
CITELLI, A. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2001.
CORTELLA M. S . Por Que fazemos o Que fazemos Aflições vitais sobre trabalho, carreira e realização... Edit. Planeta
CRISTENSEN, CLAYTON M. et al. Gerenciando a Si Mesmo. Harvard Business Review. Rio de Janeiro. Sextante, 2018.
FILIPE P. SOUZA. Management 3.0 – Change and Innovation Practice.. Disponível em http://leanpub.com/management30
LUPETTI, Marcélia. (2007) Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Thomson.
McDONALD, Malcolm. (1989) Tem barriers to marketing planning. Journal of Marketing Management, v.5, n.1. Apud
PATTON, BRUCE; URY, WILLIAM L.; FISHER, ROGER - Como Chegar ao Sim -A Negociação de Acordos Sem Concessões – 2ª Ed.. Imago, 2005.
RICARDO GUIMARÂES e outros – Digital Minds: Uma Abordagem Estratégica para se conectar e interagir com seus clientes 0n-line – Ed. Above Publicações – 2021.
 
 
. Para acesso ao curso, acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado até o dia da primeira aula, em seu e-mail cadastrado na ESA SP
 
Obs: não se esquecer de checar a caixa de spam.
 
2 . A ESA SP emitirá certificado de participação após término do Curso.
 
3 . As vídeoaulas ficarão salvas para o(a) estudante assistir quantas vezes quiser, dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

ALEXANDRE VIEIRA MOTTA


link lattes: https://lattes.cnpq.br/8316540364109772/9871254159441150
Minicurriculo: Consultor, fundador e sócio diretor do Grupo Inrise, empresa focada em marketing jurídico e recrutamento para escritórios de advocacia. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialização pela UCI (University of Califórnia Irvine), atuou durante 5 anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico e a Medalha do Mérito Cultural), escreve artigos de relevância para o mercado atual (sendo colunista fixo da seção “Marketing Jurídico” do periódico Migalhas) e é autor dos livros “Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda”, “O Guia Definitivo do Marketing Jurídico”, "Marketing Jurídico - Migalhas" e “O Novo Marketing Jurídico”. Como coautor participou das obras "Advogado 4.0", "Marketing Jurídico - A Estratégia da Diferenciação", "Guia de Utilização das Redes Sociais pela Advocacia" e "Manual de Coaching para Advogados". Também é presidente da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) e apresenta o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico.


Silvia Elias Zago


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9871254159441150
Minicurriculo: Legal Counsel, Professora e palestrante. Ocupou posições de Diretora e Gerente Jurídica em grandes empresas do mercado. Foi Vice-Presidente da Comissão Especial de Estudos de Contencioso de Volume da OAB/SP. Também é titular da coluna sobre empreendedorismo da Revista D’Elas. Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Direito Empresarial pela PUC/Cogeae, Certificada no Programa Management 3.0 - Harvard Business Review Brasil. É membro das Comissões Especiais de Departamentos Jurídicos e de Com-pliance da OAB/SP. Em parceria com a ESA/OAB, possui o podcast Além da Lei, que trata das demandas e desafios do advogado contemporâneo.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL