Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8170 - Planejamento Sucessório





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 16 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda, terças e quintas-feiras)
Data de início: 09/08/2022
Data de término: 05/09/2022
ID 8170
 
Período: Dias 09/08/2022, 11/08/2022, 16/08/2022, 18/08/2022, 23/08/2022, 30/08/2022, 01/09/2022 e 05/09/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda, terças e quintas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Direito Civil: Marcelo Truzzi Otero
Professores: João Ricardo Brandão Aguirre, Fabiana Domingues Cardoso, Claudia Stein, Andre Barros, Daniela Mucilo, Angélica Carlini e Gustavo Mônaco
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Analisar as mais variadas formas de planejar juridicamente a sucessão causa mortis, apresentando uma visão multidisciplinar do tema (reflexos societários, tributários, fiscais).  
 
Objetivos Específicos
Apresentar ao operador do direito uma visão geral e abrangente dos envolvendo os mais variados instrumentos para disciplinar a transmissão patrimonial em razão da morte, passando desde os modelos mais simples (doação/testamento), como aspectos mais complexos (trusts e holding familiares e governança coorporativa – modulo 2), analisando repercussões tributárias da sucessão (modulo 3).
 
Ementa
Abertura da sucessão. Ordem de vocação hereditária. Regime de bens e sucessão. Instrumentos para planejamento sucessório. Testamento, doação, previdência privada, seguro de vida. Sucessão de bens situados no Brasil e no Exterior. 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 - Sucessão em geral. Modos de suceder. Momento da abertura da sucessão e reflexos na sucessão e na tributação.
Professor Andre Barros
 
Aula 2 - Reflexos de regime de bens no direito sucessório. Pactuação, limites e cláusulas permitidas e proibidas no direito sucessório.
Professora Fabiana Domingues Cardoso
 
Aula 3 - Ordem de Vocação Hereditária e seus aspectos polêmicos.
Professora Claudia Stein
 
Aula 4 - Doação e partilha em vida. Cláusula de reversão. Doação e antecipação de herança. Dever de colacionar. Dispensa de colação.
Professor João Ricardo Brandão Aguirre
 
Aula 5 - Testamento como instrumento de planejamento sucessório. Cláusulas patrimoniais e existenciais em testamento. Limites da autonomia privada no testamento.
Professora Daniela Mucilo
 
Aula 6 - Previdência privada e seguro de vida.  Compreender os aspectos técnicos-atuariais dos contratos de seguro. Aplicação das normas de direito civil e regulatórias aos contratos de seguros de pessoas. Coberturas de morte, invalidez e acessórias relevantes para o planejamento sucessório. Estudo dos principais aspectos da previdência complementar aberta. Análise de aspectos práticos para contratação de seguros de pessoas, acidentes pessoais e previdência.
Professora Angélica Carlini
 
Aula 7 - Sucessões com elementos estrangeiros.
Professor Gustavo Ferraz de Campos Monaco
 
Aula 8 - Previdência privada e seguro de vida.  Compreender os aspectos técnicos-atuariais dos contratos de seguro. Aplicação das normas de direito civil e regulatórias aos contratos de seguros de pessoas. Coberturas de morte, invalidez e acessórias relevantes para o planejamento sucessório. Estudo dos principais aspectos da previdência complementar aberta. Análise de aspectos práticos para contratação de seguros de pessoas, acidentes pessoais e previdência.
Professora Angélica Carlini
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

ANDRE BORGES DE CARVALHO BARROS


Minicurriculo: Registrador de Imóveis. Mestre em Direito pela PUC/SP. Doutor em Direito pela Fadisp. Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor de Direito Civil, Direito Registral e Direito do Consumidor na Escola Paulista de Direito e no Curso Damásio.


ANGELICA LUCIA CARLINI


link lattes: : http://lattes.cnpq.br/0967639497243049
Minicurriculo: Pós-Doutorado em Direito Constitucional pela PUC - RS. Doutora em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie. Doutora em Educação pela PUC - São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Universidade Paulista - UNIP. Mestre em História Contemporânea pela PUC-SP. Graduada em Direito pela PUC-SP. Docente convidada do PPG Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Paulista - UNIP


Claudia Stein Vieira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1489287548970082
Minicurriculo: CLÁUDIA STEIN VIEIRA, advogada especializada em Direito deFamília e das Sucessões, área em que atua há 38 (trinta e oito) anos, sócia do escritório “STEIN, PINHEIRO E CAMPOS SOCIEDADE DE ADVOGADOS”; Mestre e Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo; Professora de Direito Civil no curso de Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito-EPD; co-autora das obras “Direito e Responsabilidade”, “A Outra Face do Judiciário”, “Direito Civil – Direito Patrimonial e Direito Existencial”, “Direito de Família”, todos sob coordenação de Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka; da obra “Separação, Divórcio, Partilhas e Inventário Extrajudiciais - Questionamentos sobre a Lei 11.441/2007”, sob a coordenação de Antônio Carlos Mathias Coltro e Mário Luiz Delgado; da obra “Impactos do novo CPC e do EPD no Direito Civil Brasileiro”, sob a coordenação de Marcos Ehrhardt Jr.; coordenadora, juntamente com Águida Arruda Barbosa; co-autora da obra “Transformações no Direito Privado nos 30 anos da Constituição – Estudos em homenagem a Luiz Edson Fachin”, sob a coordenação de Marcos Ehrhardt Júnior e Eroulths Cortiano Júnior; co-autora da obra “Coronavírus: impactos no Direito de Família e Sucessões”, sob a coordenação de Ana Luiza Maia Nevares, Marília Pedroso Xavier e Sílvia Felipe Marzagão.


Daniela de Carvalho Mucilo


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2482162566524599
Minicurriculo: Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1994); especialista em Direito de Família e Sucessões pelo Centro de Extensão Universitária (1998); mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica/SP (2002); Especialista em Direito Civil Comparado pela Scuola di Specializzazione di Camerino, Itália (2012); Diretora de relações acadêmicas do IBDFAM/SP. Docente da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito de Família e Sucessões da Faculdade de Direito do Sul de Minas-FDSM .


Fabiana Domingues Cardoso


Minicurriculo: Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP, sub-área Direito Civil. Advogada na área de Direito de Família e Sucessões, Civil e Arbitragem. Professora de prática civil na FADI-Faculdade de Direito de Sorocaba, SP. Diretora do IBDFAM-SP, Instituto Brasileiro de Direito de Família, Regional São Paulo. Membro da Comissão de estudos de Direito de Família e Sucessões do IASP-Instituto de Advogados de São Paulo. Autora de artigos e obras na área de Família e Sucessões. Palestrante em cursos jurídicos.


Gustavo Ferraz de Campos Monaco


link lattes: http://lattes.cnpq.br/5148897671777423
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (FDUSP - 2000), mestrado em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade de Coimbra (2003), doutorado (FDUSP- 2008) e livre-docência (FDUSP - 2013) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da USP (Doutor desde 2009; Associado desde 2013). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Privado, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da criança, filiação, guarda e adoção internacionais. Atualmente, desenvolve linha de pesquisa sobre coerência e completude do ordenamento, analisando seus reflexos no Direito Internacional Privado


João Ricardo Brandão Aguirre


Minicurriculo: Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, sob a orientação da Professora Titular Doutora Teresa Ancona Lopez, é mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) sob a orientação do Professor Doutor Francisco José Cahali, especialista em Direito Processual Civil pelo Centro de Extensão Universitária - CEU e graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é coordenador da pós-graduação em Direito de Família e Sucessões da Universidade Anhanguera Uniderp- MS. Coordenador dos cursos Jurídicos da Rede LFG. Vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo - IBDFAMSP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. Advogado.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL