Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

9279 - Ferramentas de legal design para uma advocacia empática em direitos humanos - ONLINE (AO VIVO)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 04 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda e terça-feira)
Data de início: 04/09/2023
Data de término: 05/09/2023

ID 9279

 

Promoção: Núcleo Temático: Direitos Humanos - Coordenadora: Carmela Dell Isola
Período: Dias 04/09/2023 e 05/09/2023
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda e terça-feira)
Docentes: Mariana Costa Oliveira Morais e Victória Dandara Amorim

 

Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
 
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
.Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
.Preencher a pesquisa de satisfação.
 
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."
 
Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.

 

Objetivo Geral

Introdução à prática advocatícia empática empregada ao contexto de direitos humanos, a partir das ferramentas de legal design.

 

Objetivos Específicos
Apresentação geral das etapas do legal design e a importância de serviços jurídicos centrados no usuário;
Introdução dos conceitos de empatia e jornada do usuário a partir do legal design:
Empregar as ferramentas de jornada do usuário e mapa da empatia a casos de direitos humanos;
Discussão prática de cases para absorção dos conceitos.
Ementa
Técnicas práticas de legal design para a construção de uma advocacia em direitos humanos centrada no usuário.
 
Conteúdo Programático
Aula 01 - 04/09/2023
O design centrado no ser humano; 
As etapas do legal design; 
A empatia no legal design
Docente: Victória Dandara Amorim  
 
Aula 02 - 05/09/2023
A empatia na advocacia em direitos humanos; 

Jornada do usuário 

Mapa da empatia 

Exercício prático

Docente: Mariana Costa Oliveira Morais 

 

Bibliografia Básica
1.CHOI, Nia; MAJUMDAR, Satyajit (eds.). Technology and innovation for social change. I´ndia: Springer, 2015.2.A Magia do Design Thinking. Um Kit de Ferramentas Para o Crescimento Rápido da Sua Empresa, Editora HSM.3.OSTERWALDER, Alexander. Value Proposition Design - Como Construir Propostas de Valor Inovadoras. 4.KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. SPRINT: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. São Paulo: Intrínseca,2017. 320 p.5.KELLEY, Tom; KELLEY, David. Creative Confidence: Unleashing the Creative Potential Within Us All. Crown Business, 2013.6.KALBACH, J. A Practical Model for Jobs to be done. 2016.7.METELLO, Daniela Gomes. Design etnográfico em políticas públicas. Brasília: Enap, 2018.  8.Chung, S., & Kim, J. (2022). Systematic literature review of legal design: Concepts, processes, and methods. The Design Journal, 1-18.9.Hews, R., Beligatamulla, G., & McNamara, J. (2023). Creative Confidence and Thinking Skills for Lawyers: Making sense of design thinking pedagogy in legal education. Thinking Skills and Creativity, 101352.10.Karpen, I. O., & Senova, M. (2021). Designing for Trust: Role and Benefits of Human-Centered Design in the Legal System. In IJCA (Vol. 12, p. 1).
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

MARIANA COSTA OLIVEIRA MORAIS


link lattes: https://lattes.cnpq.br/0670850080327688
Minicurriculo: Bacharel em Direito pela USP, mestranda em Design pela UERJ. Foi Residente em Legal Design na Northeastern University em Boston - Estados Unidos e na Skye Contracts em Gotemburgo - Suécia. Pesquisadora na área de inovação jurídica pelo Design.


VICTÓRIA DANDARA TOTH ROSSI AMORIM


link lattes: https://lattes.cnpq.br/6680696059772221
Minicurriculo: Victória Dandara é advogada formada pela USP, com dupla titulação pela Universidade de Lyon e residência em Legal Design and Human Rights pela Universidade Northeastern. Foi coordenadora da CPI da Transfobia com a parlamentar Erika Hilton e hoje atua como pesquisadora no Observatório de Violência de Gênero da Unifesp. Também é advogada voluntária da ANTRA e Líder de Projetos Afirmativos da CIA de Talentos. Em 2022 recebeu o IX Prêmio de Educação em Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, por sua atuação na favela do 3 Cocos em Itaquera, Zona Leste da capital paulista.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL