Y - Noções de Análise Econômica do Direito - (CAMPINAS)
A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (terças-feiras)
Data de início: 09/08/2022
Data de término: 30/08/2022
Período: Início 09/08/2022 - Término 30/08/2022
Horário: Das 19 às 22 horas (terças-feiras)
Coordenação do Núcleo: Mariana Souza Baroni
Objetivo: Propiciar ao aluno a compreensão do escopo da Análise Econômica do Direito, capacitando-o na utilização dos instrumentos próprios da ciência econômica na prática jurídica.
Programa:
Aula 1: Noções iniciais de Análise Econômica do Direito
- O que é Análise Econômica do Direito;
- Histórico e homo economicus;
- Conceito e definição de eficiência econômica;
- Utilidade, risco e incerteza;
- Alocação de recursos e distribuição de justiça;
- Oportunismo e comportamento eficiente;
Aula 2: Teoria dos Jogos
- Conceito e elementos da Teoria dos Jogos;
- Estratégia dominante e equilíbrio de Nash;
- Repetição do jogo com ou sem número fixo de repetições;
- Estratégia do tit-for-tat;
Aula 3: Teorema de Coase: custos de transação e externalidade
- Externalidade positiva e negativa;
- Conceito e aplicação dos custos de transação;
Aula 4: Informação assimétrica, contratos incompletos e Economia Comportamental
- Assimetria informacional e mercado;
- Conceito, definição e impacto da incompletude contratual;
- Inadimplemento eficiente do Contrato
- Noções de Economia Comportamental.
Metodologia: aulas expositivas por meio da plataforma digital disponibilizada pela ESA.
Bibliografia Básica:
COOTER, Robert; ULEN, Thomas. Law & Economics. 5. ed. Harlow: Pearson Addison-Wesley, 2008.
MACKAAY, Ejan; ROUSSEAU, Stéphane. Análise Econômica do Direito. Tradução de Rachel Sztajn. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
MARTINS, José Eduardo Figueiredo de Andrade. Inadimplemento eficiente do contrato: quando o descumprimento do contrato é vantajoso para uma das partes. Curitiba: Juruá, 2019.
THALER, Richard H. Misbehaving: the making of Behavioral Economics. Nova Iorque: W. W. Norton & Company Inc., 2015.
VARIAN, Hal R. Microeconomia: uma abordagem moderna. 9. ed. Tradução de Regina Célia Simille de Macedo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência nas aulas ao vivo, esse registro deve ocorrer pelo chat, escrevendo-se a palavra "presente", em cada aula.
Professor:
José Eduardo Figueiredo de Andrade Martins - Pós-doutor pelo Ius Gentium Conimbrigae da Universidade de Coimbra.
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo.
Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Cursou Law and Economics na Universidade de Chicago.
Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Coordenador do curso de especialização em Direito Contratual da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Advogado.
Obs.1: A Escola Superior de Advocacia - ESA/OABSP Núcleo Campinas poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o docente, poderá haver substituição, a critério da ESA, sem alteração do programa.
Obs.2: O conteúdo desta página é propriedade da ESA/OABSP Núcleo Campinas Todos os direitos reservados.
Valor do
investimento
R$250,00
Opções de Pagamento
R$ 250,00 A VISTA OU PARCELADO NO CARTÃO DE CREDITO
Para mais informações:
CAMPINAS
Coordenador Regional:
THAIS MARIANA PALADINO CASTRESE - 3ª REGIÃO
Presidente:
LUCIANA GONÇALVES DE FREITAS
Coordenador do Núcleo:
LUCAS NAIF CALURI
Endereço:
Rua: Lupércio Arruda Camargo, nº 111 – 2º Andar Bairro Jardim Santana - CEP 13088-658 - Campinas/SP
Telefone:
(19) 3734-1177
Email:
campinas@esa.oabsp.org.br
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.