7998 - Gestão e Carreira – Comunicação Não Violenta
A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 4 Aulas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (segundas e quartas-feiras)
Data de início: 06/07/2022
Data de término: 18/07/2022
ID 7998
Período: Dias 06/07/2022, 11/07/2022, 13/07/2022 e 18/07/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (segundas e quartas-feiras)
Coordenador do Núcleo de Direito e Relações Interdisciplinares: Aguida Arruda Barbosa
Professores: Marco Tullio Li Voti e Gisele Laus
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet, "com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral
Introduzir o aluno a noções básicas da Comunicação Não Violenta
Objetivos Específicos
- Ter uma comunicação que promova maior compreensão pelo ouvinte;
- Melhorar a identificação e promover a adequada manifestação dos sentimentos e desejos;
- Saber discordar sem brigar;
- Apender como ser empático com os demais.
Ementa
Não somos ensinados a nos comunicar adequadamente. Habilidades técnicas são valorizadas em toda a jornada de ensino, ao passo que a inteligência emocional e os relacionamentos não são objeto de estudo. A fala violenta, a não identificação e manifestação dos sentimentos e necessidades, a falta de autoresponsabilidade e empatia causam diversos prejuízos na vida profissional e privada dos agentes sociais.
Conteúdo Programático
Aula 1: INTRODUÇÃO A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
1.1 - Como aprendemos a nos relacionar
1.2 - Violência, culpa e vergonha
1.3 - Estrutura básica da comunicação não violenta
Professores Marco Tullio Li Voti e Gisele Laus
2 - COMUNICAÇÃO ALIENANTE - Gatilhos de violência e como evitá-los
Professores Marco Tullio Li Voti e Gisele Laus
3 - PRINCÍPIOS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
3.1 - Observação
3.2 - Identificação e manifestação dos sentimentos
3.3 - Autorresponsabilidade
3.4 - Como pedir sem exigir
3.5 - Como receber
Professores Marco Tullio Li Voti e Gisele Laus
4 - TROCA DE FEEDBACKS COMO FERRAMENTA DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
4.1 - Empatia - escuta, fatores de bloqueio, cuidados ao parafrasear e como demonstrar compaixão.
4.2 - Como discordar sem brigar
4.3 - Auto conexão e proteção
Professores Marco Tullio Li Voti e Gisele Laus
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Rosenberg, Marshall B, Comunicação Não Violenta, Editora Ágora, 2021.
Sinek, Simon, Líderes se servem por último, Editora HSM, 2015.
Bradberry,Travis e Greaves, Jean, Emotional Intelligence 2.0, Editora Talent Smart, 2009.
Laseter, Ike; Stiles, Julie; Comunicação Não Violenta no trabalho: um guia prático para se comunicar com eficácia e empatia. Editora Colibri, 2021
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual. Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
GISELE LAUS DA SILVA PEREIRA LIMA
link lattes: http://lattes.cnpq.br/3189765116655076
Minicurriculo: Advogada. Doutoranda em Educação na Universidade São Francisco. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (SP)Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (SC).Assessora da Coordenação e Docente do Curso de Graduação em Direito na Universidade São Francisco.
Minicurriculo: MBA com especialização em Marketing - University of Houston Estados Unidos; Mestre em Direito Comercial Internacional - Aberdeen University / Reino Unido; Domínio na utilização e treinamento de Vendedores em softwares de CRM (Salesforce em particular); Experiência Internacional: desenvolveu revendas em 40 países por 20 anos em empresas líderes como JF, Storti, Vermeer, Casale e CLAAS.Ampla experiência na elaboração e implementação do planejamento estratégico de marketing e vendas. V-Lead: Curso de graduação em Liderança, Vermeer University, Pella, IO, EUA, 2013 Líder do Futuro, Curso Formação em Liderança, Crescimentum, São Paulo, 2013. Construindo Resultados por meio da Liderança Genuína, Curso de formação em Liderança, AchieveGlobal, São Paulo, 2014 a 2015. Método Coaching Integral Sistêmico, FEBRACIS, São Paulo, julho 2019. Fluente em Inglês, Espanhol e Italiano.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.