X

Cursos

4523 - Curso de Especialização em Direito Societário - (Com docência para o ensino superior) - (LIBERDADE)





A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 450 Horas.

 

ID: 4523
 
Período: Iniciar-se-á em 24 de março de 2020, com previsão de término para outubro de 2021.
 
Horário: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras) 
 
Coordenação: Marcelo Tadeu Cometti (Doutor - USP)
 
Valor por semestre R$ 2.500,00 (sendo um total de 4 semestre)
 
Observação: Carga horária total de 450 horas / 375 presenciais
              
1 - DOS OBJETIVOS DO CURSO
 
Objetiva o “Curso de Especialização em Direito Societário” a ser ministrado:
 
a) O aprimoramento técnico-profissional do advogado para a pesquisa cientifica, a prática profissional e o ensino jurídico;
b)  Municiar o advogado, por meio de formação crítica, aos novos enfoques de cada área do Direito.
 
2 - EXIGÊNCIAS PARA MATRÍCULA
 
Para a matrícula o candidato deverá apresentar: 01 (uma) foto 3x4 atual; cópia do diploma ou certificado de colação de grau de bacharel e cópia da Carteira de Identidade de Advogado (quando for o caso), expedida pela Ordem dos Advogados do Brasil.
 
3 - DA GRADE CURRICULAR 
 
Módulo  I - Teoria Geral do Direito Empresarial e Societário 
 
Ementa: O módulo traz os conceitos introdutórios e essenciais para o desenvolvimento do estudo do Direito Societário.
 
Módulo II  - Sociedades Contratuais e Cooperativas 
 
Ementa: O módulo traz os principais aspectos relacionados às formas societárias contratuais e as cooperativas, tanto no aspecto do direito material, como também do direito processual.
 
Módulo III -  Arbitragem no Direito Societário 
 
Ementa: A busca por alternativas frente a morosidade do Poder Judiciário, ou mesmo por uma análise mais técnica que viabilize soluções mais efetivas para os conflitos no âmbito societário, faz da arbitragem uma ferramenta essencial para o profissional do Direito.
 
Módulo IV - Sociedade Anônima e Mercado de Valores Mobiliários  
 
Ementa: O módulo traz as principais questões relacionadas às sociedades anônimas, enfatizando à aplicação prática e estruturação dos atos societários relacionados a essa forma societária. Da mesma forma, são abordados os principais aspectos do Mercado de Valores Mobiliários, em especial, as atribuições da CVM - Comissão de Valores Mobiliários.
 
Módulo V – Governança e Compliance
 
Ementa: A governança corporativa integra o rol dos grandes debates contemporâneos, na esteira da redefinição do papel e da função da empresa, como instituição econômico-social. Compreender as práticas de governança, atribuindo destaque para a estruturação de programas de compliance, é o objetivo central do módulo, que se propõe a alinhar os aspectos teóricos, relacionados ao governo de empresa, com os aspectos técnicos multidisciplinares envolvidos nos programas de conformidade ou integridade.
 
Módulo VI – Operações Societárias e Direito Concorrencial 
 
Ementa: Esse módulo trata das principais questões teóricas e práticas pertinentes às operações societárias e aquelas de natureza concorrencial ligadas a essas operações, permitindo ao aluno ter uma visão ampla e estratégica sobre os impactos dos negócios societários sob a perspectiva da legislação antitruste. Permitirá também a melhor compreensão dos principais pontos relacionados ao controle de atos de concentração (fusões, aquisições, incorporações, joint ventures e contratos de associação), bem como ao sistema de repressão de condutas anticompetitivas. Com isso, proporcionará ao aluno um conjunto de ferramentas jurídicas para que possa assessorar clientes empresariais de um ponto de vista abrangente.
 
Módulo VII – Aspectos Tributários do Planejamento Societário e Contabilidade Aplicada às Sociedades 
 
Ementa: As premissas e normas que regulamentam a tributação nacional e internacional das operações e negócios societários. Compreensão das estratégias, planejamentos, à ótica das oportunidades e dos julgamentos administrativos e judiciais.
 
Módulo VIII – Startups e Financiamento 
 
Ementa: Esse módulo tem por objeto abordar os aspectos societários dos modelos de negócios disruptivos e das suas formas de financiamento, por meio da análise de suas necessidades e expectativas em uma economia colaborativa.
 
Módulo IX – Mergers And Acquisition 
 
Ementa: Estudo do panorama legal aplicável às operações de M&A, o contexto em que tais operações são realizadas e o processo de seu desenvolvimento, as estruturas jurídicas mais utilizadas, a compreensão de questões e problemas legais recorrentes, bem como as cláusulas e os pontos de maior relevância negociados nos documentos que formalizam tais operações.
 
Módulo X- Metodologia do Ensino Superior 
 
Ementa: Caracterização do conhecimento científico e da ciência à luz de seus principais elementos historiográficos, epistemológicos e metodológicos. Importância da ciência na cultura ocidental moderna e contemporânea, especialmente em relação ao papel dos valores cognitivos e sociais na atividade científica e das interações entre ciência e tecnologia. Fundamentos teóricos e técnicos do planejamento e da execução de pesquisa científica, incluindo noções de lógica, argumentação e análise de textos. Avaliação. 
 
Módulo XI - Didática do Ensino Superior 
 
Ementa: Caracterização do conhecimento científico e da ciência à luz de seus principais elementos historiográficos, epistemológicos e metodológicos. Importância da ciência na cultura ocidental moderna e contemporânea, especialmente em relação ao papel dos valores cognitivos e sociais na atividade científica e das interações entre ciência e tecnologia. O ensino superior. O professor de ensino superior. Plano de ensino: objetivos, conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem. Avaliação. 
 
Módulo VII – Atividades Complementares 
 
Ementa: O módulo VI é dedicado ao desenvolvimento, pelo aluno, de atividades complementares voltadas à sua melhor formação, como especialista, a partir da prática de atividades acadêmicas e/ou científicas, tais como participação em programas de monitoria ou atividades de extensão, pesquisa, congressos, seminários e similares (em painéis ou palestras), publicações de trabalhos científicos, dentre outros. Buscar-se-á o Desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e competências adquiridas fora do ambiente presencial das aulas, para fim de promover a melhor capacitação do aluno com a somatória, ao processo de formação, dos benefícios decorrentes das experiências acadêmicas externas, quer no campo da pesquisa, quer na docência. As atividades complementares consistem em instrumento educacional extremamente relevante para fim de incluir o aluno como verdadeiro ator do processo de especialização, construtor e propagador de conhecimentos, tendo por elemento facilitador a orientação e a aquisição de informações obtidas nas aulas presenciais.  
 
4 – DAS AVALIAÇÕES
 
Os alunos poderão ser avaliados através de seminários, trabalhos, artigos elaborados para cada módulo/disciplina, bem como, por meio de prova escrita realizada no final de cada módulo/disciplina – com exceção do módulo, atividades complementares, cuja avaliação tem critério diferenciado, descrito no item anterior.
 
As provas, seminários, trabalhos e artigos serão avaliados por notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se 0,5 (cinco décimos).
 
A aprovação em cada módulo/disciplina se dará com a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete). Quando realizada mais de uma avaliação no módulo/disciplina, a nota será apurada pela soma das atividades avaliativas realizadas. É requisito para a aprovação em cada módulo a frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.
 
5 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - ARTIGO CIENTÍFICO
                                                                                 
Deverá ser apresentado ao final do curso um trabalho de conclusão consistente em artigo científico sobre tema estudado (ou seja, que integre o conteúdo programático) dentro da área de interesse do aluno.
 
A elaboração do artigo será feita com o auxílio de um professor orientador, escolhido pelo aluno ou indicado pela escola e que o acompanhará até a entrega final do trabalho.
 
Caberá aos professores orientadores os critérios delimitadores para apresentação do artigo e a respectiva orientação metodológica para sua elaboração.
Para aprovação, o aluno deverá ter no mínimo nota 7,0 (sete), na sua avaliação. 
 
6 - EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
 
Para obtenção do título de "especialista", o aluno deve cumprir os seguintes requisitos, simultaneamente:
 
I - Obter a média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada Módulo;
II - Frequentar 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, da carga horária prevista por Módulo;
III - Obter a nota final no Trabalho de Conclusão de Curso igual ou superior a 7,0 (sete).
 
7 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Edições Afrontamento, 1989.
 
SILVA, Jozemeire Angélica Stocco de Camargo Neves da. Docência jurídica: formação, identidade e saberes. Rio de Janeiro: Lumen Juris. 
 
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2004.
 
DUARTE, Écio Oto Ramos. Teoria do discurso e correção normativa do direito: aproximação à metodologia discursiva do direito / Écio Oto Ramos Duarte; [prefácio de Tercio Sampaio Ferraz Jr.]. 2. ed. São Paulo, SP: Landy, 2004.
 
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2002.
 
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2008. 
 
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula.13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002. 
 
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 6ª Ed. Campinas: Papirus, 1989.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Andréia Cristina Bezerra Casquet


link lates: http://lattes.cnpq.br/0341270161737433
Minicurriculo: Pós-Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora visitante no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht - Hamburgo (Alemanha), Doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), LL.M em Direito Societário (Ibmec/SP/Insper) e graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É professora nos programas de pós-graduação do Insper Direito e da Saint Paul. É professora convidada na PUC/SP. É advogada especializada em fusões e aquisições, mercado de capitais, wealth management & securities services, governança, contratos e operações de private equity, cross-border e domésticas.


CARLOS EDUARDO SOUZA BROCANELLA WITTER


link lates: http://lattes.cnpq.br/6387741937882496
Minicurriculo: Advogado empresarial e professor de Direito Empresarial, Direito do Consumidor e Direito Tributário há mais de 20 anos, é Mestre em Educação, em Semiótica e em Artes Cênicas pela USP. Atua como mentoring jurídico, empresarial e pessoal e realiza Formação de Professores há mais de 12 anos.


Gerson Cometti


link lates: http://lattes.cnpq.br/7412310235142896
Minicurriculo: Possui mestrado em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (2003). Atuou como professor dos cursos de pós graduação do UNIRADIAL - Centro Universitário Radial e na FSA - Fundação Santo André. Professor dos cursos de graduação da Universidade do Grande ABC, Faculdade Associação Interlagos e FECAP Professor palestrante convidado da FECAP, IDEJUR Instituto de Desenvolvimento de Estudos e Aperfeiçoamento Cultural e Dom Cursos Jurídicos Ltda.. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria.


Irineu Francisco Barreto Júnior


link lates: http://lattes.cnpq.br/7560057199454974
Minicurriculo: Pós Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Docente do Programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação e do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Docente Convidado da Escola Superior da Advocacia da OAB – SP – ESA e do Instituto de Direito Público de São Paulo – IDC. Analista de Pesquisas da Fundação Seade – SP.


Marcelo Tadeu Cometti


link lates: http://lattes.cnpq.br/0266064810989157
Minicurriculo: Graduado em Direito pela PUC/2001, especialista em Direito Empresarial PUC/2004 e mestre em Direito das Relações Sociais - Direito Comercial PUC/2007. Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo/2016. Professor nos cursos de graduação da USJT - Universidade São Judas Tadeu e professor convidado nos cursos de pós-graduação da EPD - Escola Paulista de Direito, do COGEAE da PUCSP e da Escola de Direito da FGV.Diretor da EBRADI - Escola Brasileira de Direito e coordenador geral do curso de Direito da Universidade São Judas Tadeu. Foi Vogal Titular da IV Turma da Junta Comercial do Estado de São Paulo-2011/2013, coordenador pedagógico e professor dos cursos preparatórios do CEDJ - Complexo Educacional Damásio de Jesus-2006 a 2013, professor dos cursos de graduação e pós graduação da Faculdade de Direito Damásio de Jesus-2007 a 2013, diretor pedagógico e professor do Saraiva Prepara-2013 a 2016.


Natália de Lima Figueiredo


link lates: http://lattes.cnpq.br/4248698363286467
Minicurriculo: Professora de Direito Empresarial e Direito Internacional. Doutoranda em Direito Econômico Internacional pela Universidade de Maastricht (Holanda) e pela Universidade de São Paulo (dupla titulação). Mestre em Direito Comercial e graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP. Advogada em Direito Concorrencial e Comércio Internacional em São Paulo.


Olívia Cerdoura. Garjaka Baptista


link lates: http://lattes.cnpq.br/2282451563582964
Minicurriculo: Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Direito das Relações Sociais (Discriminação Social) e Doutora em Direito do Estado (Educação como Resgate da Visibilidade, bem como Instrumento de Tutela de Direitos Fundamentais), ambos os títulos de Pós-Graduação obtidos junto à PUC/SP. Professora Universitária, Palestrante e Consultora.


Pedro Casquet


link lates: http://lattes.cnpq.br/4294078385884459
Minicurriculo: Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Processo Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós graduado em contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Doutor em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Advogado.Sócio do escritório Andrade Foz Advogados Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo. Autor dos livros "O Conceito de Serviço e a Constituição Brasileira". e "Arrendamento Mercantil e o Imposto sobre Serviços"


Renato Scardoa


Minicurriculo: Doutorando em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo Mestre em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-2017. Pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo-FGV/SP-2006. CEAG, com área de Concentração em Mercados Financeiro e Banking. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-2003. Sócio responsável pelas áreas de Estruturação de Negócios e Reestruturação de Empresas da unidade de São Paulo de Franco Advogados,experiência em escritórios de advocacia de grande porte atuando em complexos casos de reestruturação de empresas, tendo assessorado devedores, credores e investidores em reestruturações, recuperações judiciais, recuperações extrajudiciais e falências, bem como em departamento jurídico de empresas multinacionais, incluindo atuação na Califórnia como International Legal Counsel em empresa multinacional americana. Destacada atuação na estruturação e implantação de operação de empresas estrangeiras no Brasil, com grande ênfase para empresas de internet, tecnologia e fintechs, além da coordenação de processos de fusões e aquisições, operações de venture capitale private equity, auxiliando fundos de investimento, corporate venturese startups em rodadas de captação Séries A, B e C. Atuando também na prestação de consultoria jurídica em casos de reestruturação de empresas em situação de insolvência, abrangendo renegociação coletiva de credores, reperfilamento de dívida, recuperação judicial e extrajudicial, bem como em operações e contratos envolvendo partes com alto grau de endividamento. Sócio responsável pela liderança do Latam Desk, do Spanish Desk e do US Desk.


Tânia da Consolação Bahia de Carvalho Siqueira


link lates: http://lattes.cnpq.br/7085599838050610
Minicurriculo: Mestrado em Direito das Relações Sociais - área de concentração Direito Comercial, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-2000 e doutorado em Direito das Relações Sociais - área de concentração Direito Comercial, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-2003. Tem experiência no assessoramento e consultoria com ênfase nas áreas de Direito Societário, Contratual e Regulatório, assim como contencioso judicial e administrativo.




Valor do
Semestre

R$2.500,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$2.500,00

2x de R$1.250,00 S/juros

3x de R$833,33 S/juros

4x de R$625,00 S/juros

5x de R$500,00 S/juros

6x de R$416,67 S/juros

Boleto Bancário

À vista R$2.500,00

Boleto R$625,00 + 1x de R$1.875,00 S/juros

Boleto R$625,00 + 2x de R$937,50 S/juros

Boleto R$625,00 + 3x de R$625,00 S/juros

Selecione um núcleo



Comprar

Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Lgo Pólvora, 141 - Liberdade - SP  -  (11) 3346-6800  -   faleconosco@esa.oabsp.org.br


Praça da Sé, 385 - 6º, 7º, e 8º andar - (11) 3291.8100

Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL