Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8871 - Advocacia do Futuro: curso prático - ONLINE (AO VIVO)





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas.
Carga horaria: 08 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas e quintas-feiras)
Data de início: 24/05/2023
Data de término: 01/06/2023
ID 8871
 
Promoção: Núcleo Temático Privacidade e Proteção de Dados - Coordenador: Ricardo Freitas Silveira
Período: Dias 24/05/2023, 25/05/2023, 31/05/2023 e 01/06/2023.
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas e quintas-feiras).
Docentes: Amanda Cunha e Mello Smith Martins e Solano de Camargo.
Valor Total do investimento: R$ 200,00 (Incluso valor de matrícula).
 
Informações Importantes:
O(A) aluno(a) inscrito na modalidade Online ao vivo deverá obrigatoriamente assistir as aulas através do link que será enviado por e-mail.
 
O certificado será emitido para o(a) aluno(a) que:
a. Estiver presente nas aulas e assinar a lista de presença.
b. Assinar a lista de presença.
c. Preencher a pesquisa de satisfação
 
O formulário de presença estará disponível na sala virtual do(a) aluno(a) no Google “Classroom” e no chat da plataforma Meet no começo e no final da aula ao vivo."
Os(As) alunos(as) que apenas assistiram à aula ao vivo e não assinaram a lista de presença, NÃO terão direito ao certificado.
 
 
Objetivo Geral 
Capacitar a advocacia para o uso de novas tecnologias no âmbito do Direito.
 
Objetivos Específicos
Apresentar conceitos essenciais, introduzir ferramentas úteis ao cotidiano da advocacia autônoma e demonstrar, na prática, como os advogados e advogadas podem se beneficiar das novas tecnologias para otimizar a prática jurídica.
 
Ementa
Este curso prático sobre a Advocacia do Futuro tem como principal proposta capacitar advogados e advogadas para utilizarem, na prática profissional, as novas tecnologias e ferramentas disponíveis no mercado. O curso é dividido em 4 módulos, abordando o tema de maneira prática e objetiva, e apresentando ferramentas gratuitas ou de baixo custo, acessíveis a profissionais autônomos. O conteúdo é destinado principalmente a profissionais recém-formados (as) ou àqueles profissionais que já atuam no Direito e desejam se atualizar. Além de apresentar conceitos e ferramentas, o curso propõe atividades práticas para que os alunos e alunas sejam capazes de se beneficiar das novas tecnologias e de desenvolver, por conta própria, soluções para sua advocacia.
 
Conteúdo Programático
Aula 01 - 24/05/2023
Módulo I – Advocacia do Futuro: habilidades necessárias e novas oportunidades
Introdução ao curso: o que é a Advocacia 4.0 ou Advocacia do Futuro.
Quais são as habilidades necessárias na Advocacia do Futuro, e como desenvolvê-las.
Novas carreiras e oportunidades para a Advocacia do Futuro.
Colocando em prática: análise de soft skills e hard skills.
Professores Solano de Camargo e Amanda Smith Martins
 
Aula 02 - 25/05/2023
Novas tecnologias e otimização da gestão do escritório
Gerindo clientes: ferramentas de gestão comercial e de relacionamento com o cliente.
Gerindo e otimizando processos judiciais: ferramentas de gestão processual e de Business Inteligence.
Administração do escritório e gestão financeira.
Professor Solano de Camargo
 
Aula 03 - 31/05/2023
Módulo III – Novas tecnologias e comunicação jurídica
Atraindo novos clientes: marketing jurídico
Ferramentas e novas tecnologias para produção de conteúdo
Colocando em prática: plataforma de marca
Professora Amanda Smith Martins
 
Aula 04 - 01/06/2023
Módulo IV – Automação, Inteligência Artificial e jurimetria na prática da advocacia
Automação, Inteligência Artificial, Jurimetria e demais ferramentas acessíveis a pequenos escritórios
Diferenças entre automação e Inteligência Artificial
Aplicação da Inteligência Artificial no Direito e demais ferramentas a pequenos escritórios
Colocando em prática: como utilizar e fazer as perguntas certas ao ChatGPT
Professores Solano de Camargo e Amanda Smith Martins
 
Bibliografia Básica
BERTOZZI, Rodrigo; BUCCO, Renata. Marketing Jurídico - O Poder das Novas Mídias & Inteligência Artificial. Ed. Juruá, 2017.
BHARGAVA, Rohit. Não óbvio: como antecipar tendências e dominar o futuro. Ed. Buzz, 2021. 
CHRISTESEN, Clayton M. O Dilema da Inovação. Ed. M. Books, 2011.
FEIGELSON, Giovanni Ravagnani Bruno, BECKER, Daniel. O Advogado Do Amanhã - Estudos Em Homenagem Ao Professor Richard Susskind. Ed. Revista dos Tribunais, 2019.
HASTINGS, Reed; MEYER, Erin. A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura de reinvenção. Ed. Intrínseca, 2020.
KNAFLIC, Cole Nussbaumer. Storytelling com dados: Um guia sobre visualização de dados para profissionais de negócios. Ed. Alta Books, 2019.
LIMA, Ari. A Era do Business Jurídico. Ed. Ferreira, 2011.
STEPHENS-DAVIDOWITZ, Seth. Todo Mundo Mente: Big Data, novos dados e o que a Internet nos diz sobre quem realmente somos. Ed. Alta Books, 2018.
SUSSKIND, Richard. Tomorrow's Lawyers: An Introduction to Your Future. Ed. Oxford, 2013
MAGALDI, Sandro; NETO, José Salibi. Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial. Ed. Gente, 2018.
MALDONADO, Viviane Nóbrega; FEIGELSON, Bruno. Advocacia 4.0 Ed. Revista dos Tribunais, 2019.
MONACO, Gustavo Ferraz de Campos; MARTINS, Amanda Cunha e Mello Smith; CAMARGO, Solano de (Orgs.). Lei Geral de Proteção de Dados: ensaios e controvérsias da Lei 13.709/18. São Paulo: Quartier Latin, 2020.
NORMAN, Donald A. O design do dia a dia. Ed. Anfiteatro, 2006.
RIES, Eric. A Startup enxuta. Ed. Sextante, 2019.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

AMANDA CUNHA E MELLO SMITH MARTINS


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0358162763379930
Minicurriculo: Advogada, com bacharelado e mestrado em Direito na USP. Doutoranda em Direito Internacional Privado pela mesma instituição. Pesquisadora no Legal Grounds Institute. Diretora no Instituto Brasileiro de Direito Internacional Privado. Coordenadora de Direito do Consumidor na Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB/SP. Autora de livros e artigos sobre Direito e Novas Tecnologias.


SOLANO DE CAMARGO


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1411240317754183
Minicurriculo: Pós-doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestrando (Master 2) em "Droit pénal des affaires" pela Faculté de droit de lUniversité Jean Moulin Lyon 3. Doutor e Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Universidade de São Paulo, onde se graduou. Pesquisador junto à Faculdade de Direito da Universidade do Porto, na modalidade "doutorado sanduíche". Especialista em Direito Internacional pela PUC-SP (COGEAE); extensão em administração de serviços jurídicos pela Faculdade de Direito da FGV-SP (GV Law); graduado em Direito Francês e Master 1 pela Faculté de droit de lUniversité Jean Moulin Lyon 3. Presidente da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP. Membro do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da USP (NETI-USP). É membro da IBA (International Bar Association), da SLADI (Sociedade Latino-americana de Direito Internacional), da ILA (International Law Association), do Conselho de Avaliação Editorial do Congresso Brasileiro de Direito Internacional e sócio fundador do escritório Lee, Brock, Camargo Advogados, onde é responsável pelas áreas do Contencioso Cível, Direito Eletrônico e Direito do Consumidor. É autor dos livros "Homologação de Sentenças Estrangeiras e Jurisdições Anômalas" (Editora Quartier Latin); "Forum Shopping - a escolha da Jurisdição mais favorável" (Intelecto Editora); "A Guerra do Vagões" (Editora Casa do Novo Autor), além de coordenar diversos livros, publicar diversos artigos em revistas especializadas e obras coletivas.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL