8774 - Plataformas Digitais: Aspectos sociológicos e jurídicos - ONLINE (AO VIVO)- CURSO CANCELADO!
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 08 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (terça, quarta e quinta-feira)
Data de início: 11/04/2023
Data de término: 14/04/2023
ID 8774
Promoção: Núcleo Temático Direito Digital - Coordenadora: Juliana Abrusio
Período: Dias 11/04/2023, 12/04/2023, 13/04/2023 e 14/04/2023.
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (terça, quarta, quinta e sexta-feira).
Docentes: Arnaldo Rizzardo Filho, Sandy Danielle da Silva Fernandes, João Lucas Dambrosi Uster e Christiane Engelmann Baladão
Valor Total do investimento: R$ 200,00 (Incluso valor de matrícula)
Objetivo Geral
O curso se justifica em face da representatividade das plataformas digitais no mercado de venda de produtos e prestação de serviços.
Objetivos Específicos
Apresentar os estudos interdisciplinares das mais várias área do direito no âmbito da temática das plataformas digitais: e-commerce e o direito do consumidor, as plataformas digitais de prestação de serviços e o direito do trabalho, as plataformas digitais de prestação de serviço e o direito das obrigações e o direito contratual, a questão tributária das plataformas digitais lato senso, entre outros. Ademais, as plataformas digitais pedem uma explicação gerencial (administração de empresas), econômica e sociológica de suas natureza fenomênica, situação que dá ao presente curso o caráter transdisciplinar. Desenvolver estudos e compreensão a partir das Ciências da Filosofia (Pierre Lévy e Irving Goffman), da Economia (Escolas Clássica e Neoclássica, Escola Austríaca, Nova Economia Institucional), da Administração de Empresas (Escolas Organizacionais), da Sociologia (Durkheim, Weber, Luhmann e Teübner), e do Direito (Direito e Economia – Contratos Relacionais, Contratos de Colaboração, Contratos Verticais e outros).
Ementa
Trata-se de proposta de Curso de Aperfeiçoamento na temática (PLATAFORMAS DIGITAIS), a ser ofertado pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP, através de plataforma digital, de hospedagem virtual, mantidas sob a responsabilidade da ESA/OAB-SP
Conteúdo Programático
Aula 01 - 11/04/2023
Tipologia e base conceitual: Teoria dos Custos de Transação, Contratos Híbridos e Contratos Relacionais. Sociologia e filosofia dos negócios em rede. Critérios de caracterização: coordenação, cooperação e coletivismo (os 3 C). Função social do contrato, a probidade e a boa-fé, a proteção dos aderentes e a interpretação dos negócios em rede.
Teorias e conceitos sobre plataformas digitais. Economia de plataformas, economia de colaboração e economia de compartilhamento.
Professores Arnaldo Rizzardo Filho, Sandy Danielle da Silva Fernandes, João Lucas Dambrosi Uster e Christiane Engelmann Baladão.
Aula 02 - 12/04/2023
Classificação e tipologia das plataformas digitais. Plataformas de prestação de serviços (plataformas on demand, plataformas de macro trabalho e plataformas de micro trabalho). Marketplaces (e-commerce). Peers-to-peers e peers-inc.
A sociologia das plataformas digitais de prestação de serviço. Pseudocompartilhamento e pseudocolaboração nas plataformas digitais de prestação de serviços. A Justiça do Trabalho e o reconhecimento do vínculo de emprego em algumas plataformas digitais de prestação de serviços. Uberização, precarização.
Professores Arnaldo Rizzardo Filho, Sandy Danielle da Silva Fernandes, João Lucas Dambrosi Uster e Christiane Engelmann Baladão
Aula 03 - 13/04/2023
Análise econômica do direito das plataformas digitais de prestação de serviços e de venda de mercadoria.
Análise organizacional das plataformas digitais de prestação de serviços e de venda de mercadorias (marketplaces, e-commerce).
Professores Arnaldo Rizzardo Filho, Sandy Danielle da Silva Fernandes, João Lucas Dambrosi Uster e Christiane Engelmann Baladão
Aula 04 - 14/04/2023
O direito aplicado às plataformas digitais de prestação de serviços. As plataformas digitais de prestação de serviços e o direito civil. As plataformas digitais e sua tributação. As plataformas digitais e o direito do consumor. Conceito e análise de Prossumidor.
O direito obrigacional no contexto das plataformas digitais de prestação de serviços. Função social do contrato, a probidade e a boa-fé, a proteção dos aderentes e a interpretação dos negócios em rede. Hermenêutica das cláusulas gerais dos contratos para as plataformas digitais de prestação de serviços.
Cooperativismo de plataformas e plataformas de comuns. Os rumos da pesquisa científica sobre plataformas digitais.
Professores Arnaldo Rizzardo Filho, Sandy Danielle da Silva Fernandes, João Lucas Dambrosi Uster e Christiane Engelmann Baladão
Bibliografia Básica
GHOBRIL, Alexandre N. Oportunidades, Modelos e Planos de Negócio. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017 PIGNEUR, Yves, OSTERWALDER, Alexander. Inovação em modelos de negócios - Business Model Generation. Alta Books, 2010 Bessant J, Tidd J. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman,2009. 600 p. CHAGAS, J. e FREITAS, H. A tomada de decisão segundo o comportamento empreendedor: uma survey na região das missões. In: XXV ENANPAD, 2001, Campinas,Anais... Campinas/SP: Enanpad 2001 BOAVA, D. L. T.; MACEDO, F. M. F. Estudo sobre a essência do empreendedorismo. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 30. Salvador, 2006. Anais... Salvador: ANPAD, 2006. BOHNENBERGER, M. C.; SCHMIDT, S.; FREITAS, E. C. A influência da família na formação empreendedora. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 31. Rio de Janeiro, 2007. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. CASTELLS, Manuel; EM REDE, A. Sociedade. A era da informação, economia, sociedade e cultura. Vol I; São Paulo: Paz e Terra, 1999. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, 2005. TEUBNER, Gunther. Networks as connected contracts: edited with an introduction by Hugh Collins. Bloomsbury Publishing, 2011. TODEVA, Emanuela. Business networks: strategy and structure. Routledge, 2006. RIZZARDO FILHO, Arnaldo; DE FIGUEIREDO, Raif Daher Hardman. Franquia empresarial: Sistema e rede. Revista de Direito da Empresa e dos Negócios, v. 4, n. 1, 2020. DE FIGUEIREDO, Raif Daher Hardman; RIZZARDO FILHO, Arnaldo. Circular de oferta de franquia: função, elementos e vícios. RIZZARDO FILHO, A. ; FIGUEIREDO, R. D. H. . Franquia Empresarial enquanto Sistema. Revista de Direito da Empresa e dos Negócios, v. 1, p. eletrà ´nica, 2020. RIZZARDO FILHO, A. ; SANTOS, P. J. T. ; Moller, G. S. . Novos Contratos como Fontes de Novas Relações Obrigacionais na Economia em Rede. REVISTA DIREITO EMPRESARIAL (CURITIBA), v. 1, p. 25-65, 2019. RIZZARDO FILHO, A. ; SANTOS, P. J. T. ; Moller, G. S. . Os negócios jurídicos em formato de rede: entre a boa-fé e a contratualização da vida. In: Paulo Junior Trindade dos Santos, Cristhian Magnus de Marco, Vinícius Almada Mozetic. (Org.). Liberdade, contrato e propriedade: da ressignificação dos pilares dos Direitos Fundamentais Civis frente a sociedade da incerteza (entre espetáculo e informação). 1ed.Joaçaba: Editora Unoesc, 2020, v. 1, p. 41-86.
1 . Para acesso ao curso, acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado até o dia da primeira aula, em seu e-mail cadastrado na ESA SP.
Obs: não se esquecer de checar a caixa de spam.
2 . A ESA SP emitirá certificado de participação após término do Curso.
3 . As vídeoaulas ficarão salvas para o(a) estudante assistir quantas vezes quiser, dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
- Professores
-
ARNALDO RIZZARDO FILHO
CHRISTIANE ENGELMANN BALADÃO
JOÃO LUCAS DAMBROSI USTER
SANDY DANIELLE DA SILVA FERNANDES
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.