H15/02 - Do Lançamento ao Recurso Voluntário: O Processo Administrativo Tributário - (PRAÇA DA SÉ)
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 24 Horas.
Período: Das 9 às 12 horas (segundas-feiras)
Data de início: 06/08/2018
Data de término: 24/09/2018
Atenção: Este Curso Acontecerá nas Novas Salas da ESA Central, Localizadas na Praça da Sé nº 385 (6º, 7º e 8º Andares) - Telefone: (11) 3291 - 8314 - Horário de Funcionamento das 8 às 17 horas.
Período: Início 06/08/2018 - Término 24/09/2018
Horário: Das 9 às 12 horas (segundas-feiras)
Coordenadores: Carlos Henrique de Oliveira
Thiago Taborda Simões
Valor Total do investimento: R$ 380,00 (Incluso valor de matrícula)
Objetivo Geral: A legislação tributária federal ostenta uma complexidade que não encontra paralelo em nenhum sistema tributário no mundo contemporâneo. A profusão de normas, a insegurança jurídica em sua aplicação, a crise econômica que exige total controle dos recursos financeiros das empresas e das pessoas, e a crescente necessidade do Governo Federal por fontes de financiamento de suas despesas formam um contexto que demanda do profissional da seara tributária uma sólida formação para atuação no consultivo e no contencioso da área tributária, quanto mais ao se reconhecer que em épocas de baixa atividade econômica a atuação do Fisco se torna ainda mais presente.
Diante desse cenário, somente o conhecimento das obrigações principais e acessórias de cada tributo não é suficiente para que se tenha uma embasa avaliação dos procedimentos e riscos envolvidos quando de uma consulta ou de um possível litígio tributários.
Deve-se acrescer a essa panorâmica, a crescente necessidade das empresas e das pessoas em planejarem, com segurança, a melhor forma de cumprimento de suas obrigações tributárias.
Objetivos Específicos: Capacitar o profissional para, a partir de sólidos conceitos teóricos, enfrentar todos os meandros do processo administrativo tributário, seja no âmbito consultivo - com atuação preventiva perante a Receita Federal do Brasil, seja no contencioso, em defesa do crédito tributário constituído.
Ementa: A prática no âmbito do processo administrativo federal exige, além de sólidos conhecimentos teóricos da legislação tributária de regência, que o profissional domine não só a legislação processual como também os procedimentos da Administração Tributária Federal no relacionamento com o Contribuinte e com os Fiscos dos outros entes da Federação. O curso visa capacitar o aluno nos conceitos tributário necessários ao manejo do processo administrativo nos aspectos preventivos e do contencioso, permitindo desde uma formulação de consulta tributária, passando pela atendimento eficaz da Fiscalização até a elaboração de um recurso voluntário que enfrente não só as questões de mérito como também as atinentes ao próprio lançamento tributário.
Programa:
Aula 1: Constituição do crédito tributário. Tipos de lançamento. Características e distinção.
Aula 2: Lançamento por homologação. Atuação do Contribuinte. Distinção entre autolançamento e declaração tributária (obrigação acessória). Consequências.
Aula 3: Extinção do crédito tributário. Prescrição. Decadência. Contagem dos prazos. Distinções importantes.
Aula 4: Consulta tributária. Cabimento. Necessidade. Formalização. Efeitos.
Aula 5: Processo Inquisitório de Fiscalização. Identificação. Características. Poderes e limites da Administração Tributária. Atendimento ao Auditor Fiscal.
Aula 6: Contencioso Administrativo. Características. Deveres do Fisco e do Contribuinte. Análise do Auto de Infração. Prova. Cabimento de outros meios de defesa.
Aula 7: Impugnação ao lançamento. Contencioso de primeiro grau. Características. Conteúdo da defesa. Matérias preliminares e de mérito. Prazos. Acórdão de Impugnação.
Aula 8: Recursos Voluntário e de ofício. Contencioso de segundo grau. Características. Conteúdo do recurso. Matérias preliminares e de mérito. Juntada de nova prova. Sustentação oral. Prazos. Acórdão de Recurso Voluntário e de Ofício. Embargos. Recurso Especial.
Metodologia: Aulas expositivas predominarão sempre que necessário consolidar os conceitos legais, doutrinários e jurisprudenciais atinentes ao ponto apresentado. Como forma de aprendizado, contextualização e fomento à capacidade de relação dos conceitos jurídicos com os conhecimentos conexos, serão adotados seminários, debates e análise de decisões judiciais e textos doutrinários, inseridos em estudos de casos, que exponham o entendimento diverso e favoreçam a integração entre professor e aluno.
Bibliografia Básica:
CAIS, Cleide Previtalli. O Processo Tributário. 7ª ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais. 2011.
CONRADO. Paulo Cesar. Processo Tributário. 3ª ed. São Paulo: Quartier Latin. 2012.
FREIRE, Elias Sampaio; PEIXOTO, Marcelo Magalhães; (coords). Contribuições Previdenciárias à luz da jurisprudência do CARF. São Paulo: MP Editora, 2012.
MONTEIRO, Alexandre Luiz Moras do Rêgo; TORRE, Riccardo Giuliano Figueira. Evolução do Contrato de Trabalho e os Impactos Tributários na Prestação de Serivços Personalíssi-mos por Pessoas Jurídicas: uma análise do art. 129 da Lei 11.196/2005. Revista Dialética de Direito Tributário 202 São Paulo, Julho de 2012.
NEDER, Marcus Vinicius. SANTI. Eurico Marcos Diniz de. FERRAGUT, Maria Rita (coords). A Prova no Processo Tributário. São Paulo: Dialética Ed. 2011.
OLIVEIRA, Carlos Henrique de. Da Tutela das Informações Sociais do Trabalhador à Garantia Efetiva de Acesso aos Benefícios Previdenciários. Tese de Doutorado em Direito, Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 2013.
PISCITELLI, Tathiane dos Santos (coord.). O Direito Tributário na prática dos Tribunais Superiores: Sistema Tributário Nacional e Código Tributário Nacional em debate. São Paulo: Saraiva, 2013.
______. Direito Processual Tributário: Aspectos Fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2012.
SCHOUERI, Luis Eduardo. Direito Tributário. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SIMÕES, Thiago Taborda. Contribuições Sociais: Aspectos tributários e previdenciários. São Paulo: Ed. Noeses, 2013.
_______. Stock Option Plan e Incidência Previdenciária Tese de Doutorado em Direito, Facul-dade de Direito da Pontifícia Universidade Católica. 2015.
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
Carlos Henrique de Oliveira

link lattes: http://lattes.cnpq.br/8816594812660839
Minicurriculo: Engenheiro Civil; Bacharel e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Università di Modena e Reggio Emilia (Itália). Professor da Graduação e Pós-Graduação da FGV DIREITO SP, Professor Convidado da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, da Escola Judicial do TRT da 2ª Região, da Escola Superior da AGU, da Escola de Administração Fazendária ESAF e da Escola Superior de Advocacia. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Consultor Tributário do Fundo Monetário Internacional (FMI).

link lattes: http://lattes.cnpq.br/1909094644885054
Minicurriculo: Mestre e Doutor em Direito Tributário, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Especialização em Direito Tributário, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET/USP), Professor de Direito Tributário no curso de Pós-Graduação em Fusões e Aquisições (M&A), Fundação Getúlio Vargas (GVPEC-FGV/EAESP). Advogado.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.