Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8300 - Advocacia criminal para mulheres





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 13/09/2022
Data de término: 27/09/2022
ID 8300
 
Período: Dias 13/09/2022, 15/09/2022, 20/09/2022, 22/09/2022 e 27/09/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Violência Doméstica e Gênero: Bruna Soares Angotti Batista de Andrade
Professoras: Thayná Yaredy, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, Beatriz de Santana Prates, Bruna Angotti e Amanda Scalisse Silva
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Capacitação em advocacia criminal para mulheres.
 
Objetivos Específicos
Estudar a construção histórica e legislativa da proteção aos direitos das mulheres no âmbito criminal; conhecer os mecanismos processuais existentes para a proteção das vítimas de violência doméstica e de gênero durante o processo; capacitação para atuação nas fases de investigação e processual; estudo de questões de gênero relacionadas à acusação de mulheres pelo cometimento de crimes.
 
Ementa
A violência de gênero é uma questão complexa e multidisciplinar, de forma que as/os profissionais que atuam na defesa dos direitos das mulheres precisam recorrer a diversos institutos jurídicos e meios processuais para proteger as vítimas. Considerando esse cenário e pensando em profissionais que desejam atender com excelência e integralmente as mulheres em suas demandas jurídicas, o presente curso trabalhará os aspectos teóricos e práticos dos direitos das mulheres e sua proteção no âmbito criminal. O corpo docente é composto por advogadas altamente especializadas e que atuam na advocacia para mulheres, o que garantirá às/aos alunas/os não somente o estudo da base teórica necessária, mas também, e principalmente, o conhecimento e a discussão de questões práticas enfrentadas no cotidiano jurídico.
 
Conteúdo Programático
Aula 01 – Dia 13/09/2022 – Professora Thayná Yaredy
A proteção das vítimas durante a investigação e o processo: medidas protetivas de urgência e Lei Mariana Ferrer (n. 12.245/2021);
 
 
Aula 02 – Dia 15/09/2022 – Professora Mariângela Gama de Magalhães Gomes
Competência e rito processual em ações penais que apuram crimes cometidos contra mulheres e a força probatória da palavra da vítima;
 
 
Aula 03 – Dia 20/09/2022 – Professora Beatriz de Santana Prates
O direito criminal como meio de proteção da mulher vítima de violência doméstica e familiar: formas de violência e principais tipos penais;
 
Aula 04 – Dia 22/09/2022 – Professora Amanda Scalisse Silva
Atuação como assistente à acusação: a defesa dos interesses da vítima desde o inquérito policial até os recursos.
 
 
Aula 05 – Dia 27/09/2022 - Professora Bruna Angotti
A mulher no banco dos réus: como trabalhar a questão de gênero na defesa criminal;
 
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

AMANDA SCALISSE SILVA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/4574471707770684
Minicurriculo: Advogada. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018-2019). Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017). Professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processual Penal da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nas modalidades presencial e ensino à distância (EaD).


BEATRIZ DE SANTANA PRATES


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0260850578382486
Minicurriculo: Mestrado no programa de Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022). Possui graduação em Direito pela mesma instituiçao (2016) e especialização em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC/UNINTER (2020). Atualmente é Professora na Pós-Graduação da EDEPE e Coordenadora Chefe do Grupo de Estudos Avançados de Criminologia (GEA) do IBCCRIM-SP.


BRUNA SOARES ANGOTTI BATISTA DE ANDRADE


link lattes: http://lattes.cnpq.br/8603643176601434
Minicurriculo: É Graduada em Direito, Mestra e Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e Graduada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Possui reconhecida atuação nas temáticas de violação de Direitos Humanos. Foi uma das impetrantes do Habeas Corpus n.º 143.641, que modulou o entendimento do STF a respeito da concessão de ordens coletivas para a proteção de direitos fundamentais. Trabalha, há quinze anos, no combate e prevenção à violência contra a mulher, tendo coordenado o curso “Maria, Marias”, focado na formação de profissionais para o atendimento de vítimas da violência doméstica e familiar. É Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Coordenadora de Cursos no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Coordenadora do Núcleo de Violência de Gênero da Escola Superior de Advocacia da Ordem de Advogados de São Paulo (ESA-SP).


MARIÂNGELA GAMA DE MAGALHÃES GOMES


link lattes: http://lattes.cnpq.br/3947343031940789
Minicurriculo: Mestre, Doutora e Livre-Docente em Direito Penal pela USP Professora Associada de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP Pesquisadora visitante na Universidade de Coimbra e na Universidade de Florença Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) Vice-Presidente do Grupo Brasileiro da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP)


Thayná Jesuina França Yaredy


link lattes: http://lattes.cnpq.br/5768523033672812
Minicurriculo: Mestre em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Direito pelo Instituto Educacional do Estado de São Paulo (2014). Foi coordenadora adjunta do Grupo de Estudos de Ciências Criminais e Direitos Humanos e do Laboratório de Ciências Criminais - Iniciação Científica do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e professor tutor - Damásio Educacional. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminologia, Direito penal econômico, Direito e Direitos humanos.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL