8551- Direito Internacional Privado para Defesa de Mulheres Brasileiras
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 04 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quinta e sexta-feira)
Data de início: 26/01/2023
Data de término: 27/01/2023
ID 8551
CURSO DE FÉRIAS
Período: Dias 26/01/2023 e 27/01/2023.
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quinta e sexta-feira).
Coordenadora do Núcleo de Diversidade e Gênero: Tainã Góis
Docente: Elaini Cristina Gonzaga da Silva
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral
Capacitar profissionais e estudantes do Direito com os aspectos do Direito Internacional Privado a partir de uma perspectiva de gênero e com o foco na defesa da mulher brasileira migrante.
Objetivos Específicos
Apontar situações de vulnerabilidade da mulher baseadas na diferença de gênero que podem prejudicar seu acesso à justiça.
Rever aspectos específicos sobre diferenças entre ordenamentos jurídicos derivados da consubstanciação de uma perspectiva de gênero no Direito;
Apresentar as disposições de direito internacional que complementam e se sobrepõem às disposições específicas da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasil, com impacto sobre a representação de mulheres brasileiras;
Apontar diferentes interpretações que têm sido desenvolvidas para conceitos jurídicos chave na proteção da mulher brasileira e suas crianças, quando em relações multinacionais.
Ementa
Obstáculos ao Acesso à Justiça por Irregularidade Documental e Vulnerabilidade. Regimes normativos de determinação de gênero. Elementos de Conexão em Famílias Multinacionais. Disputa de Guarda em Famílias Multinacionais. Famílias Homoafetivas e DIPR. Violência doméstica na Família Multinacional. Extinção do vínculo familiar.
Conteúdo Programático
Aula 01 – Dia 26/01/2023
DIPR e Gênero
Relações privadas e apatridia como obstáculo à efetivação de direitos.
Regimes normativos de determinação de gênero.
Aspectos do Reconhecimento das Famílias Homoafetivas
Aula 02 – Dia 27/01/2023
Elementos de Conexão em Famílias Multinacionais.
Convenção da Haia sobre a Subtração Internacional de Menores e Disputa de Guarda em Famílias Multinacionais.
Violência doméstica contra a mulher brasileira e seus filhos no Direito Comparado.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRINK, Marjolein van den; REUβ, Philipp; TIGCHELAAR, Jet. Out oft he Box? Domestic and Private International Law Aspects of Gender Registration. European Journal of Law Reform, v. 17, 2015, p. 282 et seq.FRIEDRICH, Tatyana Scheila; CRUZ, Taís Vella. Mães e sequestradoras:a compreensão da violência doméstica e familiarna aplicação da Convenção sobre Aspectos Civisdo Sequestro Internacional de Crianças. In: BERTOTTI, Bárbara Mendonça; et al (orgs.). Gênero e Resistência: Memórias do II encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres, v. 2. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, cap. 1.GIRONA, Jordi Roca I; MASDEU, Montserrrat Soronellas; PUERTA, Yolanda Bodoque. Migraciones por amor: diversidad y complejidadde las migraciones de mujeres. Papers: revista de sociologia, vol. 97, n. 3, 2012, p. 685-707.SMITH, Andreza Pantoja; SOUZA, Luanna Tomaz. Maternidade, Refúgio E Violência: Luzes Sobre O Caso Das Mães Dinamarquesas. In: MELO, Ezilda (org.). Maternidade e Direito. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020, p. 279-298.VITORIA, Ignacio García. El estatuto constitucional de las personas migrantes y Refugiadas. Revista Crítica Penal y Poder, 18:206-215, 2019.
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual. Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
ELAINI CRISTINA GONZAGA DA SILVA

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7842048705002063
Minicurriculo: Possui graduação em Direito (2002), mestrado (2007) e doutorado (2011) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante do programa desiguALdades.net da Universidade Livre de Berlim e do Instituto Ibero-Americano (2010-2011) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) (2011). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde é pesquisadora do Observatório de Relações Internacionais (ORI) e docente do Mestrado Profissional em Governança Global e Formulação de Políticas Internacionais. Também é pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e advogada em São Paulo. Tem experiência na área de Direito Internacional com análises sociojurídicas com ênfase nos conflitos entre economia e meio ambiente, direitos humanos e gênero, bem como na relação entre política externa e democracia. É autora do livro "Direito Internacional em Expansão: Encruzilhada entre Comércio Internacional, Direitos Humanos e Meio Ambiente" e inúmeros artigos na área.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.