Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

7694 - Artistas e Youtubers Mirins: Aspectos Legais e Práticos





A quem se destina: Advogados (as) e Estagiários (as) inscritos (as) na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais de outras áreas
Quantidade de aulas: 2 Aulas.
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 19:30 às 21:30 horas (terça e quinta-feira)
Data de início: 29/03/2022
Data de término: 31/03/2022
Quantidade de aulas: 2 aulas
 
ID 7694
 
Período: Dias 29/03/2022 e 31/03/2022
Horário: Das 19:30 às 21:30 horas (terça e quinta-feira)
Professor: Sandra Regina Cavalcante
 
As vagas para acesso ao curso por meio do google meet"com interação", são limitadas a 500 participantes.
Após o preenchimento das vagas "com interação", as inscrições serão automaticamente direcionadas para o cadastro cujo acesso será disponibilização pelo streaming (tecnologia que possibilita a transmissão pela internet) e "sem interação".
Os(As) participantes que acompanharem o curso "ao vivo" receberão certificado.
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
Capacitar os discentes sobre a regulamentação aplicável, procedimentos necessários e riscos observados na participação infanto-juvenil dentro do mercado publicitário, do entretenimento e da moda, seja tradicional ou digital.
 
Objetivos Específicos
- Apresentar a regulamentação proibitiva do trabalho infantil e a exceção normativa para a participação artística de crianças e adolescentes;
- Capacitar o aluno a reconhecer o trabalho infantil artístico quando realizado em meios digitais ou tradicionais;
- Apresentar ao discente o processo de pedido de alvará  judicial para a atividade artística de criança e adolescente;
- Promover debate e reflexões acerca dos desafios envolvendo o tema.
 
Ementa
Crianças e adolescentes fazem parte há muitos anos de produções televisivas, teatrais, no mundo da moda e da publicidade. Recentemente, o segmento dos influenciadores digitais tem apresentado crescimento exponencial de canais com protagonistas mirins, em espaços nos quais crianças e adolescentes se apresentam em vídeos e postagens que muitas vezes contém publicidade direta de produtos e serviços. Outras vezes, se trata de publicações absolutamente espontâneas, porém antecedidas e entrecortadas de anúncios disparados automaticamente pela plataforma. Afinal, diante da proibição do trabalho infantil no Brasil, como produtoras, agências, sindicatos, autoridades e demais interessados podem se certificar de que a atuação daquela criança ou adolescente se dá dentro da previsão legal aplicável no país? Como se não bastasse a dificuldade que é a identificação da atividade profissional artística em algumas situações digitais, são várias as leis aplicáveis ao caso, indo de Convenções Internacionais ao Estatuto da Criança e do Adolescente, passando pela própria Constituição Federal e a auto-regulamentação publicitária. Dessa forma, se faz necessário capacitar profissionais do Direito de tal forma que a atividade seja realizada atendendo aos preceitos legais protetivos deste grupo da população, sem risco de vedação da obra ou processos judiciais e multas, como já ocorridos no país.
 
Conteúdo Programático
Aula 1
Definições terminológicas;
Legislação Protetiva;
Trabalho Infantil Artístico e previsão legal;
Diferenciação TIA e outras participações artísticas;
 
Aula 2
Os desafios da internet;
Regulamentação aplicável aos influenciadores digitais;
Consequências positivas e negativas a partir do TIA;
Recomendações.
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Brasil. Senado Federal. Crianças na mídia: arte ou trabalho infantil?[vídeo]. Brasília: Tv Senado;2017. Disponível em: <https:// www.youtube.com/watch?v=xeRP8cNMKX8>. Acesso em: 16/02/2022.
Cavalcante SR. Trabalho artístico na infância: estudo qualitativo em Saúde do Trabalhador [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública; 2012. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25052012-141746/>. Acesso em: 16/02/2022.
Cavalcante SR. Trabalho Infantil Artístico: conveniência, legalidade e limites. Rev Tribunal Superior do Trabalho. 2013; v. 79(n. 1): p. 139-158. Disponível em: <https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/38639/014_cavalcante.pdf?sequence=1>. Acesso em: 16/02/2022.
Cavalcante SR. A infância nos bastidores: repercussões, riscos e desafios do trabalho infantil artístico. In: Nocchi, Andréa Saint Pastous et al. Criança e Trabalho: da exploração à educação. São Paulo: LTr; 2015. p.126-139.
Cavalcante SR, Aquino GMT, Nogueira MVM. Combate ao trabalho infantil no Brasil: do início da proteção aos desafios atuais. In: Feliciano GG, Pasqualeto OQF [orgs]. O trabalho além do direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2019, p. 68-83.
Cunningham S, Craig D. Social Media Entertainment: The New Intersection of Hollywood and Silicon Valley. New York: New York University Press, 2019.
Dantas T, Godoy R. YouTubers mirins: mera expressão artística ou trabalho infantil?. In: CGI.br. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids online Brasil 2015. São Paulo: CGI.br, 2016, p 95-103. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_Kids_2015_LIVRO_ELETRONICO.pdf. Acesso em: 16/02/2022. 
Feliciano GG, Cavalcante SR, Abud NCB, Vargas DAM, Sora I. Youtubers mirins: do glamour virtual aos dilemas reais. In Serau Jr (Coord.). Infância, Trabalho e Plataformas digitais. São Paulo: OAB-SP/ESA, 2020.
Feliciano GG, Oliva JRD, Cavalcante SR. Trabalho Infantil Artístico: compreensão pouca, proteção nada integral. Revista Consultor Jurídico, 21 mar. 2017. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/dl/trabalho-infantil-artistico-compreensao.pdf>. Acesso em: 16/02/2022.
Gerasimczuk LC, Karageorgiadis E. Publicidade dirigida à criança na rede: ilegalidades nos canais de youtubers mirins. In: CGI.br, Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2016. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. p 39 – 46. Disponível em: <https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_KIDS_ONLINE_2016_LivroEletronico.pdf>. Acesso em 16/02/2022.
 
 
O Curso será ministrado na modalidade HOME ESA, através da plataforma on-line de ensino Google Classroom.
 
O que é o formato HOME ESA?
Formato de cursos on-line, permitindo ao aluno/a assistir às aulas ao vivo em ambiente virtual Google. A modalidade possibilita interatividade em tempo real com o professor e colegas de sala de aula virtual.  Assim, os inscritos podem assistir à aula de onde quiser, através de um notebook ou smartphone conectado à internet.
 
Perdeu a aula? Não se preocupe! A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

SANDRA REGINA CAVALCANTE


link lattes: http://lattes.cnpq.br/0122321907341579
Minicurriculo: Professora universitária, advogada e pesquisadora. Desenvolve desde 2010 pesquisas em Saúde do Trabalhador e Saúde da Criança e do Adolescente na Universidade de São Paulo, com participação em grupos de pesquisa e monitoria em disciplinas das Faculdades de Direito e de Saúde Pública da USP. Doutorado defendido em 2016 na FSP/USP com coorientador da FDir/USP e tese intitulada "O papel da Justiça do Trabalho na prevenção e reparação dos acidentes e doenças ocupacionais". Título de Mestre obtido em 2012 na FSP/USP com a dissertação "Trabalho artístico na infância: estudo qualitativo em saúde do trabalhador". Estágio internacional na Universidade de Massachusetts (Boston-EUA) entre outubro/2013 e março/2014 (doutorado sanduíche). Especialista em Direito do Trabalho com habilitação para o magistério superior (ESA-OAB/SP 2009) e em Direito Ambiental (FSP-USP 2001). Graduou-se em Direito pela Universidade São Francisco (2000) e em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Foi gerente, analista de contas, analista de sistemas e instrutora de sistemas (computação) entre 1990 e 2001. Advoga nas áreas trabalhista e cível desde 2002. Ministra cursos e palestras, bem como escreve e orienta trabalhos na área do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Direito Previdenciário, Saúde Pública, Direito da Criança e do Adolescente, Youtubers mirins, Trabalho Infantil, Literacia digital de segurança e inteligência artificial. Pesquisadora voluntária no Núcleo de Pesquisa e Extensão 'O trabalho além do trabalho: dimensões da clandestinidade jurídico-laboral' desenvolvido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Integra o grupo interdisciplinar "Fórum Acidentes do Trabalho: análise, prevenção e aspectos associados" com sede na Faculdade de Saúde Pública da USP. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP e revisora dos periódicos RBSO (Revista Brasileira de Saúde Ocupacional), Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano e Saúde, Ética & Justiça (Medicina-USP). Como professora universitária lecionou na graduação (Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Previdenciário, Processo do Trabalho, Direito da Criança e do Adolescente, Direito das PcD, Direito dos Idosos) e pós-graduação (Artistas e Youtubers Mirins, Saúde e Segurança do Trabalho, Direito Internacional do Trabalho, Lei Geral de Proteção de Dados, Tutela Jurisdicional Coletiva, Provas digitais e Direitos Humanos). Desde set/2021 desenvolve pós-doutorado na USP (Instituto de Estudos Avançados - Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi) articulando Educação, Tecnologia, Direito e Saúde para abordar riscos da era digital e futuro do trabalho na Educação Básica brasileira.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL