Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8142 - Gestão de escritórios de advocacia





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quintas-feira)
Data de início: 06/09/2022
Data de término: 20/09/2022
ID 8142
 
Período: Dias 06/09/2022, 08/09/2022, 13/09/2022, 15/09/2022 e 20/09/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenadora do Núcleo Direito e Relações Interdisciplinares: Aguida Arruda Barbosa
Professores: Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet, "com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Introduzir o aluno a noções básicas de gestão de um escritório de advocacia, que tipicamente não estão no currículo da faculdade de direito, com a finalidade de dar rentabilidade e eficiência a prática jurídica do escritório.
 
Objetivos Específicos
- Saber traçar metas de curto, médio e longo prazo que estejam em alinhamento com os valores essenciais do escritório.
- Otimizar o uso do tempo do gestor e do advogado. 
- Saber desenvolver pessoas para um crescimento orgânico.
- Entregar técnicas para aumentar a carteira de clientes e perpetuar a instituição.
 
 
Ementa
O curso parte do pressuposto que o advogado geralmente não se dedica ao aprendizado / aperfeiçoamento de técnicas de gestão, hoje fundamentais para o crescimento de um escritório de advocacia. Para tanto, estudaremos as melhores práticas, a nível internacional, nas áreas-chave de gestão empresarial, que são: pessoas (equipe interna), clientes, procedimentos internos (incluindo rotinas jurídicas) e finanças. Tais áreas são tipicamente concatenadas dentro de um planejamento estratégico.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1
Elaboração de um planejamento estratégico: desenvolvimento da visão do escritório por meio da "Ideologia essencial" (valores e propósito) e "Futuro imaginado" (metas MEGAA de longo prazo: Grandes, Audaciosas e Arriscadas acompanhadas de uma "descrição vibrante".
Professor Marco Tullio Li Voti
 
Aula 2
Gestão de pessoas: noções de liderança, empoderamento das pessoas, cultivo de uma cultura interna, comunicação e relacionamentos.
Professores Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
 
Aula 3
Gestão de clientes: divisão de estratégias entre clientes atuais e potenciais; comunicação e fidelização para os atuais (incluindo saber educar o cliente em relação a disponibilidade dos advogados), e técnicas de produção e captação para o aumento da carteira, incluindo marketing jurídico e noções de uso do software jurídico aplicados na gestão do relacionamento com o cliente.
Professor Marco Tullio Li Voti
 
Aula 4
Gestão dos procedimentos internos: controle de prazos (duplo ou triplo) de forma institucional;  compromissos externos (audiência, reunião, serviço de atendimento ao cliente, etc); otimização de atividades repetitivas (tais como gestão de publicações e peças-padrão, comunicação como cliente)  por meio de planejamento, organização e tecnologia; agilidade na prestação de serviços para obter o sucesso do cliente.
Professora Flávia Rossi
 
Aula 5
Gestão financeira: como precificar serviços jurídicos, fazer cobrança (por hora, êxito ou consulta) e remunerar os advogados.
Professores Marco Tullio Li Voti e Flávia Rossi
 
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

FLAVIA ROSSI


Minicurriculo: Graduada pela Universidade de Ribeirão Preto, especialista em Direito Previdenciário pela Escola Paulista de Direito. Fundadora do Flavia Rossi Advocacia, com experiência de 20 anos na advoca-cia. Empreendedora nata, com foco em gestão de pessoas e processos internos, palestrante, pro-fessora e orientadora de jovens advogados.


Marco Tullio Li Voti


Minicurriculo: MBA com especialização em Marketing - University of Houston Estados Unidos; Mestre em Direito Comercial Internacional - Aberdeen University / Reino Unido; Domínio na utilização e treinamento de Vendedores em softwares de CRM (Salesforce em particular); Experiência Internacional: desenvolveu revendas em 40 países por 20 anos em empresas líderes como JF, Storti, Vermeer, Casale e CLAAS.Ampla experiência na elaboração e implementação do planejamento estratégico de marketing e vendas. V-Lead: Curso de graduação em Liderança, Vermeer University, Pella, IO, EUA, 2013 Líder do Futuro, Curso Formação em Liderança, Crescimentum, São Paulo, 2013. Construindo Resultados por meio da Liderança Genuína, Curso de formação em Liderança, AchieveGlobal, São Paulo, 2014 a 2015. Método Coaching Integral Sistêmico, FEBRACIS, São Paulo, julho 2019. Fluente em Inglês, Espanhol e Italiano.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL