F02/02 - DIREITO LOCATÍCIO
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 21 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (quartas e sextas-feiras)
Data de início: 28/03/2012
Data de término: 20/04/2012
Período: 28/03 a 20/04
Horário: quartas e sextas-feiras – das 9 às 12 horas
Coordenação: José Fernando Simão e Willian Santos Ferreira
Objetivos Específicos:
Conhecimento da matéria após a reforma ocorrida em 2009 (Lei 12.112/09). Assim, é necessário co conhecimento de temas como a denúncia cheia e vazia do imóvel locado, prazos dos contratos de locação não residencial e residencial, incluindo a questão da ação renovatória, debate sobre as garantias e sua duração, bem como os efeitos da cessação das garantias.
Proporcionar possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional aos profissionais que elaboram contratos de locação de imóvel urbano e precisam solucionar no Foro os litígios decorrentes.
Ementa
Com as mudanças expressivas verificadas na Lei de Locações em 2010 a desatualização do profissional dificulta sua militância jurídica, mormente nas questões referentes às garantias locatícias e sua extensão, bem como as novas hipóteses de liminar trazidas ao sistema. O curso fornece o subsídio teórico e exemplos práticos que facilitam a advocacia e permitem um melhor trabalho no âmbito litigioso e consultivo.
Programa:
Aula 1 - O âmbito de aplicação da lei especial e as exceções;
. A solidariedade decorrente do contrato;
. A retomada do imóvel pelo locador (primeira parte);
Aula 2 - Unidade: Retomada do imóvel (segunda parte)
A devolução do imóvel pelo inquilino.
Pagamento da multa: nova redação do artigo 4º da lei 8.245/91
Aula 3 - As ações locatícias.
Disposições gerais e Despejo.
Ações de Despejo
Aula 4 - A alienação do imóvel pelo locador.
. A preferência do inquilino. O direito de adjudicar o imóvel;
. A denúncia da locação pelo adquirente: o estudo da eficácia real do contrato;
Aula 5 - Ação de Despejo por falta de pagamento e ação consignatória
Aula 6 - As garantias contratuais: modalidades e efeitos. A nova disposição quanto à exoneração do fiador (Arts. 39 e 40 da Lei 8.245/91)
As benfeitorias realizadas no imóvel.
A locação por temporada: breves noções.
Aula 7 - Ação Revisional e Ação Renovatória
Metodologia:
A metodologia das atividades consiste em aulas expositivas sobre os temas e exibição do programa em PowerPoint, por meio do qual o aluno acompanha legislação, julgados e pontos principais da exposição.
Bibliografia Básica
SÍLVIO DE SALVO VENOSA, Lei do Inquilinato Comentada, 10ª edição, Editora ATLAS, 2010.
WILLIAM SANTOS FERREIRA, “Ação Revisional” e “Ação Renovatória” (artigos), in Procedimentos especiais na legislação extravagante, Editora Saraiva.
DIREITO CIVIL: Contratos – volume 5 (Série LEITURAS JURÍDICAS) José Fernando Simão - 5ª Edição (2011)
Professores
José Fernando Simão
Professor Doutor do departamento de direito civil da Universidade de São Paulo – Largo de São Francisco. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado- FAAP e do Curso de Especialização da Escola Paulista de Direito. Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo, do Conselho Curador da ESA/SP e Conselheiro da Escola Paulista de Advocacia - IASP, do IDCLB – Instituto de Direito Comparado Luso-brasileiro, do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor e do Conselho Editorial do jornal Carta Forense. Membro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família e Diretor de Relações Institucionais do IBDFAM/SP. Professor de Cursos Preparatórios para Concurso Público e Exame de Ordem e de Especialização em várias Faculdades do Brasil. Advogado em São Paulo. Autor de obras jurídicas.
William Santos Ferreira
Professor de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Participante interno do Curso de Mestrado e Doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador do Curso de Pós-graduação lato sensu de Direito Imobiliário da PUC-COGEAE. Membro dos Conselhos de Redação da Revista de Processo (RT) e da Revista Jurídica. Professor em diversos cursos de pós-graduação no Brasil. Autor de obras jurídicas. Sócio Benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Advogado em SP e Brasília-DF.
Mauricio Bunazar
Doutorando em Direito Civil pela USP, Professor do Curso Jurídico FMB - Flávio Monteiro de Barros, Professor de Pós-Graduação lato sensu em São Paulo e outros Estados, Autor de Artigos Jurídicos, Advogado em São Paulo e Minas Gerais
Maurício Andere Von Bruck Lacerda
Advogado. Mestrando em ciências jurídico-empresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – fase de elaboração da dissertação. Especialista em Direito Contratual pela PUC-SP, conclusão em 2006. Professor de cursos específicos de Direito Comercial na AASP; cursos desenvolvidos por Lehmann, Warde Advogados.
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.
Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA. Todos os direitos reservados.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.