
link lattes: http://lattes.cnpq.br/6378753158526556
Minicurriculo: Advogado, Mediador, Professor, Graduado em Direito pela USP, Mestre em Direito pela PUC-SP, Presidente do Conselho de Administracao do IMAB - Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil, Diretor de Relações Internacionais do CONIMA, Diretor do ISCT - Institute for The Study of Conflict Transformation

Minicurriculo: Doctor en Derecho de la Universidad Nacional de Mar del Plata.Abogado y Procurador (UBA, egresado en 1987).Mediador y especialista en gestión de conflictos públicos. Ex Defensor del Pueblo de la Ciudad Autónoma de Buenos Aires (2003) Representante permanente del Centro Carter en Bolivia y Observador Electoral de dicha institución (2007/2011). Certifícate in Globalization- Georgetown University. Washington DC,EEUU. Maestría en Resolución de Conflictos y Mediación- Universidad de León, España. ? Maestría en Cooperación Internacional y gestión de proyectos-Campus Stellae, España. ? Profesor Titular de Cátedra de Derecho Privado del Ciclo Básico Común de la Universidad de Buenos Aires. Profesor Adjunto de Derecho Internacional de los Derechos Humanos Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires. Presidente del Centro Internacional para el Estudio de la Democracia y la Paz Social (C.I.E.D.E.P.A.S.). Coordinador Académico del Instituto Latinoamericano del Ombudsman (ILO). Coordinador de la Oficina de Gestión de Conflictos de la Defensoría del Pueblo de la Nación Argentina.

Minicurriculo: Advogada especialista em gestão de crise, atua no Contencioso Cível do Machado Meyer Advogados. Pós graduanda em Direito Digital pela FGV-SP, pós graduada em Direito Tributário pela PUC-SP.
Conselheira Seccional da OABSP, Conselheira da Jovem Advocacia, Vice-presidente da Comissão das Mulheres Advogadas, Coordenadora do Grupo de Trabalho Advocacia 5.0. Coordenadora do Projeto Incluir Direito.
Membro da Comissão de Tecnologia e da Comissão da Igualdade Racial da OABSP; do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros); ANAN (Associação Nacional da Advocacia Negra), Grupo Mulheres do Brasil no Comitê de Igualdade Racial; As Civilistas; Black Sisters in Law e Pacto pela equidade racial.
A advogada é palestrante e professora em temas que envolvem gestão de crise e diversidade e inclusão. Fundadora do grupo “Pretas na OAB”. Foi indicada pela Chambers 2023 como Future Leader na categoria Diversidade e Inclusão.
Ana Lúcia Luker Meirelles

Minicurriculo: Juíza federal desde 1995, titular da 3a. Vara federal de SBC há 25 anos, desde a instalação, mestre em direito processual cívil pela PUC SP. Professora aposentada da PUC SP, 28 anos, juíza coordenadora da CeconSp desde maio de 2022. Participante das Plataformas Saúde e Ambiental do Gabcon, Trf3, membro da Comissão de Soluções Fundiarias do trf3.
Membro da Plataforma de Cidadania do gabcon Trf3.
Antonio Rodrigues de Freitas Junior

Minicurriculo: Bacharelou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, por onde também obteve seu Mestrado, Doutorado e Livre-Docência. Atualmente é Professor Associado 2 da Faculdade de Direito Universidade de São Paulo - Largo de São Francisco (desde 2002), pesquisando com ênfase em Direito do Trabalho, Direitos Humanos, Proteção Social do Migrante, e Solução Não-judiciária de Conflitos, em cuja área foi agraciado pelo Conselho Nacional de Justiça com o Prêmio "Conciliar é Legal - Ensino Superior (2017)". Foi Secretário Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça (2002), Procurador Legislativo do Município de São Paulo, (concurso público em 1991), primeiro Diretor Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo (D.O.C. 22.02.2011), e seu Diretor-Executivo até 2017,etc..

link lattes: http://lattes.cnpq.br/9028999533870220
Minicurriculo: Juiz federal de Direito em São Paulo e membro do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão. Possui graduação em Letras - Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2003) Especialização em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2005), Especialização em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito (2007) e mestrado em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2015). Foi Juiz Federal Substituto, Vara Federal de Jacarezinho/PR (2008), Teve um Vinculo Institucional com Vínculo institucional com Vínculo institucional com Advocacia-Geral da União - AGU e Justiça Federal do Paraná - JFPR, foi Procurador Federal lotado perante a Procuradoria de Tribunais em São Paulo (2004 - 2008). Foi pesquisador visitante na Universidade de Osaka (2014-2015).

Minicurriculo: Mediador avançado formado e certificado pelo ICFML. Capacitado para a mediação em recuperação de empresas e falências pelo IMAB, Instituto D’Accord/ALGI e TMA, com extensão em recuperação de empresas e falências pelo COGEAE-PUC/SP. Membro da Task Force de Mediação para Empresas em Recuperação do IMAB. Advogado formado pela PUC/SP. Pós-graduado em direito empresarial (CEU Law School) e em direito civil e processual civil (EPD).
Carla Maria Zamith Boin Aguiar

link lattes: http://lattes.cnpq.br/0121090329456550
Minicurriculo: Advogada, mediadora e facilitadora de círculos restaurativos. Doutora em Justiça Restaurativa pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora e pós doutoranda no Núcleo de Estudos da Diversidade, Intolerância e Conflitos da USP. Professora convidada e mentora da implantação da Câmara de Mediação da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora executiva do Fórum Nacional de Mediação – FONAME. Instrutora em Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Professora na ENFAM- Escola Nacional de Formação de Magistrados. Vice presidente da Comissão de Justiça Restaurativa da OAB/SP. Sócia- fundadora da Carla Boin & Parcerias. Publicou livros e artigos no Brasil e no exterior sobre os temas: Diversidade, o valor do Feminino nos tempos atuais, Liderança de Si, Mediação, Justiça Restaurativa, Direitos Humanos, dentre outros.

Minicurriculo: Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 3.a Região desde 2002, atualmente é o Coordenador do Gabinete de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região. Foi Corregedor Regional da Justiça Federal da 3.a Região no biênio 2018-2020 e Diretor da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região no biênio 2016-2018. Foi membro efetivo da Comissão do XIII Concurso Público de Ingresso na Magistratura Federal da 3.a Região. Ocupou os cargos de Juiz Federal de São Paulo e Juiz coordenador-administrativo de São José dos Campos. Foi assessor de Vice-Procurador Geral da República e de Ministro do Supremo Tribunal Federal. É Mestre em Direito e Estado, especialista em Direito Público, graduado em Direito e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).
CAROLINA MERIZIO BORGES DE OLINDA

Minicurriculo: Advogada especializada em Direito Falimentar e Recuperação de Empresas. Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Sócia e responsável pelo departamento jurídico na Capital Administradora Judicial desde 2014. Sócia na Brasil Expert Análise Empresarial de Insolvência. Vice-Presidente do IRB - Instituto Recupera Brasil, Diretora de Projetos do IWIRC - Women's Insolvency & Restructuring Confederation no biênio 2018/2020 e membro do CMR – Centro de Mulheres na Reestruturação Empresarial. Secretária-Geral da Câmara de Mediação do Instituto Recupera Brasil – CMIRB.

Minicurriculo: Mediador de Conflitos. Professor e Supervisor de alunos em formação nos cursos de Mediação da Associação Palas Athena e do COGEAE-PUC SP. Advocacia Colaborativa e Mediação de Conflitos.
Celia Regina Zapparolli Rodrigues de Freitas

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7304324165988556
Minicurriculo: Advogada há 33 anos, Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mediadora Há 25 anos, com formação nacional e internacional, na Argentina, EUA- Columbia. Pesquisa Metodologias e Racionalidade Decisória na Mediação de Conflitos, com estada na Cornell Un.. Pesquisa litigância no grupo de pesquisa FADUSP, com Universidades de Shin Shu, Tóquio e Oregon, onde ministrou palestra-aula a respeito de mediação ambiental. Docente e coordenadora de cursos de formação de mediadores na UNICAMP, CNJ, AASP, TRT2, TRF3, ENNOR, CNJ, ESA-OAB-SP, onde coordena a temática mediação, entre outros. Foi professora por 8 anos no direito na PUC-SP assistindo o Professor André Franco Montoro em TGD, na pós graduação e; em Processo Civil a vários professores. Vice-presidente Comissão Especial Soluções Consensuais de Conflitos da OAB-SP, onde é conselheira seccional e; da RIMI-Rede Internacional de Mediação Interdisciplinar. Foi consultora em mediação para o BID, PNUD, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Justiça, em Mediações que envolvem Governança, Políticas Públicas, meio ambiente, segurança integral e comunidades. É coordenadora do Projeto Íntegra: Mediação Crime, Gênero e Família. Mediadora na na AASP, na Associação Comercial do Estado de São Paulo e no Instituto Recupera Brasil- CMIRB. Atua como designer e mediadora nas mediações Ambientais-Multiculturais no TRF3, nos Parques Estaduais Xixová-Japuí, Prelado e Jaraguá,,TI Ka'agguy Hovy, Comunidades Indígenas Paranapuã; Pacuryti- Iguape; Itapuã e; Itacupe, Ita Endy, Ivy Porã, Ytu, Ita Vera, Pyau- Jaraguá. Atua junto ao MPT- 2a. Região em caso envolvendo Trabalho Análogo a Escavo Doméstico (e protocolo e resgate), sendo que sua pesquisa e dissertação de mestrado na Psicologia Clínica embasaram pedido e concessão liminar respectiva, no debate da autonomia privada. Sócia da Camie- Câmara de Arbitragem, Mediação Interdisciplinar e Empresarial.
Prêmios: Prêmio Conciliar- CNJ para AASP (2017), designer da facilitação assistida trabalhista no caso UNIMED Paulistana; 2 Prêmios Juíza Viviane Amaral CNJ: na pesquisa em racionalidade decisória no mestrado em Psicologia Clínica 3 e; no Projeto Íntegra.
CLERIO RODRIGUES DA COSTA

Minicurriculo: Procurador do Estado de São Paulo, graduado em Direito pela PUCSP, Especialista em Direito Difusos e Coletivos, Mestre em Direito Processual Civil pela PUCSP. Presidente da Comissão Especial-Discriminação Racial, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Diretor do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP).

Minicurriculo: Doutora em Administração Empresarial pela Rennes School of Business. Mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Candido Mendes. Especialista em Direito do Estado e da Regulação pela Fundação Getulio Vargas. Advogada e Mediadora no Rio de Janeiro. Autora de artigos sobre arbitragem e mediação. Professora convidada dos cursos de MBA e Pós-Graduação da FGV. Mediadora certificada pelo ICFML – Instituto de Certificação de Mediadores Lusófono

Minicurriculo: Desembargadora Federal do TRF3
Coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 3a Região
Coordenadora da Subsecretaria Unificada A Turmas da 3a Seção
Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (2015-2017 e 2017-2019)

link lattes: http://lattes.cnpq.br/4676000874573605
Minicurriculo: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (2003), Mestre (2007) e Doutora (2011) em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Fox International Fellow (2008-2009) no Whitney and Betty MacMillan Center for International and Area Studies - Yale University, Visiting Fellow no Departamento de Direito da London School of Economics and Political Science (2012). Atualmente é Professora de Mediação, Organização da Justiça e do Processo e Redação e Estratégia Processual na graduação e pós graduação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV). É autora de diversos livros. Advogada, atua também como Mediadora, Árbitra e Parecerista. Tem experiência em direito processual civil, mediação, arbitragem e estudos empíricos no Judiciário.
Fabricio Bolzan de Almeida

link lattes: http://lattes.cnpq.br/4823994909522019
Minicurriculo: Coordenador Temático em Direito do Consumidor da Escola Superior de Advocacia ESA OAB/SP. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP COGEAE. Professor da Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Contratual da Escola Paulista Direito – EPD. Doutor em Direito Constitucional pela PUC-SP. Mestre em Direito Constitucional pela PUC-SP. Especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP COGEAE. Especialista em Direito do Consumidor, Direito Ambiental e Processos Coletivos pela ESA OAB/SP. Autor do Livro Manual de Direito Administrativo da Editora Saraiva 5ª edição, 2022. Autor do Livro Direito do Consumidor Esquematizado da Editora Saraiva 10ª edição, 2022. Coautor do Livro Tratado de Direito Administrativo da Editora Saraiva - Coordenado por Adilson de Abreu Dallari e Ives Gandra Martins Filho. Coautor do Livro Vade Mecum de Direito Administrativo pela Editora Fórum – com André Ramos Tavares e José Eduardo Martins Cardoso. Advogado e Parecerista. Sócio Fundador do Escritório de Advocacia Bolzan de Almeida e Franzim Hüneke Advogados.

Minicurriculo: Doutora em Direito Internacional e Mestre em Direito Econômico-Financeiro pela Faculdade de
Direito da Universidade de São Paulo. Especialista em negociação e solução de disputas pela
Harvard Law School. Fellow do Chartered Institute of Arbitrators (FCIArb). Mediadora certificada
pelo CPR - International Institute for Conflict Prevention and Resolution (CPR Neutral) e pelo
CDER - Centre for Effective Dispute Resolution (CEDR Neutral). Mediadora cadastrada no CNJ.
Coordenou o Centro de Mediação AASP, vencedor do prêmio “Mediar é Legal”, 2017,
concedido pelo Conselho Nacional de Justiça.
Fernanda Rocha Lourenço Levy

link lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4144633T3
Minicurriculo: Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mediadora privada certificada pelo ADR Group (Londres) e pelo International Mediation Institute (IMI). Levy leciona Mediação e Arbitragem em várias universidades, com destaque para o curso de Mediação e gestão de conflitos Organizacionais da FGV-SP. Atualmente é Presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem- (CONIMA)

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7650036747702820
Minicurriculo: Doutora e Mestra em Direito Processual pela USP. Professora no Programa de Mestrado, coordenadora e docente em cursos de especialização na Escola Paulista de Direito. Presidenta das Comissões de Soluções Consensuais de Conflitos da OAB/SP (gestão 2022-2024), de Processo Civil do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont). Vice-presidente da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO). Membra do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da ABEP (Associação Brasileira Elas no Processo). Advogada, mediadora, árbitra e autora de publicações jurídicas.

Minicurriculo: Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, fundador do Movimento 133 – M133, sócio do Escritório Advocacia Magri. Possui especialização em Direito Imobiliário, e foi fundador e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Subseção Osasco, presidente da Comissão do Jovem Advogado; vice-presidente das Comissões de Prerrogativas e Acadêmicos de Direito também da OAB Subseção Osasco.

Minicurriculo: Mediador Empresarial. Árbitro. Advogado. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em Direito Processual Civil e Meios de Solução de Conflitos. Doutor e Mestre em Direito Processual pela USP. Especialista em Mediação de Conflitos Complexos, Negociação e Dispute Board. Fellow do CIArb - Chartered Institute of Arbitratrors. Membro Fundador do CEAPRO - Centro de Estudos Avançados de Processo. Membro Efetivo da Comissão de Soluções Consensuais da OAB/SP e da Comissão Especial de Mediação Empresarial da OAB/SP (triênio 2022-2024). Autor de publicações jurídicas. Sócio de Gustavo Milaré – Resolução de Conflitos.
HERBERT CORNELIO PIETER DE BRUYN JÚNIOR

Minicurriculo: Desembargador Federal do TRF da 3ª Região (promovido por mérito, desde 01/12/2022);
Juiz Federal com ingresso na magistratura federal em 6/12/1996, após aprovação em 1º lugar no VI Concurso Público para Juiz Federal do TRF3.
Membro do Núcleo Permanente de Métodos de Solução Consensual de Conflitos (NUPEMEC) do TRF3 (desde 2018).
Juiz formador, cadastrado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Juiz Instrutor, cadastrado no Conselho da Justiça Federal (CJF).

Minicurriculo: Atua como advogado na área do direito civil, graduado pela PUC SP.
Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie.
Relator Presidente da Turma de Ética Profissional (Turma Deontológica) do TED OAB SP
Formação em mediação, conciliação e negociação pela Escola Paulista da Magistratura EPM e participação como professor nos cursos de capacitação de mediadores e conciliadores aos Cejusc do Tribunal de Justiça de SP.

link lattes: http://lattes.cnpq.br/8208604870511343
Minicurriculo: Doutor em Educação. Mestre em Teoria Geral do Direito e do Estado. Professor de Processo Penal. Advogado Criminalista. Conselheiro Secional da OABSP. Presidente da Vigésima Oitava Turma Disciplinar Especializada do TED.

Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1959), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1985). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: processo coletivo, políticas públicas, controle jurisdicional, solução de conflitos e código de proteção e defesa do consumidor.
Leandro Carlo Garcia Gomes

Minicurriculo: Investigador colombiano apasionado por la construcciónde la paz desde una perspectiva de género, a través de la aplicación de enfoques participativos de investigación.

Minicurriculo: Presidente da OAB - SP - Triênio 2025/2027.
Luiz Fernando Valente de Paiva

Minicurriculo: Advogado, Sócio de Pinheiro Neto Advogados, Ex- Presidente do Conselho de Administração da TMA - Brasil, integrou a Comissão Interministerial que deu redação final à Lei 11.101/2005, Mestre em Direito Comercial pela Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Direito (LL.M) pela Northwestern University.
MARCO ANTÔNIO GARCIA LOPES LORENCINI

Minicurriculo: Doutor e Mestre pela Universidade de São Paulo, onde também cursou especialização em Direito Internacional e se formou.
Representa clientes em questões envolvendo contratos, responsabilidade civil, direito do consumidor e meio ambiente. Ações civis públicas.
Maria Augusta Pretti Ramalho

Minicurriculo: Advogada com Especialização em Direito Processual Civil, atua desde junho de
2021 na Coordenação da Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da
UNICAMP, tendo participado anteriormente de sua implantação.
Mediadora junto à Câmara de Mediação e Ações Colaborativas da UNICAMP,
com formação em Mediação Judicial pela Escola de Educação Corporativa da
UNICAMP e pelo NUPEMEC/Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Curso
de Extensão sobre Resolução Consensual de Conflitos Coletivos pelo Centro de
Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público
do Estado de São Paulo
Mediadora Voluntária junto ao Ministério Público do Estado de São
Paulo/NUIPA- Núcleo de Incentivo em Práticas Auto Compositivas.
Membro da Comissão Assessora para Política de Combate à Discriminação
Baseada em Gênero e/ou Sexualidade e à Violência Sexual da Diretoria de
Direitos Humanos da UNICAMP.
Membro da Comissão Assessora do Observatório de Direitos Humanos da
UNICAMP.
Na Universidade Estadual de Campinas atuou anteriormente na Pro-Reitoria de
Pesquisa (1987/1994), na Coordenadoria Geral de Informática (1994/1998), na
Assessoria Jurídica do Gabinete do Reitor da UNICAMP (1998/2017), e foi
Ouvidora Geral da Universidade (2017/2021).
Maria Cecília de Araujo Asperti

Minicurriculo: Doutora e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Foi visiting scholar na Universidade de Yale pelo programa Fox International Fellowships (2011-2012). Professora do curso de graduação e da pós-graduação lato sensu da Escola de Direito da FGV DIREITO SP (GVlaw). Professora do curso de pós-graduação em Direito da Escola Paulista de Direito (EPD). Foi coordenadora acadêmica do programa de pós-graduação lato sensu da Escola de Direito da FGV DIREITO SP (GVlaw) entre 2014 e 2016. Pesquisadora em temas relacionados à acesso à justiça, processo civil, gênero e discriminação. Advogada orientadora do Departamento Jurídico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Advogada na área de contencioso cível, consultivo e família. Mediadora.

Minicurriculo: Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do Tribunal de Justiça de
São Paulo - NUPEMEC
MARIA RITA REBELLO PINHO DIAS

Minicurriculo: Juíza Titular da 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital de SP.
Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP.
Doutora em Direito Processual Civil pela USP

Minicurriculo: Professora senior do departamento de ciênciapolítica da USP
professora do curso de mestrado do Cedes
colaboradora da FGV
possui livros e artigos sobre teoria política e sistema da justiça
Mariangela Sarrubbo Fragata

Minicurriculo: Advogada, professora da PUC/SP, membro do Conselho Diretor do Idec, Diretora do Brasilcon e do Conselho Curador da Fundação Procon/SP. Assessorou a Comissão de Juristas que elaborou o CDC. Foi Procuradora do Estado de São Paulo, tendo nessa qualidade sido Subprocuradora Geral do Estado, quando coordenou o grupo que redigiu o anteprojeto de lei de criação Defensoria Pública de São Paulo. Foi Defensora Geral interina, e responsável pela organização inicial da Instituição. Também foi Procuradora Chefe do Centro de Estudos e Escola da PGE, e Assessora Tecnico-Legislativa da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

Minicurriculo: Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Bacharel em Direito pela USP. Advogado. Mediador. Atuação como árbitro. Procurador do Município de São Paulo. Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB/SP. Autor de livro e artigos sobre mediação e arbitragem com a Administração Pública. Professor-Monitor da Pós-graduação (lato sensu) em Direito Processo Civil – USP/AASP e do Grupo de Estudos Avançados em Processo – GEAP da Fundação Arcadas (FADUSP).

Minicurriculo: Professora Associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Livre-Docente e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É Bolsista Produtividade Pq-2 - CNPq. Suas áreas de pesquisa são: Análise e Governança de Políticas Públicas e de Instituições; Ciências Comportamentais e Processo decisório; Diplomacia Científica; Universidade e Educação Superior, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).
MÔNICA RIBEIRO DE ANDRADE GAMA

link lattes: http://lattes.cnpq.br/1033494013762119
Minicurriculo: Advogada, formada pelo Largo São Francisco, é pós-graduada em Direito de Família e Mediação de Conflitos, além de Bacharel em psicologia pela USP;
Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas da OAB - São Paulo;
Diretora da Comissão de Mediação e Práticas Colaborativas do Instituto Brasileiro de Direito de Família – SP (IBDFAM/SP) e
Conselheira / Fundadora do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC);
Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Fundação Getulio Vargas – DIREITO SP (GEEF - FGV - Direito SP), da Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito SP (ASAS) e da International Academy of Collaborative Professionals (IACP).
Natalia Graciano da Silva

link lattes: http://lattes.cnpq.br/3430123323315274
Minicurriculo: Advogada, formada pela Universidade Católica de Santos, em 2020. Mediadora e conciliadora judicial e extrajudicial, desde 2022. Especialista em Marketing, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Turismóloga, formada pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2006. Membro da Comissão Especial de Soluções Consensuais de Conflitos OAB-SP e da Comissão Especial de Mediação e Práticas Colaborativas OAB-Santos.
ORLANDO NARVAES DE CAMPOS

link lattes: http://lattes.cnpq.br/8392473576419103
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (2000), especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale (2014) e especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Braz Cubas (2005), MBA em Direito Imobiliário pela Faculdade Legale. Mediador e Conciliador. Cursando Mestrado em Direito de Saúde pela universidade UNISANTA. PROFESSOR do CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ – UNIA, ministrando as disciplinas de Direito Civil (partes geral e especial), Direito Processual Civil, Linguagem e Argumentação Jurídica, Prática de Estágio e Direitos Humanos para o Curso de Enfermagem. PROFESSOR DO ONC INSTITUTO DE ENSINO E TREINAMENTO. É titular de escritório de advocacia, militando nas áreas CÍVEL, EMPRESARIAL e CRIMINAL, com destaque em atuações junto ao TRIBUNAL DO JÚRI e em SUSTENTAÇÕES ORAIS perante Tribunais de Justiça e demais órgãos da Administração Pública. Ministra PALESTRAS e SEMINÁRIOS voltado ao Direito e à Cidadania. Laborou em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos e Exames da OAB. Ex Presidente de Instituição Filosófica e Filantrópica ligada ao Grande Oriente Paulista onde promoveu diversas ações de cunho social, e atualmente membro da GLESP. Participa ativamente como membro de bancas examinadoras de TCC. Presidente da Comissão de Direito Civil da 38ª Subsecção da OAB SANTO ANDRÉ, Possui deficiência visual (baixa visão).

Minicurriculo: Sócia fundadora de Freitas Fuoco Advogados. Com 25 anos de experiência, Patricia foi sócia-fundadora de dois escritórios de advocacia full service sediados em São Paulo, com atuação internacional, onde liderou equipes interdisciplinares e atendeu clientes nacionais e estrangeiros, predominantemente da Alemanha, Áustria, Suíça, França, Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Estados Unidos e China.
Paula Menna Barreto Marques

Minicurriculo: Pós-graduada em processo civil pela PUC-Rio. Stage internacional pelo Barreau de Paris. Mestre em Direito Processual pela UERJ. Doutoranda em Direito pelo IDP. Membro da Processualistas, IBDP, IAB. Sócia do escritório Basílio Advogados.
PAULO EGÍDIO SEABRA SUCCAR

Minicurriculo: Paulo Egídio Seabra Succar bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor universitário de D. Empresarial, professor associado da Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha, Especialista em didática do ensino superior, Especialista em processo civil, mestre em Direito Comunitário Europeu pela Facultad de Derecho Universidad de Valladolid/Espanha. Mestre em Arbitragem, Escola Paulista de Direito EPD. Doutorando pela FADISP. Autor do livro “Contratos Mercantis”, Editora Jurídica Brasileira, organizador do livro “Direito da Concorrência”, Ed. Mackenzie. Colaborou em diversas obras sendo os mais recentes artigos publicados nos livros "Temas essenciais de direito empresarial - Estudos em homenagem a Modesto Carvalhosa", "Direito e Saúde – Construindo a Justiça Social" e "Futuro do D. Empresarial, na Rev. de D. Empresarial". É membro do Centro de Innovación y Investigación Jurídica para Latinoamerica Inst Tecnológico de Monterrey, membro do Comitê de Ensino Jurídico do CESA (Centro de Estudos Soc. de Advogados) e da Comissão de Dir. Empresarial OAB/SP. Titular de Paulo Succar Advocacia Empresarial.
Rebeca de Macedo Salmazio

Minicurriculo: Advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em junho do ano 2000, com curso de Especialização em Direito Administrativo pela ESA em 2003. Atua em escritório próprio desde 2005, com maior ênfase no atendimento de micro e pequenas empresas, tanto na esfera contenciosa, como na esfera consultiva. Advoga nas áreas de processo civil, direito civil, direito do consumidor, direito administrativo e direito trabalhista. Atualmente, exerce o cargo de Conselheira Estadual da OAB/SP (gestão 2022-2024), integra o quadro de Relatores da 5ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina e é Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização da Atividade Profissional da Advocacia.

Minicurriculo: Analista e Assessora Jurídica do MPU-MPT
Mestre e Doutora em Direito do Estado pela PUC-SP
Mediadora formada pela ESMPSP
Mediadora Avançada com Certificação Internacional pelo ICFML
Vice-Presidente de Relações com os Certificados do ICFML
Cocoordenadora do Subgrupo Mediação e Administração Pública do Projeto Café com Mediação
Integrante da Task Force Mediação com a Administração Pública do CAM-CCBC
Autora e Coordenadora de artigos e livros e na área de direito público e resolução de conflitos

Minicurriculo: Psico´loga, mestra e doutora em Psicologia Cli´nica pela Pontifi´cia Universidade Cato´lica de Sa~o Paulo (PUC-SP). Coordenadora e Professora titular do Programa de Po´s-Graduac¸a~o em Psicologia Cli´nica da PUC-SP onde pesquisa, orienta e publica livros e artigos sobre diversidade de arranjos familiares, relacionamento amoroso, ge^nero, prevenc¸a~o e promoc¸a~o de sau´de. Especialista em mediac¸a~o familiar e social pelo New Mexico Center for Dispute Resolution e Fundacio´n Dia´logos Buenos Aires, tendo desenvolvido programas de prevenc¸a~o de viole^ncias para a Pro´- mulher, Fami´lia e Cidadania, Escola Profissionalizante da BM&F, Conselho Federal de Psicologia e Secretaria da Educac¸a~o da Prefeitura de Santo Andre´.
Sandra Lima Alves Montenegro

Minicurriculo: Advogada, Professora e Mediadora certificada Master ICFML/IMI; Mestre em Direito pela UFRGS; Experiência acadêmica no Brasil, na França e no
Equador; Membro do Conselho de Cidadãos brasileiros de Washington. Mediadora virtual em questões transfronteiriças. Consultora de identidade pessoal e descoberta de origens genealógicas. Atuou como Especialista em Resolução de Conflitos no Tribunal Superior do Distrito de Columbia - Washington. Conselheira do Fundo Nacional de Direitos Difusos.
Sandra Regina Garcia Olivian Bayer

link lattes: http://lattes.cnpq.br/6935695717030625
Minicurriculo: Mediadora cível, familiar e empresarial desde 2001, possuindo, dentre outras formações, especialização em Mediação pelo COGEAE PUC/SP (2005), e em Diálogos generativos pela Fundación Interfas/TAOS Institute (2020). Certificação internacional avançada do ICFML. Doutora, Mestre e Graduada em Direito pela USP. Mestre pela Universidade de Roma II – Tor Vergata. Professora universitária no Complexo Universitário FMU. Sócia do Instituto D’accord de Capacitação em Gestão de Conflitos. É membro da Diretoria do CONIMA, da Diretoria do IBDFAM/SP e do Conselho Consultivo do ICFML. É vice-coordenadora de Mediação da Comissão de Meios Extrajudiciais de Soluções de Conflitos da OAB/SP. Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP. Professora convidada em cursos de capacitação de mediadores e de pós-graduação na área. Elencada na lista de mediadores de diversas câmaras nacionais de mediação e arbitragem.
Sergio Vieira dos Santos Jr.

Minicurriculo: Administrador de Empresas e Advogado, sócio fundador do escritório Vieira e Marcondes Sociedade de Advogados (VEMLAW), pós-graduado em Direito Empresarial (EPD), LL.M em Fusões e Aquisições – Merges & Acquisitions, M&A (CEU- Law School) e especialização em Direito Societário e Registro Público. Membro do Colégio de Vogais na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Mediador e conciliador judicial e extrajudicial, certificado pela AASP e ICFML, inscrito no CNJ/TJSP com expressiva atuação em mediações no âmbito empresarial e societário. Membro efetivo da Comissão Especial de Soluções Consensuais de Conflitos OABSP – Seccional e da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB de Pinheiros; Integrante do Grupo de Excelência em Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração-SP (GEMA-CRASP). Tem artigos e livros publicados na temática.

link lattes: http://lattes.cnpq.br/0222502374518810
Minicurriculo: Advogada especializada em Direito de Família e Sucessões. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Especialista em Direito Processual Civil (PUC-SP),com formação em Mediação e Arbitragem (PUC-SP); Diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família ? IBDFAM/SP; Membra da Comissão de Direito de Família do Instituto dos Advogados de São Paulo IASP Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SP
Sônia Andreotti Carneiro Frúgoli

Minicurriculo: Advogada – Administradora de Empresas – Mediadora Judicial e
Privada - Certificada em mediação presencial e on line pelo ICFML –
pós graduada em Direito Empresarial (EPD) e Métodos Alternativos de
Solução de Conflitos (EPM) – Especialização Direito Internacional
Público e Privado na Handong Global University; Cursos de
Mediação/Conciliação – EPM – IMAB – Supervisão no CNJ; compõe a
lista de Mediadores da Câmara de Mediação e Arbitragem da FIESP;
CMAEAC (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial da
Associação Comercial SP) - CEJUSC Central 1ª e 2ª Instâncias –
CEJUSC Santana e CEJUSC SAESP – Presidente do Conselho
Consultivo da CAMANA – Câmara de Mediação e Arbitragem da
Associação Nacional de Administração; Diretora de Desenvolvimento
e Coordenadora do Comitê de Administração Pública do CONIMA;
Membro do Grupo de Excelência de Mediação e Arbitragem CRA/SP;
Conselheira Suplente do SAESP; Vice-Presidente da Comissão de
Mediação e Arbitragem OAB/Pinheiros; Presidente Comissão de
Justiça Restaurativa OAB/Pinheiros; Relatora da 20ª Turma do
Tribunal de Ética OAB/SP; Presidente da 3ª Comissão Disciplinar do
TJD da Federação Paulista de Futebol

Minicurriculo: Doutora em Antropologia Social (Unicamp)
Mestre em Antropologia Social (USP)
Coordenadora do Projeto Maria, Marias (IBCCRIM)
Oficial de igualdade de gênero sênior (UNOPS)
Especialista nos temas: mediação de conflitos, violência de gênero; sistema de Justiça Criminal; acesso à Justiça; e formas consensuais de gestão de conflitos.

Minicurriculo: Valeria Ferioli Lagrasta. Juíza de Direito da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí; Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura (2009); Formada em Mediação Judicial (“Mediation and the Judicial System”) e Negociação e Mediação Avançadas (“Negociation and Mediation Advanced”), pela Columbia University (2012 e 2013); Vencedora do VII Prêmio “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça, na categoria Juiz Individual; Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM; Membro do Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça.
Vera Cecilia Monteiro de Barros

link lattes: http://lattes.cnpq.br/1466825942739806
Minicurriculo: Advogada, Mestre e Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP). Professora de Técnicas de Negociação, Mediação e Arbitragem na FAAP. Vice-Presidente do Comitê de Coordenação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Comissão das Sociedades de Advogados. Relatora do Tribunal de Ética e Disciplina III da Ordem dos Advogados de São Paulo (TED III). Árbitra e Mediadora em instituições privadas de arbitragem e mediação. Coordenadora do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP. Autora da obra Exceção de Ordem Pública na Homologação de Sentença Arbitral Estrangeira no Brasil e de diversos artigos jurídicos na área de arbitragem.