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Cursos

7979 - Da advocacia à docência em direito com sucesso – curso básico





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda e quarta-feira)
Data de início: 27/06/2022
Data de término: 29/06/2022
ID 7979
 
Período: Dias 27/06/2022 e 29/06/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda e quarta-feira)
Coordenador do Núcleo de Direito EducacionalJosé Moisés Ribeiro
Professor: João Virgílio Tagliavini
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Contribuir com os advogados, estagiários e bacharéis em direito que queiram investir numa carreira docente de sucesso, com métodos e metodologias adequados em tempos de pós-pandemia.
 
Objetivos Específicos
Apresentar aos cursistas os caminhos abertos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para um ensino do direito, motivador e de qualidade, com base na Teoria da Aprendizagem Significativa, com a utilização de Metodologias Ativas de Aprendizagem.
 
Ementa
O ensino de qualidade e de sucesso na pós-pandemia. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem. Um panorama das Metodologias ativas de aprendizagem.
 
Conteúdo Programático
 
 
1º Encontro
1.1. Os desafios para uma carreira docente de sucesso no pós-pandemia
1.2. Teoria da “Aprendizagem Significativa” como aliada de um processo de ensino e aprendizagem eficiente.
 
2º Encontro
2.1. Panorama das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e sua utilização na educação jurídica de qualidade.
2.2. Visão geral das Metodologias Ativas de Aprendizagem com utilização das TICs: a nova realidade da educação no pós-pandemia.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
ALCANTARA, Elisa F.S. (org). Inovação e renovação acadêmica: guia prático de utilização de metodologias ativas. Volta Redonda – RJ: FERP, 2020. Disponível em: http://www2.ugb.edu.br/Arquivossite/Editora/pdfdoc/Guia_De_Metodologias_Ativas.pdf
 
ARAÚJO, Vivian Pimentel.  Guia para o uso de ferramentas digitais na educação. RIO POMBA-MG: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/ensino-remoto/professor/textos/guia-para-o-uso-de-ferramentas-digitais.pdf/view
 
TAGLIAVINI, João Virgílio. Aprender e ensinar direito. São Carlos: Educar Direito, 2013.
 
TAGLIAVINI, João Virgílio; TAGLIAVINI, Maria Cristina Braga. Metodologias ativas de aprendizagem. Disponível em: https://www.dropbox.com/s/e50nkkchuq2491j/METODOLOGIAS%20ATIVAS%20DE%20APRENDIZAGEM%20
 
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB). Dossiê do 1º encontro nacional de aprendizagem significativa. Série-Estudos – Periódico do Mestrado em Educação da UCDB. 1995.
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel/SAFETEC). Ferramentas digitais para professores. Pelotas: Safetec, sd.
 
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

JOÃO VIRGÍLIO TAGLIAVINI


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1979817459932992
Minicurriculo: Doutor em Educação, Mestre em Sociologia, Licenciado em Filosofia, Bacharel em Teologia; Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Faculdade de Educação da UNICAMP; Estágio de Pós-Doutorado em Direito na Faculdade de Direito de Recife (UFPE); Estágio de Pós-Doutorado em Direito na Faculdade de Direito da Bahia (UFBA); Estágios de Pesquisa na Faculdade de Direito de Coimbra e de Lisboa (Portugal). Autor de "Aprender e Ensinar Direito" e outras obras na área da Educação Jurídica; pertence ao BASIS (Banco de Avaliadores do Ensino Superior do INEP); integrante do Banco de Formadores do EDUCA-ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Magistrados); membro da Associação Brasileira do Ensino do Direito (ABEDi); Professor Emérito da Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); foi presidente do Conselho Municipal de Educação de São Carlos, SP; integrou a Comissão de Ensino de Direito da OAB/SECCIONAL SÃO PAULO (2010-2012).




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

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