9982 - Mediação de Conflitos em Saúde - Implantação de Centros de Mediação de Conflitos - PRESENCIAL (Híbrido)

A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 06 Horas.
Período: Das 09:30 às 11:30 horas ( terça, quarta e quinta-feira)
Data de início: 23/04/2024
Data de término: 25/04/2024
ID 9982
Promoção: Núcleo Temático: Mediação - Coordenadora: Celia Regina Zapparolli Rodrigues de Freitas
Período: Dias: 23/04/2024, 24/04/2024 e 25/04/2024
Horário: Das 09:30 às 11:30 horas (terça, quarta e quinta-feira)
Docentes: Fernando Guilhon, Marco Lorencini e Shayna Akel Militao
Obs: Apenas a primeira aula será no formato híbrido (presencial com transmissão ao vivo). As demais aulas seguirão o formato online "ao vivo".
 
*Essa inscrição destina-se à modalidade PRESENCIAL (HÍBRIDO) 
 
*Para inscrição na modalidade EAD SÍNCRONO (AO VIVO), com transmissão por vídeoconferência, clique AQUI!
 
ATENÇÃO
O curso será no formato presencial na nova Sede, Unidade Paulista.
R. Cincinato Braga, 37 - 13º andar -  Bela Vista, São Paulo - SP. 
 
Prezado(a) aluno(a),
 
É com satisfação que a Escola Superior de Advocacia (ESA) SP informa que nossas aulas serão oferecidas em um formato HÍBRIDO, ampliando as possibilidades de aprendizado e interação.
 
Este modelo permite que você, aluno(a), escolha entre a participação presencial em nossa nova sede, com inscrição antecipada, ou a opção de acompanhar as aulas à distância, por meio de transmissões ao vivo em nossa plataforma EAD. Ambas as modalidades oferecem interação direta com os docentes, facilitando o engajamento ativo por meio de perguntas e discussões, seja presencialmente ou via chat, microfone e câmera pelo Meet (Google Classroom). 
 
Ressaltamos a importância, tanto para os participantes presenciais quanto para os do EAD, de assinar a lista de presença disponibilizada tanto na sala física quanto na virtual do Google Classroom e no chat da plataforma Meet no início das aulas. Essa prática é essencial para o registro de frequência, sendo um dos requisitos indispensáveis para a obtenção do certificado de conclusão.
 
Para os(as) alunos(as) inscritos(as) na modalidade presencial que, por qualquer motivo, decidirem assistir às aulas à distância, é crucial assinar a lista de presença virtual para garantir o registro de sua frequência. Sem esse registro, a participação nas aulas não será contabilizada, impactando diretamente na elegibilidade para a certificação. Lembre-se de que é necessário alcançar um mínimo de 70% de presença, seja online ou presencial, para aprovação.
 
Importante: Conforme a política da ESA SP, os detalhes sobre as modalidades dos cursos estão disponíveis em nosso site.
 
As solicitações de transferência entre modalidades, após a inscrição, devem ser encaminhadas à Coordenação Acadêmica, com justificativa e documentação comprobatória, para análise.
 
Além disso, para obtenção do certificado, é exigido que o(a) aluno(a):
 
- Assine a lista de presença.
- Responda à pesquisa de satisfação.
- Complete o questionário com um aproveitamento mínimo de 70%.
 
Enfatizamos a relevância de selecionar conscientemente a modalidade de ensino e de cumprir com os critérios estabelecidos, visando assegurar uma experiência educacional enriquecedora e a obtenção do certificado ao final do curso.
 
Consulte a descrição dos cursos disponíveis no site da ESA SP para mais informações sobre as modalidades e escolha a que melhor atenda às suas expectativas e necessidades educacionais.
 
Objetivo Geral
Apresentar cases nacionais e internacionais relevantes na área de saúde e mediação de conflitos.
 
Objetivos Específicos
Apresentar aos participantes como a mediação está sendo utilizada como ferramenta de resolução de conflitos no Brasil e no mundo na área de Saúde com os respectivos impactos.
 
Ementa
Curso oferecido com o objetivo de ampliar a cultura da mediação de conflitos dentro do setor da Saúde, sobretudo hospitais e operadoras de planos de saúde, a fim de trazer mais eficiência e aprimoramento nas relações institucionais. Ao final os participantes poderão perceber novas oportunidades para atuação do profissional do direito, assim como a importância de desenvolver habilidades em resolução de conflitos.
 
Conteúdo Programático
Aula 01 - 23/04/2024 - HÍBRIDO
Institucionalização do conflito
Conceito de institucionalização do conflito conforme Morton Deutsch;
Lógica preventiva de resolução de conflitos;
Como explorar a máxima potência do conflito;
Papel do Profissional do Direito
O profissional do Direito como resolvedor de problemas;
Processo como ferramenta de resolução de problemas e acesso à Justiça
Docente: Marco Lorencini
 
Aula 02 - 24/04/2024 - ONLINE "AO VIVO"
Dados estatísticos da saúde no Brasil e no mundo
Judicialização da Saúde nos últimos anos, pesquisa Insper;
Principais canais de desperdício nas instituições de Saúde.
Projeto Hospital Evelina
Criação, objetivos, e resultados de projeto institucional em Hospital pediátrico no Reino Unido;
Custos do conflito: diferença entre resolução de cofnlitos por meio da mediação ou casos judicializados002E
Docente: Shayna Akel Militao
 
Aula 03 - 25/04/2024 - ONLINE "AO VIVO"
Barreiras e facilitadores do cuidado centrado na pessoa na área de saúde
O cuidado centrado na pessoa como ferramenta de aumento de satisfação do paciente, qualidade de vida - caso Hospital Australiano
Mediação e Disclosure
Relação entre mediação de conflitos e Disclosure;
Como explorar o potencial construtivo do conflito - caso Júlia Lima e Hospital Albert Einstein.
Docente: Fernando Guilhon

Bibliografia Básica
DEUTSCH, Morton. The Resolution of Conflict: Constructive and Destructive Processes. New Haven and London, 1973: Yale University Press. (versão em português)
FISHER, Roger. URY, William. Como Chegar ao Sim. 3ª ed. Rio de Janeiro: Solomon Editores: 2014.
KRZNARIC, Roman; O Poder da Empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 2015

ROSEMBERG, Marshall B. Comunicação Não-Violenta. Trad. Mario Vilela. 4ª ed. São Paulo: Ágora, 2006 

LLOYD, Bradley; ELKINS, Mark; and INNES, Lesley (2018) Barriers and enablers of patient and family centred care in an Australian acute care hospital: Perspectives of health managers. Patient Experience Journal: Vol. 5 : Iss. 3 , Article 9. Available at: https://pxjournal.org/journal/vol5/iss3/9.

 

Professores

FERNANDO GUILHON DE CASTRO
MARCO LORENCINI
SHAYNA AKEL MILITÃO

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

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