7864 - Mediação e Inclusão- Reflexões e Aportes para a mediação na Deficiência Visual
A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 5 Aulas.
Carga horaria: 10 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira)
Data de início: 06/06/2022
Data de término: 10/06/2022
ID 7864
Período: Dias 06/06/2022, 07/06/2022, 08/06/2022, 09/06/2022 e 10/06/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira)
Coordenadora do Núcleo de Mediação: Célia Regina Zaparolli
Professores: Luciane Maria Molina Barbosa, Célia Regina Zapparolli, Denyse Moreira Guedes, Daniela Alves de Lima Barbosa, Orlando Narvaes Campos e Edson Defendi
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet, "com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
Objetivo Geral: Refletir a mediação na deficiência visual
Objetivos Específicos: Viabilizar aportes teóricos, técnicos e tecnológicos para a mediação na deficiência visual, considerando as perspectivas das partes, do mediador, sua formação e da advocacia.
Ementa: Esse curso tratará da mediação na deficiência visual, trazendo os aportes teóricos, técnicos e tecnológicos para a reflexão no tema, visando os avanços necessários à inclusão profissional do/a mediador/a, do/a advogado/a e do/a mediando/a deficiente visual na mediação.
Conteúdo Programático
Aula 1 - Profº Orlando Narvaes Campos
A importância da mediação e conciliação na resolução pacífica de conflitos
Tratamento de igualdade para com as pessoas com deficiência visual, abrangendo-se os principais aspectos da Lei 13.146/2015 (lei brasileira de inclusão)
Abordagem da importância de conhecimentos básicos pelo mediador na esfera do direito (capacidade civil, representação, assistência, etc.)
Aula 2 - Profª Luciane Maria Molina Barbosa
O que é audiodescrição: conceito e definição;
Relação entre imagem e texto: redundância, informatividade e complementaridade;
Quem são os beneficiados pela audiodescrição: pessoas com deficiência visual - cegueira e baixa visão;
O que é audiodescrição: tradução, gênero textual, tec assistiva;
Fonte sonora da audiodescrição: gravada, ao vivo, lida por leitores de tela;
Atributo alt (caixa de texto alternativo) ou Ad no contexto do texto: quando usar? Ferramentas para ler imagens: IA nas redes sociais e OCR dos aplicativos (demonstração); Audiodescrição: No teatro, no cinema e na televisão;
Audiodescrição: nas redes sociais, nos eventos, nas aulas;
Pilares e diretrizes do audiodescritor: por onde começar?
Dinâmica: duas versões diferentes de audiodescrição, para que os participantes escolha a versão mais "imagética";
Provocação: Quando for descrever uma imagem, pergunte-se “se eu não pudesse utilizar esta imagem aqui, o que eu escreveria em seu lugar?”.
Aula 3 - Profª Célia Regina Zapparolli e Profª Denyse Moreira Guedes
Mediação Muito Além do Acordo
Mediação para o:
Reconhecimento da Pessoa;
Transformação relacional e comunicacional;
Inclusão social;
Desenvolvimento
Formação de Mediadores e Conciliadores pela Resolução 125 do CNJ
Princípio da Isonomia
Símbolos de acessibilidade
Leis específicas para as pessoas com deficiência
Barreiras de acessibilidade
Programas para leitura de texto via internet
Informações sobre: braille, goalball, cão-guia
Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Literatura de Cordel.
Aula 4 – Profª Daniela Alves de Lima Barbosa.
Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Visual;
Relação Política de Assistência Social/ Educação e pessoas com deficiência visual;
Tecnologias Assistivas;
Direitos Humanos e as Pessoas com Deficiência;
Intersecção pessoas transgeneras com deficiência e o capacitismo.
Aula 5 – Profº Edson Defendi
Evolução do conceito de deficiência visual
Modelo médico e modelo social deficiência
Capacitismo e seus impactos no desenvolvimento da pessoa com deficiência visual
Empregabilidade e inclusão profissional das pessoas com deficiência visual.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
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SUARÉS, M. Mediación. Conducción de disputas, comunicación y técnicas. Buenos Aires: Paidós, 1996.
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual. Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
- Professores
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CELIA REGINA ZAPPAROLLI RODRIGUES DE FREITAS
DANIELA ALVES DE LIMA BARBOSA
DENYSE MOREIRA GUEDES
EDSON LUIZ DEFENDI
LUCIANE MARIA MOLINA BARBOSA
ORLANDO NARVAES DE CAMPOS
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
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