Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8402 - 5 Anos de Reforma Trabalhista





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira)
Data de início: 24/10/2022
Data de término: 28/10/2022
 
ID 8402

 

Período: Dias 24/10/2022, 25/10/2022, 26/10/2022, 27/10/2022 e 28/10/2022
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira)
Coordenador do Núcleo de Direito do Trabalho: Ricardo Guimarães
Professores: Viviane Vidigal, Renata Falavina, Súllivan Pereira, Gabriela Sepulveda, Victória Vilas Boas.
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Proporcionar uma visão ampla da Reforma Trabalhista após 5 anos de vigência e suas formas de enfrentamento.
 
Objetivos Específicos
Apresentar o panorama geral dos impactos da Reforma Trabalhista, incialmente os impactos sociais, depois econômicos e por fim, os jurídicos, abordando os principais temas modificados em 2017 e modulados e/ou ratificados pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Ementa
O curso terá abordagem interdisciplinar. O primeiro bloco tratará sobre a sociologia e economia do trabalho, enquanto o segundo bloco do curso abordará as questões jurídicas que permeiam o debate. Para além da teoria, será apresentado o panorama geral dos impactos jurídicos da Reforma Trabalhista e os principais casos modulados e/ou ratificados pelo Supremo Tribunal Federal.
 
Conteúdo Programático
 
Bloco 1-ReformaTrabalhista: contribuições críticas
 
Aula 1 - Dia 24/10
Sociologia do trabalho
Capital X Trabalho
Organização do trabalho
Racionalidade Neoliberal
Precarização Social do Trabalho
Avanços da flexibilização do trabalho.
Professora Viviane Vidigal
 
Aula 2 - Dia 25/10
Formas de Contratação Precárias
Mercado de trabalho
Mudanças nas correlações de força
Regulações
Flexibilização da jornada de trabalho
Rebaixamento da remuneração
Consequências.
Professoras Victória Vilas Boas e Súllivan Pereira
 
Bloco 2 –Reforma Trabalhista: impactos e repercussões jurídicas
 
Aula 3 -Dia 26/10
Fragilização sindical e Saúde e segurança do trabalho
Regulações
Consequências
Imposto Sindical
Professoras Súllivan Pereira e Renata Falavina
 
Aula 4 -  Dia 27/10
Limitação do acesso à Justiça do Trabalho e limitação do poder da Justiça do Trabalho
Enfrentamento Supremo Tribunal Federal
Fragilização das Instituições Públicas.
Professoras Súllivan Pereira e Gabriela Sepulveda
 
Aula 5 -Dia 28/10
Reforma Trabalhista na Prática
Jurisprudência
Estudo de Casos
Questões controvertidas
Pedidos trabalhistas.
Professora Viviane Vidigal
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DUTRA,RenataQueiroz; MACHADO, Sidnei (Org.). O Supremo e a Reforma trabalhista: a construção jurisprudencial da reforma trabalhista de 2017 pelo Supremo Tribunal Federal. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2021,p. 195-218.GALVÃO, Andréia [et al.]. Dossiê Reforma Trabalhista (em construção). Campinas: UNICAMP/CESIT/IE, 2017.JORNADADE DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO, 2., 2017. Enunciados aprovados na 2ª Jornada de Direito Material e Processual do Trabalho da Anamatra.Brasília: Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, 2017. Disponível em: http://www.jornadanacional.com.br/listagem-enunciados-aprovados-vis2.asp?ComissaoSel=6. Acesso em: 05 mai. 2020.KREIN, José Dari; TEIXEIRA, Marilane Oliveira; MANZANO, Marcelo; LEMOS, Patrícia Rocha (org.). O Trabalho pós-reforma trabalhista (2017). São Paulo: CESIT, 2021.  MAIOR, Jorge Luiz Souto. Impactos do golpe trabalhista (a Lei n. 11.467/17). 2017. Disponível em: http://www.jorgesoutomaior.com/blog/impactos-do-golpetrabalhista-a-lei-n-1346717. Acesso em: 12 set. 2017.KREIN, José Dari; VÉRAS DE OLIVEIRA, Roberto; FILGUEIRAS, Vitor Araújo (org.). Reforma trabalhista no Brasil: promessas e realidade.Campinas: Curt Nimuendajú, 2019. p. 81-154. Disponível em: https://www.cesit.net.br/wp-content/uploads/2019/09/Livro-REMIR-v-site.pdf. Acesso em: 27 jun. 2020.TEIXEIRA, Marilane Oliveira et al.Contribuição crítica à reforma trabalhista. São Paulo: UNICAMP, 2017.

 

O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Gabriela Sepúlveda Sobrinho


Minicurriculo: Dra. Gabriela Sepúlveda Sócia do Borges e Sepúlveda Advocacia e Consultoria. Bacharela em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Advogada. Professora de Direito e Processo do Trabalho. Mestranda pela UFBA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Transformações no Trabalho, Democracia e Proteção Social (CNPq/UFBA). Membro do Grupo Caminhos do Trabalho (UFBA). Membro do Young Scholars Section Brasil. Cofundadora do instagram jurídico @dizai.dra


RENATA FALAVINA CARDOSO DE OLIVEIRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7539223853752223
Minicurriculo: Advogada e Professora de Direito e de Sociologia do Trabalho. Mestranda em Sociologia (Unicamp). Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola Paulista de Direito. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Integra o Grupo de Pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses (Unicamp) e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação e Classes Sociais (Unifesp). Contato: renatafalavi-na.adv@gmail.com


SÚLLIVAN DOS SANTOS PEREIRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0190174078122673
Minicurriculo: Súllivan Pereira Doutoranda em Sociologia (Unicamp). Mestra em Direitos Fundamentais, Cultura e Relações Sociais (PPGD/UFBA). Graduada em Direito (UFBA). Integrante dos Grupos de pesquisa: Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (FD-UFBA), Reformas Trabalhistas na América Latina (CLACSO), Trabalho, Trabalhadores(as) e Reprodução Social (CRH/UFBA), Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp), da Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir) e do GT Mundos do Trabalho (Cesit/Unicamp). Advogada. Contato: sullivanpereira8@hotmail.com.


VICTÓRIA VICTOR VILAS BOAS DA SILVA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0942649206172769
Minicurriculo: Mestranda em Sociologia pela Unicamp. Graduada em Ciências Sociais pela UFBA. Pesquisadora do projeto Caminhos do Trabalho: tendências, dinâmicas e interfaces, do local ao global (UFBA-MPT). Integrante dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC/UFBA); Trabalho, Trabalhadores(as) e Reprodução Social (CRH/UFBA); Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp); GT Mundos do Trabalho (Cesit/Unicamp); e Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (REMIR). Associada ao Instituto Trabalho Decente. Contato: victoria.vbs@hotmail.com.


VIVIANE VIDIGAL DE CASTRO


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2050929814439150
Minicurriculo: Doutoranda em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Especialista em Direito do Trabalho (NTC, 2011) e Especialista em Direito Penal. Suas principais áreas de atuação são Direito do Trabalho e Sociologia do Trabalho. É integrante do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses sob a coordenação do prof. Ricardo Antunes. Integrante do grupo de pesquisa Trabalho e Capital sob a coordenação do prof. Jorge Souto Maior. Integrante do núcleo de estudos " O Trabalho Além do Direito do Trabalho", Faculdade de Direito da USP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL