Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8223 - Saúde Mental e o exercício da advocacia: um olhar psicanalítico sobre o trabalho jurídico





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas-feiras)
Data de início: 14/09/2022
Data de término: 21/09/2022
ID 8223
 
Período: Dias 14/09/2022 e 21/09/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas-feiras)
Coordenador do Núcleo de Advocacia Pública: Ricardo Ferrari Nogueira
Professores: Maya Lisboa e Otávio Augusto Moreira D'Elia
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Promover a ampliação do debate sobre a necessidade de mais atenção e de cuidados com a nossa saúde mental no exercício da advocacia.
 
Objetivos Específicos
Trazer conhecimento sobre questões técnicas e sociológicas do funcionamento mental, através de um olhar psicanalítico, reduzindo o estigma que essas questões carregam em nosso meio e promovendo conscientização.
 
Ementa
Do que se fala quando se fala em saúde mental. Cuidados individuais e coletivos com a saúde mental. Conceitos básicos de Psicanálise. Diferença entre Psicanálise, Psicologia e Psiquiatria. Freud: o início. Determinismo psíquico. Inconsciente. Aparelho psíquico. “O Mal-estar na Civilização”. Alguns temas de Psicopatologia do Trabalho.
 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 - Dia 14/09/2022 – Professora Maya Lisboa
Apresentação geral da psicanálise
 
Aula 2 - Dia 21/09/2022 - Professor Otávio Augusto Moreira D'Elia
A psicopatologia do Trabalho
 
Obs: Ambos estarão nos dois encontros.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
“Noções Básicas de Psicanálise” – Charles Brenner
“O Mal-estar na Civilização” – Sigmund Freud
“O Futuro de uma Ilusão” – Sigmund Freud
“A Loucura do Trabalho” – Christophe Dejours
“Freud – Uma Vida Para Nosso Tempo” – Peter Gay
“Talvez Você Deva Conversar com Alguém” – Lori Gottlieb
“A Vida em Análise” – Stephen Grosz
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

MAYA LISBOA CUNHA E SILVA


Minicurriculo: Bacharel em Direito pela UFMG em 2005. Membro da OAB/MG desde 2006. Procuradora da Fazenda Nacional desde 2010. Psicanalista clínica desde 2014.


OTÁVIO AUGUSTO MOREIRA D'ELIA


Minicurriculo: Direito (USP), Economia (USP), Filosofia (USP), Psicologia (UNIP), Psicanalista (Instituto Sedes Sapientiae - Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise), Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), Mediador Judicial e Extrajudicial (Instituto Mediativa).




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL