Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

7877 - Gênero e Direito





A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 4 Aulas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (terças e quartas-feiras)
Data de início: 07/06/2022
Data de término: 15/06/2022
 
ID 7877    
 
 
Período: Dias 07/06/2022, 08/06/2022, 14/06/2022 e 15/06/2022
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (terças e quartas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Filosofia e Sociologia: Viviane Vidigal. 
 
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral: Esta disciplina tem como objetivo abordar o conceito de gênero em suas variadas dimensões, tendo sempre em vista as articulações com outros marcadores sociais de diferença especialmente, classe, sexualidade e raça e a sua imbricação com o Direito.
 
Objetivos Específicos: Debater aspectos de gênero invisíveis às normas jurídicas.
 
Ementa: A disciplina vai refletir sobre as articulações entre as teorias feministas, de gênero e trabalho. Durante o curso, discutiremos leituras fundamentais à compreensão do conceito e do campo de estudos de gênero. O primeiro bloco do curso será dedicado aos conceitos de gênero, visitando as categorias de interseccionalidade, consubstancialidade e teoria do nó. O segundo bloco do curso, composto por duas aulas, será dedicado às relações entre gênero e trabalho, partindo do pressuposto teórico e metodológico segundo o qual o trabalho produtivo não pode prescindir da análise do trabalho reprodutivo, incorporando a carga emocional à análise. Será debatido o trabalho feminino no Brasil contemporâneo, com destaque para Teletrabalho e gênero. O último bloco será dedicado ao debate sobre o Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1- Conceito de Gênero Teorias feministas Categorias de interseccionalidade, consubstancialidade e teoria do nó
 
Aula 2- Gênero e Trabalho I Trabalho Produtivo x Trabalho Reprodutivo Trabalho Emocional.
 
Aula 3- Gênero e Trabalho II Trabalho feminino no Brasil contemporâneo Teletrabalho e gênero.
 
Aula 4- Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
BRUSCHINI, Cristina; LOMBARDI, Maria Rosa. “A bipolaridade do trabalho feminino no Brasil contemporâneo”. Cadernos de Pesquisa, n. 110, pp. 67-104, 2000.
COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Soc. estado., Brasília , v. 31, n. 1, p. 99-127, Apr. 2016 . Available from.
Conselho Nacional de Justiça (Brasil). Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero [recurso eletrônico] / Conselho Nacional de Justiça. — Brasília : Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados — Enfam, 2021. https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2021/10/protocolo-18-10-2021-final.pdf CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos feministas 1, p.171-189, 2002.
FRACARO, Glaucia. Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937). Rio de Janeiro: FGV Editora, 2018
GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. In: Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, Nº. 92/93 (jan./jun.). 1988b, p. 69-8.
HARAWAY, Donna. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cadernos Pagu, Campinas, (5), 1995: p. 7 a 41.
HIRATA, Helena. Gênero, classe e raça Interseccionalidade e consubstancialidade das relações sociais. Tempo soc., São Paulo , v. 26, n. 1, p. 61-73, June 2014 . Available from
HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, dez. 2007.
KERGOAT, Danièle. Dinâmica e consubstancialidade das relações sociais. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo , n. 86, p. 93-103, Mar. 2010 . Available from
KOFES, SUELY. Mulher, Mulheres, a relação entre patroas e empregadas dométicas. A identidade nas armadilhas da diferença e da desigualdade. 1a. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2001. v. 1. 430p
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc, 2005
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 16 n.2, jul/dez 1990
SOUZA-LOBO, Elizabeth A Classe Operária tem dois sexos. Trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2ª ed., 2011
VIDIGAL, V.. A CLASSE PLATAFORMIZADA TEM DOIS SEXOS : TRABALHO, ALGORITMIZAÇÃO E RESISTÊNCIA. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, v. 4, p. 1, 2021.
VIDIGAL, V.; ALBUQUERQUE, F. . INTERSECÇÕES NO LABIRINTO: DO FEMININO AOS FEMINISMOS NO ÂMBITO DO TRABALHO. REVISTA DA FACULDADE MINEIRA DE DIREITO, v. 24, p. 162, 2021.
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

VIVIANE VIDIGAL DE CASTRO


link lattes: http://lattes.cnpq.br/2050929814439150
Minicurriculo: Doutoranda em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Especialista em Direito do Trabalho (NTC, 2011) e Especialista em Direito Penal. Suas principais áreas de atuação são Direito do Trabalho e Sociologia do Trabalho. É integrante do grupo de pesquisa Mundo do Trabalho e suas Metamorfoses sob a coordenação do prof. Ricardo Antunes. Integrante do grupo de pesquisa Trabalho e Capital sob a coordenação do prof. Jorge Souto Maior. Integrante do núcleo de estudos " O Trabalho Além do Direito do Trabalho", Faculdade de Direito da USP.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL