Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

Y - APERFEIÇOAMENTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE AOS DEFENSORES PÚBLICO DO ESTADO DE SP E PROPONENTES A VAGA DE ADVOGASDOS DATIVO NA ARÉA INFANTO JUVENIL (NÚCLEO MOGI GUAÇU)





A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 48 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras) e sábados das 9 às 13:30 horas
Data de início: 05/10/2012
Data de término: 15/12/2012

Dias: 05/10, 06/10, 19/10, 20/10, 26/10, 27/10, 10/11, 23/11, 24/11, 30/11, 01/12, 07/12, 14/12 e 15/12

Horário: 19h às 22h (sextas-feira)
                09h às 13h30 (sábados)

Coordenação: Henrique Francisco Seixas

Objetivo: Objetivo Geral: Apresentar aos Defensores Públicos recém-ingressos na carreira como os proponentes a candidatos a vaga de advogado dativo uma visão do contexto contemporâneo acerca dos principais aspectos jurídicos, sociais, psicológicos e educacionais que incidem diretamente sobre as questões infanto-juvenis no Estado de São Paulo.    
Objetivos Específicos:- Propiciar uma visão mais abrangente e atual sobre a importância da proteção integral da criança e do adolescente com ênfase na realidade sócio econômico e cultural do Estado de São Paulo;
- Suscitar os dilemas e soluções à problemas regionais na área infanto-juvenil como maus tratos, insuficiência de escolas e leitos hospitalares da Rede Pública, abuso sexual, tráfico internacional de crianças e adolescentes, aliciamento de menores para a criminalidade, paternidade biológica, jurídica e sócio-afetiva; barrigas de aluguel; limites do poder familiar, situação de risco, prostituição infantil, abandono material, moral, intelectual, pedofilia, morosidade ou inércia dos Agentes Públicos e outras questões controvertidas que servirão de cabedal para o exercício da função; e
- Fomentar reflexões junto a profissionais da Educação, Sociologia, Psicologia, Sociologia, Magistratura, Ministério Público, Defensoria e Advocacia que militam na área em comento para troca de experiências e sugestões com vistas a erradicação ou minoração dos problemas abordados.
    
Ementa: A Proteção Integral da Criança e Adolescente. Influência das Convenções Internacionais e Princípios Constitucionais. Direitos da Personalidade. Poder Familiar. Direito de família e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Alimentos. Guarda, Tutela e Curatela. Princípios Protetivos à infância e juventude. Adoção. Conselho tutelar. Conselhos nacional, municipais e estaduais. Ato infracional, intervenção e prevenção.  Medidas sócio-educativas. Responsabilidade civil e criminal por ofensa aos direitos das crianças e dos adolescentes. Justiça da infância e da juventude.
Importância:O Curso de Aperfeiçoamento no Estatuto da Criança e Adolescente objetiva disponibilizar formação complementar aos Defensores Públicos do Estado de São Paulo como também aos advogados dativos centrada no contexto hodierno dos Direitos Difusos e Coletivos do qual o ECA é integrante, porém não somente com o objetivo de propiciar uma nova leitura do Estatuto isoladamente, mas sim analisá-lo como um eixo integrado a diversas áreas do Direito como o Constitucional, Civil, Processual Civil, Internacional, Trabalhista além da Lei Complementar que cria a Defensoria no Estado de São Paulo (LC nº 988/06), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais Convenções Internacionais que o Brasil é signatário numa perspectiva que une teoria e prática.

Programa:

Data: 05/10: A Psicologia como instrumento de detecção de violação de direitos. Aspectos psicológicos oriundo dos maus tratos, abuso sexual e violência doméstica em crianças e adolescentes.

Data: 06/10: O modelo educacional contemporâneo. Tutela protetiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Progressão Continuada. Projeto pedagógico da Fundação CASA. Perspectiva

Data: 06/10: O contexto social e o perfil socioeconômico do assistido: Análise sociológica do perfil da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo e a demanda dos serviços da Defensoria Pública. A ausência de implementação de políticas públicas previstas no ECA na prevenção dos atos infracionais e os respectivos reflexos sociais contemporâneos.

Data: 19/10: A relação do ECA para com o Processo. Princípios gerais da jurisdição em matéria de Infância e Juventude.

Data: 20/10: Estatuto da Criança e do Adolescente: Aspectos constitucionais: a teoria do Piso Vital Mínimo e a proteção á família. Histórico legislativo. Principais convenções, conceitos e princípios. Receptividade e adequação ao ECA. A proteção integral: novo enfoque do Estatuto. Criança e Adolescentes: conceituação. Prioridade absoluta. Exclusão de discriminações.  Direitos Infanto-juvenis no CC e demais legislações extravagantes: O ECA frente ao atual Ordenamento Civilista e legislações esparsas.
Data: 20/10 03- unidade: Poder Familiar / Guarda / Visitas (Direito Material): Titular do poder familiar; Natureza jurídica; limites; conteúdo; o poder familiar quanto à pessoa dos filhos; o poder familiar quanto aos bens dos filhos; suspensão e destituição do poder familiar; extinção do poder familiar; guarda concomitante; guarda alternada; guarda compartilhada; visitas: direito ou dever. Sindrome de Alienação Parental. Ação por abandono afetivo.

Data: 26/10: O papel dos órgãos públicos na prevenção e intervenção: Conselhos Tutelares: funcionamento; sistemática de ingresso de seus membros; requisitos de elegibilidade; mandato e área de atuação. Medida protetiva de abrigamento. O papel do Ministério Público na defesa dos Direitos da Criança e Adolescente. A exploração dos filhos pelos pais junto a mídia.O Poder Judiciário: Processo verificatório e contraditório.

Data: 27/10: Tutela e Curatela (Direito Material): Tutela: Conceito; Natureza jurídica; Espécies; tutela dos irmãos; tutela dos menores abandonados; Incapazes para exercer a tutela; Garantia da Tutela; Quanto à pessoa do pupilo; Quanto aos bens do pupilo; Da responsabilidade do juiz, do tutor e do protutor; Remuneração do tutor e protutor; Cessação da tutela; Distinção entre poder familiar e tutela. Curatela: Conceito; Pessoas sujeitas à curatela; Limites à curatela; A escolha do curador; Curatela prorrogada; Curatela do nascituro; Portadores de deficiência física e enfermos.

Data: 10/11: Direito à profissionalização e a proteção ao trabalho: Proibição do trabalho infantil; O artigo 7º, inciso XXIII, da CF; O Ministério Público do Trabalho; Os direitos trabalhistas dos adolescentes; O contrato de aprendizagem; O contrato de trabalho.

Data: 23/11: Ato infracional (Direito Material / Processual): Aspectos materiais e processuais; A Delegacia de Polícia; A inimputabilidade penal; Defesa técnica; Audiência; As medidas sócio-educativas. A abrangência do termo “maus tratos” e “situação de risco”. Requisitos para recolhimento da criança ao abrigo e casas de internação. SINASE.

Data: 24/11: Defesa dos interesses coletivos da criança e do adolescente (Direito Material/ Direito Processual): A ação civil pública e seu alcance; O Ministério Público e a proteção dos interesses indisponíveis; O inquérito civil; Termo de ajustamento de conduta; O papel do Terceiro Setor na defesa dos interesses coletivos. A legitimidade das associações no ajuizamento de ações civis públicas.

Data: 30/11: Filiação / Reconhecimento dos Filhos (Direito Processual): Ação de investigação de Paternidade ou maternidade; Ação negatória de paternidade; Ação negatória de filiação; Provas em juízo.

Data: 01/12: Poder Familiar / Guarda / Visitas (Direito Processual): Ação de suspensão do poder familiar; Ação de perda do poder familiar; Ação de fixação de guarda; Ação de regulamentação das visitas; A visita monitorada; Direito ou não dos filhos requerem a reparação por danos morais e patrimoniais junto ao pai, ou à mãe, que descumpre o dever de guarda ou de visita.

Data: 07/12: Tutela e Curatela (Direito Processual): Procedimentos judiciais; Prestação de contas e balanço dos bens; Legitimidade para requerer a interdição; Procedimento de interdição; Sentença; Levantamento de interdição. Casos de Curatela especial.

Data: 14/12: Alimentos (Direito Material): Conceito; Fontes; Conteúdo; Alimentante e alimentado; Condições de exigibilidade; Dever de sustento; Objeto da prestação; Local do pagamento; Características; (Direito Processual): Medida cautelar e procedimento especial; Alimentos definitivos, provisórios e provisionais; Ação de Alimentos entre conviventes; Ação revisional de alimentos; Ação de oferta de alimentos; Ação de Exoneração de alimentos; Alimentos e a coisa julgada; Execução de alimentos; Prisão Civil do devedor: cabimento ou não do habeas corpus; Aplicação da Lei 11.232/05.

Data: 15/12: Adoção (Direito Material): Conceito; Adotante; Adotado; Consentimento; Forma; Efeitos; Regime único; revogação da adoção do ECA. Adoção Socioafetiva. Adoção por homossexuais. Adoção a Brasileira. (Direito Processual): Procedimento para adoção; Adoção de criança/ adolescente brasileira por estrangeiros (adoção internacional). procedimento

Bibliografia Básica

AIRES, Philippe.  História social da criança e da família.  Rio de Janeiro: Guanabara, 1981.

ALVIM, Rosilene.  O trabalho infantil: diversidade e exploração. Anais da ABET, 1995.

AZEVEDO, Álvaro Villaça. Estatuto da família de fato: de acordo com o novo código civil, Lei nº 10.406, de 10-01-2002. São Paulo: Atlas, 2002.  

BARROS, Flávio Augusto Monteiro de. Manual de direito civil, v.4: Família e Sucessões. São Paulo: Editora Método, 2004.

BOSCARO, Marcio Antônio. Direito de Filiação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

CABEZÓN, Ricardo de Moraes (coord.).Nossas Crianças, Nosso Futuro.São Paulo: Uninove, 2006.

CEZAR-FERREIRA, Verônica A. da Motta. Família, separação e mediação: uma visão psicojurídica. São Paulo: Editora Método, 2004.

CHAVES, Antônio – Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: LTr., 1994.

CISZEWSKI, Ana Cláudia Vieira e Oliveira. O Trabalho da Pessoa Portadora de Deficiência. São Paulo: LTr, 2005.

COSTA, Antônio o Carlos Gomes da.  É possível mudar: a criança o adolescente e a família na política social do município. São Paulo:Malheiros, 1993.

CRETELLA NETO, José. Fundamentos principiológicos do processo civil. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

CURY, Munir (Org.) Estatuto da Criança e do Adolescente comentado – Comentários Jurídicos e Sociais.  São Paulo: Malheiros, 1992.

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro, vol. V: direito de família. São Paulo: Saraiva, 2007.

FACHIN, Luiz Edson; Ruzyk, Carlos Eduardo Pianovski. Código Civil Comentado: Direito de Família, casamento: arts. 1.511 à 1.590, volume XV; coordenador Álvaro Villaça Azevedo. São Paulo: Atlas, 2003.   

FIUZA, Ricardo e outros. Novo Código Civil Comentado. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.  

FROES, Oswaldo; MACCRACKEN, Roberto. Vademecum das Ações Cíveis. 3. ed. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 2005.

FUJITA, Jorge Shiguemitsu. Curso de Direito Civil: Direito de Família. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.
 
F.SEADE/SP – Índice de Vulnerabilidade Juvenil – 2000 a 2005

_____________ Anuário Estatístico do Estado de São Paulo – 2003


GRECO FILHO, Vicente. Direito processual civil brasileiro, volume I, II e III. São Paulo: Saraiva, 2006.

GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, vol. VI: direito de família. São Paulo: Saraiva, 2007.

____________________ . Direito de família, vol. II. São Paulo: Saraiva, 2004.

_____________________. Principais inovações no código civil de 2002: breves comentários. São Paulo: Saraiva, 2003.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo curso de direito processual civil, volume I. São Paulo: Saraiva, 2007.
____________________. Novo curso de direito processual civil, volume II. São Paulo: Saraiva, 2006.

Haddad, Eneida G de M, Muniz, Cibele B, Soares, Thais A – Defensoria Pública do Estado de São Paulo: Uma História que Já pode ser Contada in Boletim IBCCRIM – Ano 15, n° 174, Maio/2007

LIBERATY, Wilson Donizeti e CYRINO, Púbio Caio Bessa.  Conselhos e fundos do Estatuto da Criança e do Adolescente.  São Paulo: Malheiros, 1993.

LEAL, Luciana de Oliveira. Liberdade da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Forense, 2001.
LOBO, Paulo Luiz Netto. Código Civil Comentado: Direito de Família, relação de parentesco, direito patrimonial: arts. 1.591 à 1.693, volume XVI; coordenador Álvaro Villaça Azevedo. São Paulo: Atlas, 2003.

LOTUFO, Maria Alice Zaratin. Curso avançado de direito civil, vol. V: direito de família. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

MARCATO, Antonio Carlos e outros. Código de processo civil interpretado. São Paulo: Atlas, 2005.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – Estatísticas Educacionais – 2006

MONACO, Gustavo Ferraz de Campos. Direitos da Criança e Adoção Internacional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de direito civil, vol. II: direito de família. São Paulo: Saraiva, 2007.

MONTENEGRO, César. Prática Forense dos Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa e Voluntária. São Paulo: Saraiva, 2004.

NASCIMENTO, José Anderson. Prazos Processuais: doutrina, prática, jurisprudência. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

NEGRÃO, Theotonio. Código de processo civil e legislação processual em vigor, com a colaboração de José Roberto Ferreira Gouvêa. São Paulo: Saraiva, 2007.

NERY JUNIOR, Nelson. Código de processo civil comentado e legislação processual extravagante em vigor. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004.

_________________ . Princípios do processo civil na Constituição Federal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2004. – (Coleção estudos de direito processual Enrico Tullio Liebman; vol. 21).

NEVES, Márcia Cristina Ananias. Vademecum do direito de família à luz do novo código civil. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 2004.

NOGUEIRA, Paulo L. Estatuto da Criança e do Adolescente comentado.  São Paulo: Saraiva, 1998.

OLIVEIRA, Alexandre Miceli Alcântara de. Direito de autodeterminação sexual: dignidade, liberdade, felicidade e tolerância. São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2003.

PAULA, Paulo Afonso Garrido de.  Menores; direito e justiça:  apontamentos para um novo direito das crianças e dos adolescentes.  São Paulo: Tribunais, 1989.

PEREIRA, Irandi e MESTRINER, Maria Luíza. Liberdade Assistida & Prestação de Serviços à Comunidade: medidas de inclusão social voltadas a adolescentes autores de ato infracional.  São Paulo: Vox Editora, 1990.

PEREIRA, Tânia da Silva.  (coord)  Violentados: Estatuto da Criança e do Adolescente: estudos sócios-jurídicos.  Rio de Janeiro: Renovar, 1992.

________. (coord)  Estatuto da Criança e do Adolescente: uma proposta interdisciplinar.  Rio de Janeiro: Renovar, 1996.

Philippi, Jeanine Nicolazzi. A lei – Uma abordagem, a partir da leitura cruzada entre Direito e Psicanálise. Del Rey Belo Horizonte 2001.

RODRIGUES, Silvio. Direito civil: vol.VI. São Paulo: Saraiva, 2004.

VELOSO, Zeno. Código civil comentado: direito de família, alimentos, bem de família, união estável, tutela e curatela: arts. 1.694 à 1.783, volume XVII; coordenador Álvaro Villaça Azevedo. São Paulo: Atlas, 2003.

VENOSA, Sílvio de Salvo. Direito Civil: direito de família. São Paulo: Atlas, 2006.- (coleção direito civil; vol.VI).

SALÉM, Luciano Rossignolli. Prática forense no direito de família. Campinas, São Paulo:  Millennium Editora, 2004.

SANTOS, Ernane Fidélis dos. Manual de Direito Processual Civil. Volumes I, II e III. Procedimentos especiais. São Paulo: Saraiva, 2007.

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil, volumes I e II. São Paulo: Saraiva, 2007.

___________. Primeiras linhas de direito processual civil, volume III. São Paulo: Saraiva, 2006.

SARAIVA, João Batista da Costa. Adolescente e ato infracional: garantias processuais e medidas sócio-educativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1999.

SÊDA, Edson.  Construir o passado ou como mudar hábitos, usos e costumes, tendo como instrumento o Estatuto da Criança e do Adolescente.  São Paulo: Malheiros, 1993.

SIQUEIRA, Liborni.  Dos direitos da família e do menor.  Rio de Janeiro: Forense,  1992.

SILVA, Antonio Fernando do Amaral e (outros) Cadernos de direito da criança e do adolescente. Vol.2. São José/SC. Unicef, 1997.

TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. O Estatuto da Criança e do Adolescente e a questão do delito. In: Cadernos Populares nº 3. Irandi Pereira (coord. geral). Sitraenfa/CBIA. São Paulo: Forja Editora, 1991.

TAVARES, José de Farias. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. 6ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

THEOTONIO JUNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil, volumes I, II e III. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

VOLPI, Mario. Sem liberdade, sem direitos: a privação de liberdade na percepção do adolescente. São Paulo: Cortez, 2001.

WAMBIER, Luiz Rodrigues. Curso avançado de processo civil, volumes I, II e III. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2005.

Professores:

Prof. Daniel Campos de Carvalho
Advogado; Mestre e Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Professor Titular de Direito Internacional da Faculdade de Direito de Itu e do Complexo Damásio de Jesus, Membro da Comissão de Direito Infantojuvenil da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo.

Prof. Ms. Daniel Ramos Deschauer
Psicólogo, Possui curso de especialização na área de Ciências Humanas pela FECAP e UNINOVE, é Mestre em Administração estratégica pela Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID, professor universitário, foi por vários anos Coordenador de Graduação e Pós Graduação do Curso de Administração em Recursos Humanos da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. É Membro da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo - OAB/SP.

Prof. Fermino Magnani Filho
Desembargador do TJ SP; Especialista em Direito Privado e Processo Civil pela USP; ex-Diretor da ABRAMINJ; ex-Professor de Psicologia Jurídica do Instituto Sedes Sapientiae; Professor do Curso de Prevenção e Atenção às Vítimas de Abuso Sexual da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da USP; ex-Representante da Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo na Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Infantojuvenil.

Profa Juliana Vieira Saraiva de Medeiros
Advogada, Mestre em Direito, Professora de cursos de graduação e pós graduação em Direito, membro da Comissão de Direitos da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo - OAB/SP.

Prof. Otávio Jorge de Moraes Junior
Advogado; Mestre em Direito Público; Palestrante da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e Professor Universitário de Curso de Graduação em Direito.

Prof. Ricardo de Moraes Cabezón (coordenador do Curso)
Graduou-se em Direito (1995) e obteve o título de Mestre em Direitos Difusos e Coletivos (2003). Cursou e concluiu Pós-graduação (lato sensu) em Direito Processual (1999) e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Cursou dois anos de créditos de pós-graduação (estrito sensu) na área de História Econômica dos Estados Unidos junto a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atua no magistério Universitário em cursos de Graduação e de Pós Graduação em Direito junto a Faculdade de Direito em Itu FADITU, na qual exerce a função de Coordenador de Graduação e do Núcleo de Pós-Graduação e Extensão. Professor Laureado pela Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo por quatro vezes, leciona na Escola Superior da Advocacia (ESASP) em cursos de extensão e de pós-graduação. É Advogado militante na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de São Paulo, local em que Preside a Comissão de Direitos Infanto-Juvenis desde 2005. Membro do Instituto Ibero Americano de Derecho Desportivo e da Sociedade Brasileira de Direito Civil, como também colunista do periódico O DEMOCRATA, autor de obras e artigos jurídicos.

Profa. Roberta Densa
Advogada em São Paulo, Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especializada em Direito das Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil pela Escola Superior de Advocacia - ESA/SP, Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutoranda em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro efetivo da Comissão de Direitos Infantojuvenis da Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo - OAB/SP. É Professora universitária e autora da obra "Direito do Consumidor – Série Leituras Jurídicas" publicada pela Editora Atlas.

Prof. Sérgio Lourenço Simões
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Farias Brito (1973) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Farias Brito (1977); especialização em Estruturas Estéticas pela Universidade de Guarulhos (1988); mestrado em Educação pelo Centro Universitário Nove de Julho (2006) e em Linguística, Letras e Artes pela Universidade de Guarulhos (1997). É doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho. É pesquisador/colaborador do Instituto Paulo Freire - SP e professor na Universidade Nove de Julho (Uninove), lecionando Língua portuguesa e Técnicas de redação jurídica no curso de Direito. Membro efetivo da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente - OAB-SP. Atuou como revisor de textos das publicações científicas da Uninove (2000 a 2007) e como Coordenador editorial da referida instituição (2007 a 2009). Revisor linguístico do “Guia da infância” (ISBN 85-89852-12-1), da “Cartilha de direitos do consumidor” (ISBN 85-89852-01-6) e do “Guia da melhor idade” (ISBN 85-89852-05-9), publicados pela Uninove em parceria com a OAB-SP. Publicou, em 2009, “O novo acordo ortográfico sem segredo” (ISBN 978-85-909417-0-5), v.1; “Regência nominal e verbal sem segredo” (ISBN 978-85-909417-2-9), v.2 e “Crase sem segredo” (ISBN 85-909417-3-6), v.3, formato E-book, acesso: http: //www.uninove.br.   É criador e redator da "Coluna Palavra Final", publicada no Jornal Informação Superior, periódico editado pela Universidade Nove de Julho. Tem 35 anos de experiência no ensino superior (graduação) na área de Educação, com ênfase em linguística.

        
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo Mogi Guaçu poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.

Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo Mogi Guaçu Todos os direitos reservados.



 

Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - 13° e 14° andares - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -  


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL