B12/02 - Prática da Advocacia Previdenciária no Regime Geral e Próprio - (LIBERDADE)
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 30 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras)
Data de início: 10/03/2017
Data de término: 26/05/2017
Período: Início 10/03/2017 - Término 26/05/2016
Horário: Das 19 às 22 horas (sextas-feiras)
Coordenação: Adilson Sanches
Valor Total do investimento R$ 375,00 (Incluso valor de matrícula)
Objetivo Geral: Preparar o advogado para a atuação na advocacia previdenciária, relativa aos benefí-cios do regime geral e no regime próprio, oferecendo estudo das espécies das ações comuns e especiais, com análise de casos práticos e as respectivas estratégias processuais.
Objetivos Específicos: Fornecer curso com o objetivo de processar a aquisição e/ou modificação de conhecimento prático em matéria de legislação previdenciária e o respectivo contencioso judicial, com a elaboração de peças processuais, referente ao serviço privado e público. Proporcionar possibilidades de conhecimento e desenvolvimento profissional aos profissionais.
Ementa: Importância prática para bem advogar em matéria previdenciária, mesclando o estudo do direito material e a prática processual previdenciária, seja na Justiça Federal ou Estadual, no regime geral ou próprio.
Programa:
1- Unidade: Introdução. Sistema de Seguridade Social. Assistência Social, à Saúde e Previdência Social. Contexto histórico e legal da Previdência Social. Regime Geral e Próprio de Previdência Social. Fontes de Direito Previdenciário. Posição no ordenamento jurídico. Princípios aplicáveis e hierarquia das normas e seus efeitos práticos. Os segurados – Empregado, Avulso, Doméstico, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Facultativo e suas respectivas contribuições Dependentes. Filiação. Inscrição. Manutenção da condição de segurado. Perda da condição de segurado e os efeitos na concessão de benefícios. A possibilidade de acumular benefícios. O servidor público. Espécies e o enquadramento previdenciário. Estudo prévio dos benefícios no regime próprio.
2- Unidade: Organização Judiciária. Competência Jurisdicional Previdenciária (benefícios – RGPS, RPPS e RCPS). Assistencial (LOAS, assistência médica e concessão de medicamentos). Acidentária (benefícios incapacitantes e habilitação e reabilitação profissional). Tributária (devolução de contribuições indevidas ou recolhidas a maior – repetição do indébito, discussão sobre o SAT, RAT e FAP). Trabalhista (concessão de benefício contra o empregador – salário maternidade e salário-família, reparação por danos e estabilidade no emprego, declaração de vínculo de emprego e de atividade especial e execução das contribuições previdenciárias na Justiça do Trabalho).
3- Unidade: Benefícios no Regime Próprio – Benefícios vigentes, com destaque para a aposentadoria voluntária por idade e tempo de contribuição, aposentadoria compulsória, aposentadoria especial, abono de permanência em serviço etc. Aspectos relativos à concessão, paridade, tempo de serviço, aproveitamento do tempo de regime geral - CTC. Cálculo. Renda Mensal Inicial. Remuneração, proventos e adicionais. Estudo das regras de transição.
4- Unidade: Benefícios no Regime Geral – Benefícios vigentes. Aspectos relativos à concessão, carência, cálculo e reajustes e seu histórico. Salário-de-Benefício. Cálculo. O Fator Previdenciário. A fórmula 85/95. Renda Mensal Inicial. Salário de contribuição. Ação de Revisão de benefício e respectiva petição inicial.
5- Unidade: Benefícios no Regime Geral – APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO, integral e proporcional. Cálculo da aposentadoria integral e proporcional. Exercícios de apuração do tempo de serviço. Prova do tempo de serviço. Melhor época para requerimento da aposentadoria. Tábua de Expectativa de Sobrevida. Cálculos. Teses de Revisão de Benefícios. A fórmula 85/95.
SALÁRIO MATERNIDADE. SALÁRIO FAMÍLIA. APOSENTADORIA ESPECIAL - Conceito de Atividade Es-pecial. A possibilidade da conversão do tempo de serviço. A questão da concessão do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Cálculos. Exercícios práticos em aula. Teses de concessão e revisão. Ação de Averbação do tempo de serviço e respectiva petição inicial.
6- Unidade: Benefícios no Regime Geral. PENSÃO POR MORTE. Cálculo do benefício. Concessão e Manutenção. A suspensão do benefício. A revisão do valor em decorrência da revisão do benefício do falecido (a). A situação do contrato de trabalho. Teses de concessão e revisão e as respectivas peças processuais. AUXÍLIO-RECLUSÃO. Cálculo do benefício. Espécies de reclusão. Concessão e Manutenção. O conceito de renda familiar. Ação Mandamental e respectiva petição inicial.
7- Unidade: Benefícios – A Perícia Médica - O estudo das patologias. O nexo de causalidade. A definição de incapacidade. O procedimento da perícia médica, na via administrativa e judicial. A função e importância do perito assistente. Os quesitos. O estudo e impugnação do laudo pericial.
8- Unidade: Benefícios no Regime Geral. Benefícios incapacitantes. AUXÍLIO-DOENÇA. Cálculo do benefício. Concessão e Manutenção. A “alta programada” e o remédio processual para seu afastamento. A prova. A perícia médica. A revisão do valor em decorrência da MP nº 242. A interrupção ou suspensão do contrato de trabalho. A doença pré-existente e seus efeitos. Análise da situação do empregado que não consegue o benefício e não pode retornar ao trabalho. AUXÍLIO-ACIDENTE. Cálculo do benefício. Conces-são e Manutenção. Possibilidade de acúmulo com outro benefício. O valor mínimo a ser recebido. APO-SENTADORIA POR INVALIDEZ. Cálculo do benefício. Concessão e Manutenção. A suspensão do benefí-cio. A revisão do valor em decorrência da conversão do auxílio-doença. A situação do contrato de trabalho. O adicional por ajuda. Teses de concessão e revisão. Ação de Concessão de Benefício e respectiva pe-tição inicial, com pedido de tutela antecipada.
9- Unidade: Benefícios no Regime Geral. APOSENTADORIA POR IDADE. Cálculo do benefício. A con-cessão diante do direito adquirido. A possibilidade de revisão. Concessão e Manutenção. APOSENTADO-RIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Conceito legal de “deficiência”. Requisitos para obtenção da aposen-tadoria – tempo e grau de deficiência, carência e idade. Prova pericial e testemunhal – valoração da prova. Conversão do tempo de serviço / deficiência. Cálculo do tempo de deficiência e conversão. Cálculo do valor do benefício. Possibilidade de acúmulo de benefícios. BENEFÍCIO ASSISTENCIAL / LOAS. O Benefício Assistencial, natureza, requisitos, análise de casos concretos. A diferenciação entre a situação de invalidez, deficiência e idade avançada.
10 - Unidade: Liquidação de sentença previdenciária. Diante de um caso concreto a ser determinado, será efetuada a liquidação de uma sentença previdenciária. Ao mesmo tempo serão abordados os critérios de atualização do débito e a completa elaboração dos cálculos.
Bibliografia Básica:
Advocacia Previdenciária – Ed. Atlas – 4ª Ed. - Autoria de Adilson Sanchez;
Direito Previdenciário Esquematizado – Ed. Saraiva, autoria de Marisa Ferreira dos Santos
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.

link lattes: http://lattes.cnpq.br/5348000975122303
Minicurriculo: Advogado especializado em Direito Previdenciário,Mestre em Direito,Coordenador dos cursos da ESA em Direito do Trabalho e Previdenciário,Autor da obra “Advocacia Previdenciária”, “A Contribuição Social Ambiental”, entre outros livros,Conferencista pela OAB/SP desde 1987.

link lattes: Não Consta
Minicurriculo: Formada em Ciências Contábeis, com pós-graduação em Direito Previdenciário pela EPD-Escola Paulista de Direito. Atuando como Analista Judiciária especialidade Contadoria nas Turmas Recursais do JEF/SP - Seção de Cálculos Judiciais.
Minicurriculo: Médico,Ex diretor de hospital,Graduado pela USP e pós graduado. Professor convidado em cursos de medicina.
Marisa Ferreira dos Santos

link lattes: Não Consta
Minicurriculo: Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Coordenadora do Juizado Especial Federal de São Paulo; Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP; Professora em Curso Preparatório para Concursos.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.