8360 - Ação de cobrança e superendividamento - EAJ OAB-SP (Curso Livre)
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 10 Aulas.
Carga horaria: 02 Horas.
Período: O curso ficará disponível no período de 365 dias para visualização após o pedido computado.
Data de início: 19/10/2022
Data de término: 31/12/2024
ID 8360
Em caso de dúvidas sobre compra ou acesso às aulas, verifique o manual:
Para fazer a inscrição, siga os passos abaixo:
1º Clique em: INSCREVA-SE
2º Clique em: BOLETO
3º Clique em: Á VISTA R$ 0,00
4º Clique em: FINALIZAR COMPRA
Para acessar o curso:
(Na parte direita superior)
2º Clique em: ASSISTA AGORA
3º Clique em: SÍMBOLO DE PLAY
(Do curso desejado)
mais dúvidas, clique no link abaixo.
A ESA/SP confere o certificado de participação do curso.
Ação de cobrança e superendividamento
Professores: Alvimar Virgílio de Almeida, Daniela Soares
Objetivo Geral
Propiciar aos profissionais, especialmente os que atuam no convênio DPSP/OABSP, elementos práticos e teóricos relativos às defesas em ações de cobrança e a efetiva proteção do consumidor superendividado, nos termos da lei 14.181/2021, que alterou o CDC
Objetivos Específicos
Abordar o panorama geral das ações judiciais de cobrança, seus fundamentos e formas de defesa, com ênfase prática na elaboração de contestação em defesa do consumidor demandado, dando-se ênfase aos principais pontos de defesa, especialmente à luz dos princípios e regras previstos no CDC. No tema superendividamento, visa-se fornecer elementos para a proteção do consumidor que se enquadre nesta situação prevista pela novel lei 14.181/2021, fornecendo a estrutura de uma petição inicial-modelo para repactuação de dívidas, requerimento para audiência conciliatória, bem como a elaboração e apresentação de plano de pagamento em até 5 anos em favor do consumidor superendividado.
Ementa
-
Prática Cível. Aspectos práticos e teóricos. Defesa do consumidor. Características da ação de cobrança. Principais alegações da defesa (contestação). Superendividamento. Petição de repactuação de dívidas. Fase conciliatória e instauração de processo por superendividamento. Formulação e apresentação de plano de pagamento. - Alvimar Virgílio de Almeida
-
Novos princípios incorporados ao Código de Defesa do Consumidor. Instrumentos para a execução da prevenção e tratamento do superendividamento. Novos direitos básicos incorporados ao CDC. Análise do mínimo existencial. Definição legal de superendividamento e análise de seus elementos. Análise do Decreto nº.11.150/2022. Âmbito de aplicação da lei. Análise das soluções de prevenção do superendividamento. Análise das soluções de tratamento do superendividamento. Processo de repactuação de dívidas. Fase pré-processual e para judicial do processo de repactuação de dívidas. Suspensão ou extinção das ações de cobrança, ações de execução ou de revisional em curso. Processo por superendividamento. Processo por superendividamento para revisão e integração dos contratos e repactuação de dívidas. Plano judicial compulsório. (In)compatibilidade do procedimento previsto na Lei do Superendividamento com o rito dos Juizados Especiais Cíveis. - Daniela Soares
Conteúdo Programático
1. Ação de cobrança (diferenças com execução e ação monitória).
2. Formas de defesa em ações de cobrança 2.1 Contestação (diferenças com impugnação ao cumprimento de sentença e embargos monitórios); 2.2 Principais alegações: 2.2.1 Defesas processuais; 2.2.2 Defesas Meritórias.
3. Superendividamento. 3.1 Principais novidades da Lei 14.181/2021; 3.2 Aspectos práticos: 3.2.1 – Reconhecimento da situação de superendividamento; 3.2.2 – Ação de Repactuação de dívidas (montando a petição inicial); 3.2.3 – Fase conciliatória; 3.2.4 – Formulação e apresentação de plano de pagamento; 3.2.5 – Instauração de processo por superendividamento.
Atenção: O curso foi gravado em setembro de 2022.
Para fins de certificação do curso, é necessário que o (a) aluno (a) respondam o questionário que está disponível na área do aluno.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.