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Cursos

8506 - Ética, Direito e Inteligência Artificial





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 08 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quartas-feiras)
Data de início: 29/11/2022
Data de término: 07/12/2022
ID 8506
 
 
Período: Dias 29/11/2022, 30/11/2022, 06/12/2022 e 07/12/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quartas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Direito Digital: Juliana Abrusio
Docentes: André Gualtieri de Oliveira, Juliana Abrusio e Lara Rocha Garcia.
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
 
Compreender como a inteligência artificial se relaciona com a ética e com o direito. 
 
 
Objetivos Específicos
 
- Entender o que é a inteligência artificial, suas aplicações e os impactos que ela causa. - Compreender por que a inteligência artificial precisa de princípios éticos e quais são eles.
- Analisar as disposições da LGPD que se relacionam com a tomada de decisões automatizadas que utilizam a inteligência artificial.
- Compreender criticamente os principais aspectos do projeto brasileiro para um Marco Legal da Inteligência Artificial.
 
 
Ementa
 
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia revolucionária que já tem alterado e vai alterar ainda mais uma série de aspectos sociais, políticos e econômicos da vida humana. Ela está por trás de inúmeras tecnologias que já utilizamos hoje e se espalhará para todos os mais diferentes setores profissionais. Seu potencial de trazer melhoras significativas para a humanidade é enorme, mas, como toda tecnologia, ela traz também uma série de problemas e riscos que afetam a vida de todos nós. Por isso, é preciso, em primeiro lugar, estabelecer parâmetros éticos para a inteligência artificial e, em segundo lugar, concretizar esses parâmetros por meio de normas jurídicas. São essas questões que o presente curso procura abordar, mostrando como a inteligência artificial é fundamental para compreendermos o mundo de hoje e como é crucial que a ética e o direito estabeleçam balizas que garantam que a IA resulte no maior bem-estar possível para todos nós.
 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 01 – Dia 29/11
O que é a inteligência artificial?
- Conceito  de  inteligência  artificial  (IA). 
- A  IA  como  tecnologia  de  propósito  geral. 
- Alguns equívocos comuns sobre a IA.
 Professores Juliana Abrusio e André Gualtieri
 
Aula 02 – Dia 30/11
Por que a IA precisa da ética?
- O que a ética significa.
- Princípios éticos para o desenvolvimento da IA.
- Casos sobre ética de IA.
 Professor André Gualtieri
 
Aula 03 – Dia 06/12
As questões jurídicas relacionadas ao uso da IA. 
- A relação entre proteção de dados e IA.
- Decisões automatizadas.
- Direitos à revisão e à explicação, na LGPD.
 Professora Lara Rocha Garcia
 
Aula 04 – Dia 07/12
PL 21/20: o Projeto de Marco Legal para a inteligência artificial 
- Principais  aspectos  do  PL21/20. 
- Comparação  do  PL21/20  com  o  projeto  europeu  de regulação de IA.
- Análise crítica do PL 21/20.
 Professor André Gualtieri
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
RUSSELL, Stuart J.; NORVIG, Peter. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. 4ª ed. Rio de Janeiro: GEN/LTC, 2022. Capítulo 1 e capítulo 27.  
DAUGHERTY, Paul R.; WILSON, H. James. Humano + máquina: reinventando o trabalho na era da IA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.  
WIMMER, Miriam; DONEDA, Danilo. “Falhas de IA” e a Intervenção Humana em Decisões Automatizadas: Parâmetros para a Legitimação pela Humanização. RDP, Brasília, Volume 18, n. 100, 374-406, out./dez. 2021.  Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/6119/pdf
Câmara dos Deputados. Subemenda substitutiva ao Projeto de Lei nº 21, de 2021. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra codteor=2082282&filename=SSP+1+%3D%3E+PL+21/2020 .   
 
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

André Gualtieri de Oliveira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7934867105236669
Minicurriculo: Doutor em Filosofia do Direito pela PUC-SP. Mestre em Filosofia do Direito pela USP. Eticista de inteligência artificial. Advogado. CEO e fundador da Technoethics - Escola de Ética da Tecnologia. Professor na Pós-Graduação em Direito Digital e em Proteção de Dados na Universidade Mackenzie-SP. Pesquisador e autor de publicações sobre inteligência artificial, big data e proteção de dados. Coordenador da Comissão de IA na Educação da International Association of Artificial Intelligence (I2AI). Membro da ForHumanity, comunidade internacional para confiabilidade da IA e sistemas autônomos. Coordenador de pesquisa do Grupo Ethics4AI do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP e Mackenzie).


JULIANA ABRUSIO FLORÊNCIO


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1847187277633756
Minicurriculo: Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Mestre em Sistema Jurídico Romanístico, Unificação do Direito e Direito da Integração pela Università degli Studi di Roma Tor Vergata (2006), com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (2008). Pós Graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Professora da Faculdade de Direito e docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora de Inovação e Tecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Diretora do Instituto Legal Grounds for Privacy Design (Instituto LGPD). Membro efetivo e Vice Presidente da Comissão de Comissão de Inteligência Artificial do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Coordenadora do Comitê de Direito Digital do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. Diretora do Departamento Jurídico DEJUR da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).


LARA ROCHA GARCIA GONCALVES


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2261897624350085
Minicurriculo: Doutora e Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana com foco em Inovação, Inteligência Artificial e Proteção de Dados. Especialista em Inovação e Empreendedorismo por Stanford Graduate School of Business (EUA). Professora e Advogada de Direito Digital, Inovação, Compliance e Proteção de Dados. Foi Gerente de Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein e liderou a área de produtos do Dr.Consulta. Data Protection Officer do Grupo Edenred.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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