Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8431 - Gestão da inovação e tendências globais no mercado de Seguros e Resseguros





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas e quintas-feiras)
Data de início: 09/11/2022
Data de término: 23/11/2022
ID 8431
 
Período: Dias 09/11/2022, 10/11/2022, 16/11/2022, 17/11/2022 e 23/11/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas e quintas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Direito de Seguro E Resseguro: Angélica Carlini
Docentes: Daniele Dabus, Bárbara Bassani, Danielle Djouki, Sheila Garcia, Anthony Novaes e Gustavo León.
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
O curso é recomendado para profissionais, graduados ou não, que buscam se atualizar com os temas técnicos mais relevantes no momento do mercado regulado de seguros e resseguros no Brasil, com um viés prático e teórico nos contratos de seguros e resseguros. Além disso, buscamos um ambiente voltado para o compartilhamento de conhecimento, de experiências profissionais e acadêmicas, com ênfase na expansão da rede de contato do discente.
 
Objetivos Específicos
Por meio de aulas teóricas com discussões práticas o discente terá a oportunidade de atualizar as competências técnicas do mercado de seguros e resseguros no Brasil voltado para atuação em consultorias, seguradoras, corretoras de seguros e resseguros, resseguradoras, escritórios de advocacia e demais players ao conhecer as novas estruturas regulatórias do mercado de seguros e resseguros brasileiro, produtos relevantes, novos stakeholders, bem como a análise dos principais aspectos jurídicos do contrato de seguros e resseguros com base em doutrina, legislação e regulamentação.
 
Ementa
1.Insurtechs
2.Novas regulamentações
3.Regulação de sinistros e data analytics
4.Tendência no Resseguro
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1. Insurtechs
Data 09/11 - Professora Daniele Dabus
 
Aula 2. Novas regulamentações
Data 10/11 - Professora Bárbara Bassani
 
Aula 3. Tendência no Resseguro
Data 16/11 -  Professor Gustavo León
 
Aula 4. Legal Design para Seguros
Data 17/11 - Professor Anthony Novaes
 
Aula 05. Regulação de sinistros e data analytics
Data 23/11 - Professoras Danielle Djouki e Sheila Garcia
 
 
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

ANTHONY CHARLES DE NOVAES DA SILVA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2358549268233389
Minicurriculo: Advogado graduado e Mestrando em Linguística pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em direito de seguros pela Escola de Negócios e Seguros (ENS) e em Digital Business pela Universidade de São Paulo (USP/Esalq). Legal Design Expert Practitioner pela Legal Creatives. Pesquisador acadêmico e palestrante internacional, é professor convidado em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e América Latina. Autor de artigos e coautor de livros nacionais e internacionais sobre direito, seguros e inovação, incluindo o primeiro livro sobre Legal Design em espanhol (Legal Design: la clave para disrumpir la profesión, los negocios y el sector público, Thomson Reuters Aranzadi, Espanha, 2022). Pesquisador colaborador do Observatorio de Lenguaje Claro de la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires (OLC/UBA) e do Center for Artificial Intelligence (C4AI – USP/IBM/FAPESP). Dentre outros, é membro do Berkeley Center on Comparative Equality and Anti-Discrimination Law (BCCE), da Plain Language Association International (PLAIN) e do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS).


Bárbara Bassani de Souza


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6898427353302336
Minicurriculo: Sócia na área de Seguros e Resseguros de TozziniFreire Advogados. Doutora e Mestra em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de dez anos de atuação no setor de seguros, assessora clientes em questões regulatórias SUSEP, contencioso administrativo SUSEP e contencioso estratégico. Frequentemente, ministra aulas e workshops para seguradoras e resseguradores, sendo também professora em instituições de ensino superior, como ENS e Ibmec. Membro da AIDA Brasil. Autora de diversos artigos e livros, com destaque para Seguros: Beneficiários e suas Implicações (2016); As Polêmicas que Permeiam o Seguro de Responsabilidade Civil e a Busca por uma Solução (2019), ambos publicados pela Editora Roncarati.


DANIELE DABUS


Minicurriculo: Daniele Dabus é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-Graduada na ENS em Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro e Especialista em ESG pela FGV. Atualmente é Head de Legal & Compliance da Darwin Seguros, uma insurtech autorizada pela SUSEP a operar como seguradora digital. Já atuou como Legal Counsel da Swiss Re Corporate Solutions para o Brasil e América Latina e foi Advogada da prática de Seguros e Resseguros do Mattos Filho Advogados. Com atuação focada hoje no desenvolvimento de um ecossistema de inovação junto ao crescimento das insurtechs no Brasil, possui experiência há mais de 12 anos em aspectos regulatórios, societários, contratuais, operacionais e de compliance para seguradoras, resseguradores, corretores de (res)seguros e distribuidores de seguros, brasileiros e estrangeiros.


DANIELLE DJOUKI


Minicurriculo: 26 anos de experiência no mercado de seguros. Diretora Jurídica e de Compliance na Fairfax Brasil Seguros Corporativos S/A; foi Superintendente Jurídica no Banco Santander Brasil S/A; foi coordenadora de sinistros de grandes riscos na Itaú Seguros S/A. MBA em Gestão Empresarial pela FGV/SP; MBA extensão internacional em Stanford University – Inovação e Intersecção entre Pessoas e Tecnologia da Informação; pós-graduada em Direito das Relações de Consumo pela PUC/SP; pós-graduada em Direito Empresarial pela FMU; curso de extensão em Compliance e Neurobusiness pela FGV/SP; curso em ESG pelo IBGC.


GUSTAVO AMADO LEON


link lattes: http://lattes.cnpq.br/8477200399308938
Minicurriculo: ustavo Amado León é Doutorando na PUC-SP em Direito Internacional. Professor assistente em Direito Internacional e Direito Comercial na Puc-SP com o Professor Doutor Antonio Márcio da Cunha Guimarães desde 2014. Professor de Direito Civil, Previdenciário e Empresarial nos cursos de Pós Graduação da UNASP. Professor convidado da FGV em Seguros e Resseguros. Professor da Escola Nacional de Seguros em cursos relacionados ao Direito de Seguros e Resseguros. Mestre em Direito Internacional pela PUC-SP. Pós-Graduado na ENS em Gestão Jurídica de Seguros e Resseguros. LLC em Direito Empresarial no Insper. Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Saint Paul. Especialista em Governança, Compliance e Riscos pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é Head do Jurídico da resseguradora Swiss Re no Brasil e Cone Sul. Já atuou como gerente de sinistros na Chubb Seguros em Surety, Financial Lines, Casualty e Ações Judiciais. Foi estagiário e advogado do escritório Mattos Filho em Seguros e Resseguros. Presidente da Comissão Jurídica da Fenaber. Membro da Aida Brasil. Participante da Comissão Jurídica de Direito de Seguros e Resseguros da OAB-SP e Comissão Jurídica da SwissCam. Membro do Comitê de Diversidade e Inclusão da Swiss Re. Fluente em inglês e espanhol. Francês e italiano intermediário. Alemão básico. Trabalho há mais de 10 anos no mercado de seguros e resseguros, interagindo com as seguradoras, resseguradoras, corretores e demais stakeholders que atuam, especialmente no Brasil, América Latina e empresas internacionais. Experiência em aspectos regulatórios de seguro e resseguro, fornecendo suporte regulatório sobre fusões e aquisições e operações de reestruturação societária no Brasil e América Latina, estruturação e negociação de contratos de seguros e resseguros, aconselhamento e defesa de clientes perante a SUSEP, experiência com ressegurador local, admitido e eventual. Experiência com regulação de sinistros e contencioso de seguros e resseguros, inclusive arbitragem, além de preparação e adequação das condições gerais de seguro e elaboração de contratos de resseguro aderente aos usos e costumes internacionais.


SHEILA GARCIA


Minicurriculo: Diretora Executiva de Sinistros, Consultorias, Business Excellence, Data &Analytics Líder Voluntária do Comitê de Diversidade e Inclusão Diretora Voluntária do Instituto Aon Aon Brasil Engenheira Mecânica Mãe da Alice




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL