Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8114 - O Direito no divã





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (terça e quarta-feira)
Data de início: 03/08/2022
Data de término: 04/08/2022
ID 8114
 
1 - Prezado aluno, esse é um Evento ESA/OABSP, transmitido ao vivo e gratuitamente pelo Youtube da ESA.
2 - Para acessá-lo é necessário fazer a inscrição no site clicando na opção "INSCREVA-SE".
3 - Os dados de acesso são enviados um dia antes do evento.
4 - A ESA/SP confere o certificado de participação.
 
Período: Dias 02/08/2022 e 03/08/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (terça e quarta-feira)
Professor: Jacob Pinheiro Goldberg
Participação: Dr. Flávio Tartuce e Dra. Adriana Galvão
 
 
 
      
 
 
Objetivos da Disciplina
Objetivos da Disciplina  Compreensão do papel da subjetividade no exercício da advocacia à partir do estudo individual e institucional nos jogos de interação do comportamento humano, nos parâmetros de doutrina e prática.
 
Objetivo Geral
Potencializar no trabalho do agente de Direito, a percepção auto analítica e sensorial da cena cientifica das “práxis” operacional: quem julga, quem defende, quem acusa, o “oculto” a ser percebido, do óbvio que se esconde no conflito e no acordo.
Menos Compulsão, mais atuação.
 
Objetivos Específicos
As aulas obedecerão ao conteúdo intertextualidade dos campos de Direito e Psicologia, com evidencia das transformações provocadas, principalmente pela pandemia, da Covid19, atingindo advogados e operadores da órbita do Poder Judiciário, inclusive nas implicações na saúde física e mental deste universo profissional.
 
Ementa
Comportamentos, estratégias e analises das transformações diante de conflitos legais e a realidade da morte e dos sistemas de saúde.
Vivências inéditas como o distanciamento social, uso de máscara, o pânico do contagio e sintomas persecutórios
 
Conteúdo Programático
 
1 – O limite do direito individual e a contradição do princípio da sobrevivência no mundo coletivo.
 
2 – O presencial e o virtual como exigência que perdura na fantasia.
 
3 – O “continuum” da covid19 alongada, a violência social exacerbada.
 
4 – A advocacia enquanto singularidade de percepção do real e a fantasia da ausência.
 
5 – A potência, impotência e inapetência no trato pessoal dos desafios das contendas jurídicas.
 
6 – Sociodrama em aulas através do material fornecido pelos participantes.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
Goldberg, Jacob Pinheiro - Cultura da Agressividade, ed. Landy 3ª edição 2001
 
Goldberg, Jacob Pinheiro - O Direito no Divã: Ética da Emoção, ed. Saraiva 2012
 
Goldberg, Jacob Pinheiro - Monologo a dois, ed. Centro de estudos de mentalidade 2002
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Adriana Galvão Moura Abílio


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9064309020120721
Minicurriculo: Advogada, Mestre em Direito Constitucional, Doutorando em Direito pela PUC/SP, Conselheira Estadual da OAB/SP, Presidente da Comissão da Diversidade Sexual e da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP.


Flávio Murilo Tartuce Silva


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7182705988837779
Minicurriculo: Diretor da Escola Superior da Advocacia da OABSP (gestão 2022/2024). Pós-Doutor e Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil Comparado pela PUCSP. Professor Titular permanente e Coordenador do Programa de Pós-graduação stricto sensu (mestrado) da Escola Paulista de Direito (EPD). Coordenador e Professor dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Contratual, Direito Civil e Direito de Família e das Sucessões da Escola Paulista de Direito. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont). Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em São Paulo (IBDFAMSP) Autor de obras jurídicas pelo Grupo GEN Editorial. Atua como advogado, parecerista e árbitro.


Jacob Pinheiro Goldberg


link lattes: http://lattes.cnpq.br/9765322710580218
Minicurriculo: Doutor em Psicologia pela Universidade Mackenzie, Professor Convidado University College London Medical School, Universytet Jagiellonski e Universytet Warszawski (Polônia, Hebrew University of Jerusalém, USP, PUC/SP, PUCC, Universidade de Brasília, UNESP, Mackenzie, Aspirus Wausau Hospital, Wisconsin (E.U.A.). Advogado, assistente-social e escritor. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Estrutura e Didática de Ensino Superior (FMU). Autor de mais de dois mil trabalhos entre livros, ensaios, crônicas, palestras publicadas no Brasil e no Exterior.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL