Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8193 - Direitos Humanos como Instrumento de Concretização do Direito Do Trabalho. Estudo de Casos





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 10:00 às 12:00 horas (segunds e terças-feiras)
Data de início: 29/08/2022
Data de término: 06/09/2022
ID 8193
 
Período: Dias 29/08/2022, 30/08/2022, 05/09/2022 e 06/09/2022 
Horário: Das 10:00 às 12:00 horas (segundas e terças-feiras)
Coordenador do Núcleo de Direito do Trabalho: Ricardo Pereira de Freitas Guimarães
Professoras: Carmela Dell´Isola e Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral
Demonstrar que o direito do trabalho tem contribuído para a promoção e manutenção da dignidade da pessoa humana.
 
Objetivos Específicos
Analisar, mediante estudo de casos, arcabouço jurídico nacional e internacional no âmbito dos Direitos Humanos e sua promoção à concretização da dignidade da pessoa humana decorrente das relações do trabalho.
 
Ementa
A tutela dos Direitos Humanos Trabalhistas; Princípios da Ordem Econômica. Capitalismo Humanista. Agenda 2030 da ONU; Flexibilização e outras formas de contratação.  Trabalho no contexto das novas tecnologias; Duração do Trabalho e o teletrabalho; Direito antidiscriminatório nas relações de trabalho.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 – Dia 29/08/2022 – Professora Carmela Dell ´Isola
A tutela dos Direitos Humanos Trabalhistas: Uma análise a partir dos Tratados e Convenções internacionais decorrentes e integração no ordenamento jurídico brasileiro.
 
Aula 2 – Dia 30/08/2022 – Professora Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro
Princípios da Ordem Econômica. Capitalismo Humanista. Agenda 2030 da ONU e compatibilização com o Direito Empresarial. Flexibilização e outras formas de contratação. Contrato de trabalho intermitente e precarização do trabalho humano. Trabalho autônomo. “Pejotização”.
 
Aula 3 – Dia 05/09/2022 - Professora Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro
Trabalho no contexto das novas tecnologias. Inteligência artificial e subordinação por algoritmos. Novas formas de trabalho. Direito do Trabalho e plataformas digitais. Os sentidos da uberização.
 
Aula 4 – Dia 06/09/2022 - Professora Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro
Duração do Trabalho. Redução de jornada. Vigilância digital (Keyloggers e outras tecnologias). Mensagerias (whatsapp, telegrama, e-mails etc) como instrumentos de trabalho. Direito à desconexão. Teletrabalho no Brasil. MPV 1108/2022.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.
ALVARENGA, Rúbia Zanotelli de. O Direito do Trabalho como dimensão dos direitos humanos. São Paulo: LTr, 2009
BARZOTTO, Luciane Cardoso. Direitos humanos e trabalhadores. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
COMPARATO, Fábio Konder. A afirmação histórica dos direitos humanos. 7ª edição, São Paulo: Saraiva, 2010.
DALLARI, Dalmo de Abreu.  Direitos Humanos e Cidadania. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 2008.
DELGADO, Gabriela Neves. Direito fundamental ao trabalho digno. São Paulo: LTr, 2006.
FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Direitos humanos fundamentais. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
LUIZ, Marley Sidnei. Direito antidiscriminatório à luz da Constituição Federal. Uma construção teórica necessária. Dissertação de mestrado defendida na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: 2019.
PETERKE, Sven et alli. Manual prático de direitos humanos internacionais. Brasília: Escola Superior do Ministério Público da União, 2009.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo: Max Limonad, 1996.
PRAT, Elisabetta Palici di Suni. Intorno alle minoranze. Turim: G. Giappichelli Editore, 1999.
RIOS, Roger Raupp. Direito da Antidiscriminação. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
RIOS, Roger Raupp.  “O Direito da Antidiscriminação e a tensão entre o direito à diferença e o direito geral de igualdade”. Direitos Fundamentais e Justiça. PUCRS, PPG Mestrado e Doutorado, n. 18 (jan./mar. 2012), Porto Alegre, p. 169-177.
SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.
SILVA, Rodrigo. Discriminação múltipla como discriminação interseccional: o direito brasileiro e as intersecções de raça, gênero e classe. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu – Mestrado em Direito do Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, dezembro de 2013.
ZAVASCKI, Teori. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: RT, 2011.
RIOS, Roger Raupp. Direito da antidiscriminação: discriminação direta, indireta e ações afirmativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

CARMELA DELL ISOLA


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6216459128227065
Minicurriculo: Coordenadora do Núcleo - Direitos Humanos da ESASP; Comissão da Mulher Advogada OABSP. Pós-Doutora em Direitos Humanos, Salamanca/ES. Doutora (PUCSP) e Mestre (USP).


Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0904545583278950
Minicurriculo: Possui doutorado em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2006) e mestrado pela mesma universidade, em 2002. Atualmente é professora de prática trabalhista da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, local em que exerce, ainda, a função de coordenadora da disciplina de processo de trabalho no curso de especialização. É professora convidada da Escola Paulista de Direito e da Escola Paulista de Direito Social. É palestrante convidada pela Associação dos dos Advogados de São Paulo, pela Fundação Getúlio Vargas - SP (curso de especialização GV-Law), pela Ordem dos Advogados do Brasil Secção de São Paulo, EMATRA-RJ, UNITINS, Universidade Toledo de Araçatuba, UNISO, PUC/SP, dentre outras. Ministra aulas nos cursos preparatórios Robortella e Federal Concursos. Atua principalmente nos seguintes temas: processo do trabalho em geral, cooperativas de trabalho, criança e adolescente; co-gestão. É juíza do trabalho em São Paulo.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL