Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

7930 - Questões imobiliárias relevantes e controvertidas na execução





A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 3 Aulas.
Carga horaria: 9 Horas.
Período: Das 19:00 às 22:00 horas (quartas-feiras)
Data de início: 25/05/2022
Data de término: 08/06/2022
ID 7930
 
Período: Dias 25/05/2022, 01/06/2022 e 08/06/2022
Horário: Das 19:00 às 22:00 horas (quartas-feiras)
Coordenador do Núcleo de Direito Imobiliário: Cesar Calo Peghini
Professores: Gilberto Gomes Bruschi e Mônica Bonetti Couto
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
O objetivo principal do curso é o aprimoramento dos profissionais do Direito que atuam no contencioso cível, aprofundando questões processuais imbricadas com o Direito Imobiliário, prioritariamente com o processo de execução e cumprimento da sentença.
 
Objetivos Específicos
a. Promover o desenvolvimento da capacidade crítica, como instrumento básico para a aprendizagem e para a reflexão sobre inovações no campo do Direito Processual Civil e do Direito Imobiliário.
b. Fomentar a compreensão do Direito Processual Civil e do Direito Imobiliário, bem como a discussão sobre os mais variados temas na área de concentração que serão aprofundados de acordo com sua importância e sua relação com a temática macro do curso.
c. Qualificar o aluno para atuação de acordo com o Código de Processo Civil e leis extravagantes ligadas ao direito imobiliário quando se trata de execução civil.
 
Ementa:  Penhora e impenhorabilidades – Lei do Bem de Família. Penhora de bem indivisível. Avaliação. Adjudicação. Leilão. Execução de crédito condominial. Responsabilidade patrimonial do devedor e de seu cônjuge (embora não seja parte da execução). Embargos de terceiro. Fraudes patrimoniais – fraude à execução, fraude contra credores e desconsideração da personalidade jurídica.
Conteúdo Programático
 
Unidade I. Responsabilidade patrimonial e técnicas visando à satisfação do crédito (as fraudes patrimoniais) – Fraude à execução, fraude contra credores e desconsideração da personalidade jurídica.
Professor Gilberto Gomes Bruschi
 
Unidade II. Responsabilidade patrimonial do cônjuge do executado. Embargos de terceiro.
Professor Gilberto Gomes Bruschi
 
Unidade III. Penhora e impenhorabilidades relacionadas ao direito imobiliário. Avaliação e formas de alienação do bem penhorado. Execução de crédito condominial.
Professora Mônica Bonetti Couto
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
BRUSCHI, Gilberto Gomes. Recuperação de crédito. 3ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021.
ASSIS, Araken de. Manual da execução. 21ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021.
ASSIS, Araken de; BRUSCHI, Gilberto Gomes. Processo de execução e cumprimento da sentença – temas atuais e controvertidos. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2022, v. 1.
ASSIS, Araken de; BRUSCHI, Gilberto Gomes. Processo de execução e cumprimento da sentença – temas atuais e controvertidos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021, v. 2.
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Gilberto Gomes Bruschi


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6382778467866738
Minicurriculo: Advogado em São Paulo, Doutor e mestre em Direito Processual Civil pela PUC/SP, Professor e coordenador do curso pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil e em Prática Processual Civil avançada nos tribunais do Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC-SP, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Centro de Estudos Avançados de Processo CEAPRO). Autor de obras jurídicas pela Editora Revista dos Tribunais.


Monica Bonetti Couto


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6781554480030304
Minicurriculo: Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, na área de Direito Processual Civil. É especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora vinculada à Diretoria de Pesquisa em Direito da Universidade Nove de Julho, onde é Pesquisadora e Professora Permanente do Programa de Mestrado em Direito (Área de Concentração: Justiça, Empresa e Sustentabilidade), recomendado pela CAPES. Tem experiência nas áreas de Direito Civil e Direito Processual Civil. Suas pesquisas concentram-se na Reforma do Poder Judiciário, no Novo Código de Processo Civil e nos Tribunais Superiores. Mais recentemente tem pesquisado também sobre Desjudicialização e (novas formas de) Acesso à Justiça. É líder do Grupo de Pesquisa/CNPQ 'Reforma e Inovação do Poder Judiciário'.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL