Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8921- Contorno jurídico da regularização fundiária urbana de interesse social - ONLINE (AO VIVO)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 02 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terça-feira)
Data de início: 06/06/2023
Data de término: 06/06/2023

ID 8921

 

Promoção: Núcleo Temático Direitos Humanos e Direito Imobiliário - Coordenadores: Carmela Dell Isola e Cesar Calo Peghini
Período: Dia 06/06/2023
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (terça-feira)
Docente: Tatiana Monteiro Costa e Silva

 

Informações Importantes:

O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.

 

O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
a. Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
b. Assinar a lista de presença.
c. Preencher a pesquisa de satisfação.

 

O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."

Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.

 

Objetivo Geral 
Mostrar a importância da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social, como um direito fundamental à Moradia e a dignidade da pessoa humana, estabelecida na Lei Federal n. 13.465 de 2017 para advogados e estagiários inscritos na OAB, bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas; analisando e discutindo as questões polêmicas e benefícios que foram concedidos, sobretudo para as pessoas de baixa renda.
 
Objetivos Específicos 
Analisar o contorno jurídico da Regularização Fundiária de Interesse Social, estabelecido na Lei Federal 13.465 de 2017;

Analisar as questões jurídicas e práticas fornecendo elementos para aplicação desta política para os diversos atores que trabalham com regularização fundiária urbana, como também para Municípios.

 

Ementa
Direito à Moradia e Política Urbana na Constituição Federal; O que é Reurb; Modalidades de Regularização Fundiária (REURB-E e REURB-S); Legitimação de Posse e Reurb – S; Legitimação Fundiária e Reurb-S; benefícios para a Reurb -S; áreas protegidas e REURB-S.
 
Conteúdo Programático

Introdução. 

Panorama da Regularização Fundiária 

O que é Regularização Fundiária Urbana

Modalidades de Regularização Fundiária Urbana: REURB-E e REURB-S

Legitimação Fundiária e REURB-S

Legitimação de Posse e REURB-S

Benefícios a REURB-S

Áreas protegidas e Reurb-S.

 

Bibliografia Básica

CUNHA, Michely Freire Fonseca. Manual de Regularização Fundiária Urbana – REURB. Salvador: JusPodivm, 2022. 

Direito ambiental e os 30 anos da Constituição Federal de 1988. QUERUBINI, Albenir; BURMANN, Alexandre; ANTUNES, Paulo de Bessa (org). Londrina: Thot Editora, 2018

Regularização Fundiária – Lei 13.465/2017. PEDROSO, Alberto Gentil de Almeida (coord.). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2022.

 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Tatiana Monteiro Costa e Silva


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4035224873391919
Minicurriculo: Doutoranda em Direito pela PUC/SP; Mestra em Direito Ambiental pela Universidade Estadual do Amazonas - 2007; Especialista em Direito Ambiental pelo Universidade de São Paulo - 2001; Especialista em Direito Agroambiental e Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Universitária do Curso de Direito do UNIVAG/MT.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL