Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8261 - Redes Sociais e Direito





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça, quarta e sexta-feira)
Data de início: 12/09/2022
Data de término: 16/09/2022
ID 8261
 
Período: Dias 12/09/2022, 13/09/2022, 14/09/2022 e 16/09/2022
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segunda, terça, quarta e sexta-feira)
Coordenadora do Núcleo de Direito Digital: Juliana Abrusio Florêncio
Professores: Viviane Vidigal e Oscar Krost
 
Objetivo Geral
Este curso visa debruçar sobre a base legal mais genérica prevista na Lei Geral de Compreender a realidade fática-jurídica das redes sociais.
Objetivos Específicos
Apresentar a evolução das redes sociais e seu impacto nas relações humanas e trabalhistas; Compreender as regulações acerca das redes sociais; Pensar a prática jurídica das redes sociais. 
Ementa
O curso abordará a temática das redes sociais. Em um primeiro momento, trará a contextualização das redes sociais: histórico, conceitos e espécies de redes sociais. Em um segundo momento, as regulações das redes sociais. Para então focar em questões práticas, na jurisprudência e nos estudos de casos.
 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 - Dia 13/09/2022 – Professora Viviane Vidigal
Contextualização das redes sociais: histórico, conceitos e redes sociais em espécie ( facebook, instagram, twitter, tik tok, entre outras)
 
Aula 2 – Dia 15/09/2022 – Pofessora Viviane Vidigal
Regulações das redes sociais
 
Aula 3 – Dia 21/09/2022 – Professor Oscar Krost
Redes Sociais e Direito do Trabalho
 
Aula 4 – Dia 22/09/2022 – Professor Oscar Krost
Estudo de casos e precedentes (redes sociais como critério de admissão de emprego; redes sociais e horas extras; redes sociais e contradita de testemunha; assédios através das redes; justa causa e rede social, entre outros)
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 21. ed. Rio de Janeiro: Paz s Terra, 2013. v. 1: A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura.
 
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
 
SRNICEK, N. Platform Capitalism. London: Polity, 2016.
 
VIDIGAL, V.; KROST, O. ; ESTRADA, M. (Org.) . Direito, Tecnologia e Trabalho. 1. ed. Mizuno, 2022.
 
VIDIGAL, V.; KROST, O.  (Org.) . Mais Direito, Tecnologia e Trabalho. 1. ed. Mizuno, 2022.
 
ZUBOFF, S. Big other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de
informação. In: BRUNO, F. et al. (Org.) Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da
margem. São Paulo: Boitempo, 2018.
_______. The Age of Surveillance Capitalism. London: Profile Books, 2019.
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Oscar Krost


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1551852244958045
Minicurriculo: Juiz do Trabalho (TRT12), Professor, Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/FURB), Diplomado em nível superior em Relaciones del Trabajo y Sindicalismo pela Facultad Latinoamericana de Ciéncias Sociales (FLACSO/Argentina), membro-fundador do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (IPEATRA), investigador do Núcleo de Pesquisa o Trabalho além do Direito do Trabalho (NTADT/USP), integrante do Comitê Editorial da Revista do TRT12, Parecerista de periódicos jurídicos, colaborador de sites e revistas de Direito e de Processo do Trabalho e autor do blog https://direitodotrabalhocritico.com/


VIVIANE VIDIGAL DE CASTRO


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2050929814439150
Minicurriculo: Doutoranda em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Especialista em Direito do Trabalho (NTC, 2011) e Especialista em Direito Penal. Suas principais áreas de atuação são Direito do Trabalho e Sociologia do Trabalho. É integrante do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses sob a coordenação do prof. Ricardo Antunes. Integrante do grupo de pesquisa Trabalho e Capital sob a coordenação do prof. Jorge Souto Maior. Integrante do núcleo de estudos " O Trabalho Além do Direito do Trabalho", Faculdade de Direito da USP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL