Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

Catedra Sociologia Juridica - 8260 - O ensino do direito e as profissões jurídicas





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 7 Aulas.
Carga horaria: 21 Horas.
Período: O curso ficará disponível no período de 30 dias para visualização após o pedido computado.
Data de início: 12/08/2022
Data de término: 31/10/2022
ID 8260
 
 A ESA/SP confere o certificado de participação do curso. 
 
Professor Coordenador: José Eduardo Campos de Oliveira Faria
Professora Assistente: Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra
 
 
CÁTEDRA SOCIOLOGIA JURÍDICA
ESA – OAB/SP


 
 
 
Aula 1 – Formação histórica do ensino do direito no Brasil
 
Texto: Aurélio Venâncio Filho, “Das Arcadas ao bacharelismo”, São Paulo, Perspectiva, 1979.
 
Aula 2 - O ensino do direito no século 20: a perda da inocência
 
Texto: José Eduardo Faria, A função social da dogmática jurídica e a crise do ensino jurídico, in “Baú de Ossos de um Sociólogo do Direito”, Curitiba, Juruá, 2018.
 
Aula 3 – O direito como um saber de especialistas: soberania, poder e autoridade
 
Texto: Anthony Kronman, “Max Weber”, São Paulo, Elvieser/Campus, 2009, capítulos 4, 6 e 8.
 
Aula 4 – O direito como transmissão de paradigma
 
Texto: Eliane Junqueira, “Faculdades de direito ou fábricas de Ilusões”, Instituto Direito e Sociedade, Letra Capital, 1999.
 
Aula 5 – O mercado de trabalho dos profissionais de direito
 
Texto: José Garcez Ghirardi, “O mercado da advocacia em um mundo em transformação”, disponível em https://vlex.com.br/vid/mercado-da-advocacia-em-553367142 e Richard Susskind, “Tomorrow’s, Oxford, Oxford University Pressm 2017, pp. 25-42 e 133-145.
 
Aula 6 – Estado da Arte da Sociologia das Profissões Jurídicas no Brasil (Profa. Raíssa Musarra)
 
Texto: Globalizing Processes for São Paulo Attorneys: Gender Stratification in Law Firms and Law-Related Businesses. Maria da Gloria Bonelli e Camila de Pieri Benedito In: Cunha, Luciana; Gabbay, Daniela; Ghirardi, José; Trubek, David; Wilkins, David. (Org.). The Brazilian Legal Profession in the Age of Globalization. 1ed.Cambridge: Cambridge University Press, 2018, v. 1, p. 159-180.
 
Aula 07 - "Estado da Arte da Sociologia das Profissões Jurídicas no Brasil"
 
Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Profª Raíssa Musarra pelo e-mail: prof.raissa.musarra@academy.esaoabsp.edu.br

PROFESSORES-CONVIDADOS:

José Eduardo Campos de Oliveira Faria


Minicurriculo: Professor titular da USP, onde se graduou, fez mestrado e doutorado. Fulbright Visinting Scholar da Wisconsin Universityu. Professor da FGV (programa GVlaw). Membro do conselho editorial de diversas revistas. 27 livros publicados no país e no exterior. Um dos ganhadores do prêmio Jabuti de 1972. Ganhador do Prêmio Esso de jornalismo Econômico em 1976 e de Jornalismo, em 1974. Ganhador do prêmio melhor orientador em ciências da USP, 1992.


RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES MUSARRA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0160463295876636
Minicurriculo: Pós-doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. É Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit". Gestora de projetos e pesquisadora do Instituto Norberto Bobbio e pesquisadora do Programa de Aperfeiçoamento Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Advogada, atuou como Pesquisadora da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (ESAOAB/SP, entre 2020 e 2022). Pós-graduada em Direito Público com Mestrado em andamento no núcleo de Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Desenvolve pesquisas sobre Ação Pública (Políticas Públicas), Tecnologias de Mitigação de Mudanças Climáticas, Transição Energética, Participação Pública e Meio Ambiente (Meio Ambiente Natural, Construído, Cultural e do Trabalho), Justiça Ambiental, Climática e da Energia e em Sociologia das Profissões, Sociologia do Direito e Métodos Empíricos em Pesquisas no Direito.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL