Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6122 - ESA GESTÃO E CARREIRA: Programas de Compliance - Semana da Advocacia





A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 11/08/2020
Data de término: 27/08/2020
Quantidade de aulas: 6 aulas
 
A ESA/OABSP divulga seu mais novo produto:
 
 
ESA Gestão & Carreira.
 
O que é?
 
ESA GESTÃO & CARREIRA, é uma linha oferecida pela ESA/SP com intuito de proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal, visando conciliar as diferentes expectativas de carreira com as necessidades organizacionais. 
 
A ESA/SP, entendendo a relevância dessa questão, elabora novos cursos buscando capacitar os profissionais, para que possam atender as expectativas de empresas e escritórios que investem na elaboração de planos de evolução profissional, criando um ambiente benéfico tanto para o negócio quanto para seus colaboradores. 
 
 
 
 
 
IMPORTANTE
 
 
Para acesso, acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado no dia da primeira aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. 
 
obs:não esquecer de checar  a caixa de span
 
 
 
Jovem Advocacia 
 
Se houver formação de Turma, serão disponibilizadas 10 (dez) vagas para Jovem Advocacia no dia 07/08/2020, utilizando o voucher  EUQUEROJOVEMADV6122.
 
 
 
ID: 6122
 
Período:  Dias 11/08/2020, 13/08/2020, 18/08/2020, 20/08/2020, 25/08/2020 e 27/08/2020
 
Horário: Das 19:00 as 21:00 horas (terças e quintas-feiras)
 
Coordenação: Paula Lippi
 
 
Vagas limitadas a 250 participantes - valor do investimento R$ 240,00
 
Conteúdo Programático
 
Objetivo Geral: Em meio a crescente deflagração de atos de corrupção no Brasil, verifica-se que o paradigma da sociedade brasileira está sendo rapidamente modificado. Dessa forma, qualquer profissional no âmbito corporativo necessita se atualizar sobre as legislações de anticorrupção que impactam na integridade de empresas públicas e privadas, construindo o que se denomina Compliance. O curso tem o objetivo apresentar noções gerais sobre o Compliance de forma didática e prática, sendo excelente oportunidade para iniciar estudos ou atualização de qualquer profissional envolvido com o tema, inclusive não advogados. Curso com interatividade em tempo real possibilitando o esclarecimento de dúvidas com o professor e análise de casos práticos.
 
Objetivos Específicos: Serão abordadas as principais legislações nacionais e estrangeiras sobre anticorrupção; a estruturação de um Programa de Compliance e o seu impacto na integridade das empresas e na sociedade. Por meio de análise de casos ao final das aulas, os alunos poderão consolidar o aprendizado com as principais situações enfrentadas no dia-a-dia do profissional de Compliance.
 
 
Ementa: Compliance; Integridade; Anticorrupção; Empresarial; Programa de Compliance
Conteúdo Programático
 
1ª Aula: Origens e Conceitos do Compliance. Legislações estrangeiras sobre Anticorrupção Compliance nas empresas. Chief Compliance Officer (CCO). Análise de caso.
 
2ª Aula: Legislações Brasileiras de combate à corrupção. Análise de caso.
 
3ª Aula: Programa de Compliance: Importância. Pilares. Linhas de defesa. Análise de caso.
 
4ª Aula: Código de Conduta e Políticas. Temas sensíveis: brindes, presentes, hospitalidade. Análise de caso.
 
5ª Aula: Treinamento e Comunicação. Monitoramento. Análise de caso.
 
6ª Aula: Due Diligence. Canal de denúncias. Investigação. Análise de caso.
 
Bibliografia Básica
ASSI, Marcos. Gestao De Compliance E Seus Desafios. São Paulo: Editora Saint Paul, 2013
 
CANDELORO, Ana Paula (Org.). Compliance 360º - Riscos, Estrategias, Conflitos E Vaidades No Mundo Corporativo. São Paulo: Editora Trevisan, 2012.
 
COIMBRA, Marcelo De Aguiar; MANZI, Vanessa Alessi. Manual De Compliance: Preservando A Boa Governanca E Integridade Das Organizacoes. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
 
DEL DEBBIO, Alessandra; MAEDA, Bruno Carneiro; AYRES; Carlos Henrique da Silva. Temas de Anticorrupção & Compliance. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
 
FRANCO, Isabel Org. Guia Prático de Compliance. 1ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020.
 
GIOVANINI, Wagner. Compliance: A Excelência Na Prática. São Paulo: 2014. 
 
NEVES, Edmo Colnaghi. Compliance empresarial: o tom da liderança - estruturas e benefícios do programa. São Paulo: Trevisan Editora, 2018.
 
SAAD-DINIZ, Eduardo; ADACHI, Pedro Podboi; DOMINGUES, Juliana Oliveira (Organizadores). Tendências Em Governanca Corporativa E Compliance. São Paulo: Editora Liber ARS, 2016.
 
SERPA, Alexandre. Compliance Descomplicado. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2016.
 
Society Of Corporate Compliance And Ethics (SCCE). Compliance 101 - How to build and maintain an effective compliance and ethics program. September 2008.
 
XAVIER, Christiano Pires Guerra Xavier. Programas de Compliance. Dissertação (mestrado) - Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. 2015
 
FCPA – GUIDE
UKBA – GUIDANCE
US SENTENCING COMMISSION – GUIDELINES MANUAL
GUIDANCE ON EVALUATION OF CORPORATE COMPLIANCE PROGRAMS
GUIAS CGU – BRASIL

 

Vagas limitadas a 250 participantes - valor do investimento R$ 240,00

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Paula Cristina Lippi Pereira de Barros


Minicurriculo: Certificação Profissional em Compliance Anti-Corrupção LEC/FGV. Mestre, Especialista em Contratos e Graduada em Direito pela PUC/SP. Compliance - INSPER/SP. Coordenadora do Nu´cleo Tema´tico de Compliance da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Atuação em Programas de Compliance em empresas privadas, investigações, Due Diligence, Treinamentos e Governança Corporativa. Membro da Comissão de Estudos de Compliance da OAB/SP. Membro do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE. Membro do Compliance Women Committee. Fundadora da Compliance Transforma Consultoria e Treinamentos. Professora ESA; EPD; AASP e IBMEC. Palestrante e autora de diversos artigos publicados.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL