7992 - Atualização em Direito Eleitoral

A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 5 Aulas.
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quintas-feiras)
Data de início: 16/06/2022
Data de término: 14/07/2022
ID 7992
 
Período: Dias 16/06/2022, 23/06/2022, 30/06/2022, 07/07/2022 e 14/07/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quintas-feiras)
Coordenador do Núcleo de Direito Eleitoral: Alexandre Luís Mendonça Rollo
Professores: Ana Vastag, Luciano Caparroz, Maria Silvia Salata, Fátima Nieto e Alexandre Rollo
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet, "com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral: Estudar as questões eleitorais do ponto de vista prático, com ênfase na jurisprudência e nas leis aplicáveis para as eleições de 2022.
 
Objetivos Específicos: Trazer atualização ao profissional que atua com o Direito Eleitoral, com ênfase nas diversas alterações ocorridas desde a eleição de 2020.
 
Ementa: Registro de candidaturas. Ação de Impugnação ao pedido de registro (AIRC). Captação ilícita de sufrágio. Condutas vedadas aos agentes públicos. Inelegibilidades. Propaganda eleitoral. Ações eleitorais.
 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1
REGISTRO DE CANDIDATURAS E A AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO RESPECTIVA (requisitos para o registro; número de candidaturas que podem ser lançadas; convenções; vagas remanescentes; substituições de candidatos, AIRC)
Professora Ana Vastag
 
Aula 2
CAPTAÇÃO ILÍCITA DE SUFRÁGIO E CONDUTAS VEDADAS (artigo 41-A e artigos 73 até 77 da Lei 9.504/97).
Professor Luciano Caparroz
 
Aula 3
ASPECTOS GERAIS DAS INELEGIBILIDADES (hipóteses de inelegibilidade constitucional; reeleição; inelegibilidade de parentesco; reprovação de contas de gestores públicos; improbidade administrativa).
Professora Maria Silvia Salata
 
Aula 4
PROPAGANDA ELEITORAL (aspectos genéricos da propaganda eleitoral; propaganda eleitoral antecipada; conceito de propaganda eleitoral; propaganda intrapartidária; beneficiário não consentido; proselitismo político; formas de propaganda eleitoral permitidas e proibidas; propaganda eleitoral no rádio e na televisão; vedações na programação normal; debates; internet).
Professora Fátima Nieto
 
Aula 5
REPRESENTAÇÕES ELEITORAIS (Representação do art. 96 da Lei n°. 9.504/97; Ação de Investigação Judicial Eleitoral; Ação de Impugnação de Mandato Eletivo; Recursos Eleitorais).
Professor Alexandre Rollo
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Direito Eleitoral, José Jairo Gomes, Atlas;
Direito Eleitoral Brasileiro, Joel José Cândido, Edipro;
Instituições de Direito Eleitoral, Adriano Soares da Costa, Del Rey
Propaganda eleitoral, Walber de Moura Agra, Saraiva Jur
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 
 

Professores

ALEXANDRE LUIS MENDONÇA ROLLO
ANA CARLA VASTAG RIBEIRO DE OLIVEIRA
FÁTIMA NIETO SOARES
LUCIANO CAPARROZ PEREIRA DOS SANTOS
MARIA SILVIA SALATA

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Valor do investimento