Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

9088 - Cosmovisão indígena, terra e meio ambiente - ONLINE (AO VIVO)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 2 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (sexta-feira)
Data de início: 28/07/2023
Data de término: 28/07/2023

ID 9088

 

Promoção: Núcleo Temático: Direitos Humanos - Coordenadora: Carmela Dell Isola
Período: Dia 28/07/2023
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (sexta-feira)
Docentes: Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga e Fernanda Vieira de Sant'anna
 
Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
 
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
a. Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
b. Assinar a lista de presença.
c. Preencher a pesquisa de satisfação.
 
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."
 
Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.
 
Objetivo Geral 
Ampliar o conhecimento da sociedade, juristas e acadêmicos de diversas áreas de atuação sobre a importância dos povos indígenas na conservação da diversidade biológica, mitigação das mudanças climáticas e possibilidade de retribuição econômica dessas comunidades em decorrência destas atividades.
 
Objetivos Específicos 
Compreensão da cosmovisão e legislação sobre a terra indígena no país.
 
Ementa
Evolução jurídica do conceito de terras indígenas no Brasil. Territórios e territorialidades dos índios no Brasil regional contemporâneo. A urbanização e a terra indígena. A urbanização e a condição do índio nas cidades. As terras indígenas no Brasil.

Conteúdo Programático
– Índio ou Indígena?
– Mito do Arco e Flecha
– Indígenas tem muitas terras?
– Por um Decolonialismo Indígena
 
Bibliografia Básica
GONZAGA, Alvaro de Azevedo. Decolonialismo Indígena. São Paulo: Matrioska, 2ª ed, 2022.
 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Alvaro Luiz Travassos de Azevedo Gonzaga


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7014318352288628
Minicurriculo: É Pós Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Clássica de Lisboa. Doutor, mestre e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor concursado do Departamento de Teoria Geral do Direito e do Estado da PUC-SP tanto na Graduação, quanto na Pós Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado). Professor convidado e palestrante em diversos Cursos no Brasil. É parceiro da OBORÉ Projetos Especiais em Comunicação e Artes. Membro do Instituto Euro-Americano de Derecho Constitucional, na Condição de Membro Internacional. Ex-presidente do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais. . Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito, Ética Profissional, Sociologia Jurídica e Teoria Geral do Estado.


FERNANDA VIEIRA DE SANT'ANNA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2528245006507152
Minicurriculo: Fernanda Vieira é mestiza y Indígena em retomada com raízes paternas em Aracaju (SE); queer e carioca (sub)urbana. Atua como escritora, pesquisadora, professora e tradutora. Está professora efetiva no Departamento de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG/Divinópolis, onde também está Subcoordenadora do Curso de Letras. Foi Visiting Scholar na Boston University (2019/2020). É doutora e mestra em Estudos de Literatura, na especialidade de Literaturas de Língua Inglesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui poemas, traduções, ensaios, contos e artigos publicados em meios diversos. Criou e mantém Ikamiaba.com.br, site voltado para as Literaturas Indígenas de Abya Yala (continente americano). É bolsista de Produtividade em Pesquisa da UEMG/Divinópolis com pesquisas em Literaturas Indígenas de Abya Yala, Futurismos Indígenas e Antropoceno. Coordena o Laboratório Experimental de Tradução (LETRA), também na UEMG/Divinópolis, e coordena o grupo de pesquisa ALDEIA - Artes, Linguagens, Decolonialidades e Epistemologias Indígenas, Afrodiaspóricas e de África (CNPq).




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL