Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

7807 - Atualidades em Direito de Família





A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 4 Aulas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas-feiras)
Data de início: 20/04/2022
Data de término: 11/05/2022
 
ID 7807  
 
Período: Dias 20/04/2022, 27/04/2022, 04/05/2022 e 11/05/2022
Horário: Das 19:00 às 21:00 horas (quartas-feiras)
Coordenador Núcleo Direito De Família: Marcelo Truzzi Otero
Professores: Débora Brandão, Fernanda Tartuce e Mario Delgado
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral: Tratar de questões polêmicas do direito de Família, a partir da análise de decisões recentes dos Tribunais de Justiça e do Superior Tribunal de Justiça.
 
Objetivos Específicos: Levar ao advogado as mais recentes teses e doutrinas envolvendo pontos polêmicos do direito de família, dando subsídios para o exercício da atividade profissional em ações envolvendo casamento/divórcio/dissolução de união estável.
 
Ementa: Casamento e união estável - Autonomia privada - Regime de bens – Divórcio - Dissolução de união estável - Aspectos processuais.
 
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 - Casamento e união estável: semelhanças e dessemelhanças. Consequências práticas. Caracterização. Efeitos. Declaração de união estável e contrato de união estável. Dissolução.
Prof. Mario Delgado.
 
Aula 2 - Limites da autonomia privada no pacto antenupcial e no contrato de convivência. Renúncia de alimentos e a concorrência sucessória. Cláusulas de indenização prévia. Dispensa de deveres matrimoniais. Cláusulas de conteúdo existencial.
Prof. Marcelo Truzzi.
 
Aula 3 - Aspectos polêmicos da comunhão parcial de bens. (in) comunicabilidade do FGTS, Previdência Privada. Valorização de quotas sociais. Localização de ativos financeiros. Bens sub-rogados e a prova da sub-rogação.
Profª. Débora Brandão.
 
Aula 4 - Divórcio e Dissolução de união estável. Aspectos processuais. Vias litigiosa e consensual. Divórcio liminar. Sentença parcial de mérito. Cumulação de pedidos.  Partilha nos mesmos autos?
Profª.  Fernanda Tartuce.
 
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
Direito Civil: Direito de Família. Flávio Tartuce. Gen.
 
Contrato de convivência: Francisco José Cahali. Saraiva. Regime da comunhão parcial de bens.
 
Coord. Rui Portanova e Rafael Calmon. Editora Foco. sub-rogação.
 
DELGADO, Mário Luiz. O paradoxo da união estável: um casamento forçado. Revista Nacional de direito de Família e Sucessões, v. 2, p. 5-21, 2014.
 
TARTUCE, Fernanda. Processo civil no direito de família: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Método, 2022.
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
O que é o formato HOME ESA?
 
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Débora Vanessa Caús Brandão


link lattes: http://lattes.cnpq.br/3771959214206376
Minicurriculo: Advogada. Professora Titular da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Doutora e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha. Autora de livros e artigos jurídicos.


Fernanda Tartuce Silva


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7650036747702820
Minicurriculo: Doutora e Mestra em Direito Processual pela USP. Professora no Programa de Mestrado, coordenadora e docente em cursos de especialização na Escola Paulista de Direito. Presidenta das Comissões de Soluções Consensuais de Conflitos da OAB/SP (gestão 2022-2024), de Processo Civil do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCont). Vice-presidente da Comissão de Mediação do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Centro de Estudos Avançados de Processo (CEAPRO). Membra do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e da ABEP (Associação Brasileira Elas no Processo). Advogada, mediadora, árbitra e autora de publicações jurídicas.


Marcelo Truzzi Otero


link lattes: http://lattes.cnpq.br/8308721146775670
Minicurriculo: Doutor e Mestre em Direito pela PUC-SP. Professor da Pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD) e da Atame (Brasília, Goiania e Cuibá). Presidente da Comissão dos Advogados do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Diretor Científico do Instituto Brasileiro de Direito de Família-SP (IBDFAM/SP). Advogado. Autor de obra jurídica e artigos doutrinários em revistas especializadas


Mário Luiz Delgado Régis


link lattes: http://lattes.cnpq.br/6241488171127660
Minicurriculo: Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Professor dos cursos de especialização em Direito Privado da Escola Paulista de Direito (EPD). Conselheiro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto dos Advogados de São Paulo - IASP, Presidente da Comissão de Assuntos Legislativos do Instituto Brasileiro de Direito de Família-IBDFAM, Membro da Academia Brasileira de Direito Civil -ABDC, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), e coordenador da Revista Nacional de Direito de Família e Sucessões, publicada pela Editora Lex Magister.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL