7860 - Uberização do Trabalho: Aspectos Teóricos e Práticos
A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 4 Aulas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 10/05/2022
Data de término: 19/05/2022
ID 7860
Período: Dias 10/05/2022, 12/05/2022, 17/05/2022 e 19/05/2022
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenadora do Núcleo de Filosofia e Sociologia: Viviane Vidigal de Castro
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet, "com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
Objetivos da Disciplina
Objetivo Geral: Abordar questões teóricas e práticas da Uberização do Trabalho.
Objetivos Específicos: Explicar como o algoritmo, a gamificação e a retórica do emprendedorismo mascaram os elementos fáticos jurídicos do vínculo empregatício.
Ementa: Demonstração dos elementos da Uberização do Trabalho. Apresentação do conceito de algoritmo. Explicação da gestão algorítmica e gamificada do trabalho, a partir de pesquisas empíricas realizadas em Campinas e São Paulo. Demonstração de como a retórica empreendedorista é internalizada pelos(as) trabalhadores(as). Debate sobre a subordinação algorítmica. Elaboração de reclamação trabalhista de trabalhadores uberizados.
Conteúdo Programático
Aula 1- Uberização do Trabalho
Conceito
Contexto
História
Aula 2- Gamificação do Trabalho
Conceito
Gestão gamificada do trabalho.
Aula 3- Subordinação algorítmica
Algoritmos
Gestão algorítmica do trabalho.
Aula 4- Elaboração de Reclamação Trabalhista
Como redigir uma Reclamação trabalhista de trabalhadores uberizados.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANTUNES, Ricardo ( org.). Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo. O Privilégio da Servidão. São Paulo: Boitempo, 2018.
VIDIGAL, V.; KROST, O. (Org.) ; ESTRADA, M. (Org.) . Direito, Tecnologia e Trabalho. 1. ed. Mizuno, 2022.
VIDIGAL, V.. GAME OVER, PLAY AGAIN?A GESTÃO GAMIFICADA E O JOGO DE CARTAS MARCADAS. In: Viviane Vidigal; Oscar Krost; Manuel Estrada. (Org.). Direito, Tecnologia e Trabalho. 1ed.: Mizuno, 2022, v. , p. 223-.
VIDIGAL, V.. A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO E O NUBLAMENTO DAS FRONTEIRAS DA RELAÇÃO DE EMPREGO. Revista Brasileira de Direito Social, v. 1, p. 105, 2021
VIDIGAL, V.. PERICIANDO A CAIXA DE PANDORA: OS SEGREDOS DA GESTÃO ALGORÍTMICA DO TRABALHO. TEORIA JURÍDICA CONTEMPORÂNEA, v. 1, p. 1, 2021.
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual. Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
- Professores
-
VIVIANE VIDIGAL DE CASTRO
Observações:
1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos
3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.