Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

8110 - O caminho da Mediação no âmbito trabalhista





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 14:00 às 16:00 horas (terça e quinta-feira)
Data de início: 13/09/2022
Data de término: 15/09/2022
ID 8110
 
Período: Dias 13/09/2022 e 15/09/2022
Horário: Das 14:00 às 16:00 horas (terça e quinta-feira)
Coordenadora do Núcleo de Direito Processual do Trabalho: Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto
Professora: Gisella Martignago Peres
 
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
O objetivo geral da disciplina é expor aos alunos a utilização da mediação como mecanismos pacificadores de resolução dos conflitos no cenário trabalhista.
 
Objetivos Específicos
São objetivos específicos desta disciplina:
  1. elucidar o panorama cronológico dos mecanismos de tratamento de conflito, em especial a mediação no âmbito internacional e nacional;
  2. apresentar as recentes normas atinentes a mediação bem como a aplicação nos diversos campos do Direito;
  3. demonstrar o importante papel do mediador enquanto terceiro facilitador de comunicação (empregado-empregador-sindicato);
  4. informar as experiências e práticas da mediação utilizadas no cenário trabalhista.
 
 
Ementa
A mediação como um método de resolução de conflito vem alcançando um papel importante para os operadores do Direito de forma extrajudicial e judicial. Este curso tem como objetivo apresentar aos operadores do Direito: (i) o caminho percorrido da mediação no âmbito internacional e nacional; (ii) as mais importantes normas atinentes a mediação bem como a aplicação nas diversas áreas do Direito; (iii) o papel do mediador enquanto terceiro facilitador de comunicação; (iv) as superações e novas perspectivas nas práticas da mediação no ambiente trabalhista.
 
 
Conteúdo Programático
1. Teoria do conflito e mecanismos de resolução de conflitos;
  1.1. Formas de solução de conflitos:autotutela, autocomposição e heterocomposição;
2. Normas atinentes a Mediação e Conciliação e sua aplicação no Brasil;
  2.1. Resolução 125/10, CNJ
  2.2. Lei 13.140/05, Lei da Mediação
  2.3. CLT
3. Princípios norteadores da mediação;
4. O papel do mediador enquanto terceiro imparcial e facilitador da comunicação entre as partes conflitantes;
5. Superações e novas perspectivas ao tema da mediação no âmbito trabalhista.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
BRAGA NETO, Adolfo (Org). Mediação Empresarial: experiências brasileiras. São Paulo: CLA, 2019.
FISHER, Roger; URY, William; PATTON, Bruce. Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões. Trad. Raquel Agavino. Edição revista e atualizada. Rio de Janeiro: Sextante, 2018  
LAGRASTA, Valéria Ferioli. Conciliação mediação: por que diferenciar: conceituação brasileira. In___; BACELLAR, Roberto Portugal (Coord):Conciliação e Mediação: ensino em construção. São Paulo: Ipam/Enfam, 2019. p.233-245.
Resolução 125/2010, Conselho Nacional de Justiça.
ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. 5ª ed. São Paulo: Ágora, 2021.
TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Democratizando o acesso à Justiça. Disponível em  https://www.tst.jus.br/web/guest/-/presidente-do-tst-destaca-media%C3%A7%C3%A3o-e-concilia%C3%A7%C3%A3o-como-instrumentos-de-democratiza%C3%A7%C3%A3o-da-justi%C3%A7a
WATANABE, Kasuo. Acesso à Ordem Jurídica Justa: conceito atualizado de acesso à Justiça , processos coletivos e outros estudos. Belo Horizente: Del Rey, 2019. 
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

GISELLA MARTIGNAGO PERES


link lattes: http://lattes.cnpq.br/5943445749508645
Minicurriculo: Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogada. Mediadora em formação. Professora Universitária.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL