9339 - Direitos do Consumidor e Gênero
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Quantidade de aulas: 2 Aulas.
Carga horaria: 4 Horas.
Período: O curso estará disponível no "Assista Agora", para fins de certificação, durante 365 dias após a confirmação do pedido. Todo o conteúdo do curso também está disponível gratuitamente em nosso canal no YouTube.
Data de início: 22/08/2023
Data de término: 31/12/2026
ID 9339
A ESA/SP confere o certificado de conclusão deste curso.
Como realizar a inscrição?
-
Clique em Inscreva-se e depois em Avançar.
-
Escolha a forma de pagamento: Boleto ou Cartão de Crédito.
-
Para usar a Anuidade de Volta, selecione a forma de pagamento e a opção aparecerá abaixo.
-
Clique em à vista R$.
-
Clique no botão de Finalizar Compra.
Como acessar seu curso YouTube através da ESA OAB SP?
-
Clique em "Olá, Seu Nome" (no canto superior direito da tela).
-
Clique em "Aluno" (primeiro tópico da área do aluno).
-
Clique em "Assista agora" (primeiro card de “Aluno”).
-
Clique duas vezes no símbolo de “Play” para entrar na página de acesso.
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral
Estudar as conexões entre o direito do consumidor e o direito de gênero, sob o viés de proteção de direitos humanos, especialmente com um olhar sobre a mulher consumidora.
Objetivos Específicos
Trazer as implicações do direito de gênero, especialmente a proteção à vida, integridade física, intimidade e vida privada, liberdade e saúde, sob um de direito do consumidor. Promover uma leitura transversal de diversas situações-problema de consumo (fato e vício do produto e do serviço, oferta, práticas e cláusulas abusivas, infrações administrativas e crimes das relações de consumo) sob a ótica da mulher consumidora. Analisar as peculiaridades da defesa da mulher sob os instrumentos jurídicos afetos ao Direito do Consumidor, explorando a aplicação prática deste conhecimento.
Ementa
Pelo Artigo, 4º, VII do Código de Defesa do Consumidor, é possível realizar estudo constante das modificações do mercado de consumo. Nesse sentido, seguindo a Recomendação CNJ nº123, de 7 de janeiro de 2022, é necessário aplicar as diretrizes da ONU e os tratados de direitos humanos em todas as searas do direito. Por meio desta interlocução, acompanhando as rotinas e hábitos de consumo da sociedade moderna, é possível estudar as implicações do consumo sob a perspectiva de gênero, que se traduz na proteção jurídica da mulher em situação de discriminação ou desigualdade, quando realiza transações no mercado de consumo. A mulher consumidora apresenta peculiaridades e desafios que merecem estudos e análises específicas, não só pelos avanços da tecnologia e novas técnicas de oferta e publicidade, que podem agredir os direitos da mulher enquanto consumidora, como também abusividades criadas por misoginia e sexismo. Tudo isso se traduz numa vulnerabilidade criada em razão do gênero, o que cria a necessidade de uma análise transversal sobre o tema, partindo do direito do consumidor para ir ao encontro dos direitos humanos. Este desafio demanda do profissional atuante em direito do consumidor o estudo das qualidades técnicas do tema, para melhor desenvoltura prática.
- Aulas
-
Conteúdo Programático
Aula 01
Direitos do Consumidor e Direitos Fundamentais. Panorama da legislação consumerista. Aproximações do Direito do Consumidor com o Direito de Gênero. Direitos Humanos da Mulher. Vulnerabilidades específicas: situação econômica, social, familiar e matrimonial das mulheres. Contribuições dos demais ramos da ciência.
Professores Ana Bernal e Alexandre Peres Rodrigues
Aula 02
Visões de gênero no consumo: fato e vício do produto e do serviço, oferta, práticas e cláusulas abusivas, infrações administrativas, crimes das relações de consumo, banco de dados e cadastro. Visões de gênero no consumo: tutelas consumeristas, Código de Autorregulação Publicitária e Direito à informação, superendividamento.
Professores Ana Bernal e Alexandre Peres Rodrigues
- Bibliografia Básica
-
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARROS, Sérgio Resende de. Direito do Consumidor e Geração de Direitos, in Revista de Direito do Consumidor, v. 40, São Paulo: RT, 2002.
Direitos Humanos: Paradoxo da Civilização, 1ª ed., Belo Horizonte: DelRey, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida, 2ª ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
BENJAMIN, Antônio Herman de Vasconcellos e; DENARI, Zelmo; FINK, Daniel Roberto;FILOMENO, José Geraldo Brito; GRINOVER, Ada Pellegrini; NERY JÚNIOR, Nelson WATANABE, Kazuo. Código brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto, 10ª ed., Rio de janeiro: Forense, 2007.
BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do Consumidor-Código do Consumidor, 7ª ed., São Paulo: Forense, 2011.
CARPENA, Heloísa. Abuso do Direito nos Contratos de Consumo, 1ª ed., São Paulo: Renovar, 2001.
LIPOVETSKY, Gilles. Los tiempos hipermodernos, Barcelona: Editorial Anagrama, 2006. Traduzido por Antonio-Prometeo Moya.
MARQUES, Claudia Lima. Direitos Básicos do Consumidor na Sociedade Pós-moderna de Serviços: o Aparecimento de um Sujeito Novo e a Realização de seus Direitos, in Revista de Direito do Consumidor, v. 35, São Paulo: RT, 2000.
BENJAMIN, Antônio Herman V.BESSA Leonardo Roscoe. Manual de direito do consumidor. 5ª ed. São Paulo: RT, 2013.
MIRAGEM, Bruno; Curso de direito do consumidor. 5ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos, 4ª ed., São Paulo: Saraiva, 2011.
VOLPI, Alexandre; A história do consumo no Brasil: do mercantilismo à era do foco no cliente, 1ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
- Professores
-
ALEXANDRE PERES RODRIGUES
ANA BERNAL
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.