7487 - Curso de Especialização nos Meios Alternativos de Resolução dos Conflitos Humanos - MARCHs - (Com docência para o ensino superior)
A quem se destina: O nosso público alvo são Advogados, Bacharéis em Direito ou profissionais de outras áreas, graduados, que têm como perfil aperfeiçoar suas habilidades de escrita, raciocínio, sociabilidade, desenvolver sua carreira, criar networking e ser um especialista nesta área de atuação.
Período: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 15/03/2022
Data de término: 14/11/2023
As Especializações ao vivo são cursos ministrados em ambiente virtual através de videoconferência, com a possibilidade de o aluno formular perguntas, tirar dúvidas e apresentá-las ao educador em tempo real pelo Chat ou utilizando microfone e câmera através da plataforma Google Classroom.
ID: 7487
Período: Iniciar-se-á em 15 de março de 2022, com previsão de término para novembro de 2023 + 3 ( três) meses para elaboração de Trabalho de conclusão de curso - Artigo Científico.
Horário: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Coordenação: Maria Cristina Zucchi (Doutora em Direito pela USP)
Valor do Curso: 24 parcelas de R$ 299,00
Observação: Carga horária total de 450 horas / 366 presenciais - AO VIVO
1 - DOS OBJETIVOS DO CURSO
Visa promover o estudo aprofundado dos temas referentes à comunicação, negociação, mediação, conciliação e arbitragem, notadamente nas áreas inseridas no direito de família, direito do consumidor, direito internacional, direito empresarial, direito societário, direito trabalhista e direito administrativo, bem como, incentivar a produção científica dos pós-graduandos, propiciando a expansão de seu conhecimento intelectual, necessário à eficaz atuação profissional no mercado que se abre aos Meios Alternativos de Solução de Conflitos.
2 - EXIGÊNCIAS PARA MATRÍCULA
Para a matrícula o candidato deverá apresentar: 01 (uma) foto 3x4 atual; cópia do diploma ou certificado de colação de grau de bacharel e cópia da Carteira de Identidade de Advogado (quando for o caso), expedida pela Ordem dos Advogados do Brasil.
3 - DA GRADE CURRICULAR
Módulo I - Tutela Diferenciada e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos. Entre a lei e a voluntariedade
Módulo II - Conciliação. Aplicabilidade no âmbito de casos familiares, empresariais, trabalhistas e consumeristas
Módulo III - Mediação. Aplicabilidade no âmbito de casos familiares, empresariais, trabalhistas e consumeristas
Módulo IV - Arbitragem
Módulo V - Metodologia do Ensino Superior
Módulo VI - Didática do Ensino Superior
Módulo VII - Atividades Complementares
As Especializações ao vivo são cursos presenciais mediados pela tecnologia, ministradas em videoconferência, com a possibilidade de o aluno, em tempo real, formular perguntas pelo Chat ou utilizando microfone e câmera.
As aulas ocorrem nas datas e horários informados na programação e são ministradas por um corpo docente de excelência com a utilização de ferramentas já conhecidas pelos alunos e professores, como: portal do aluno, Google Classroom, entre outros.
A metodologia utilizada apresenta uma proposta dialógica, colaborativa, criativa, reflexiva e inovadora que deverá atender aos seguintes requisitos:
* Estímulo e exercícios de variadas formas de expressão;
* Desafios que tirem o aluno de sua zona de conforto para resolução de problemas;
* Exploração de vários tipos de aprendizagem, habilidades, conhecimentos e competências; e
* Utilização de novas tecnologias.
4 – DAS AVALIAÇÕES
Os alunos serão avaliados através de seminários elaborados para cada módulo/disciplina, bem como, por meio de prova escrita realizada no final de cada módulo/disciplina.
As provas e seminários serão avaliados por notas de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), considerando-se 0,5 (cinco décimos).
A aprovação em cada módulo/disciplina se dará com a obtenção de média final igual ou superior a 7,0 (sete), a qual será apurada pela soma das notas dos seminários e da prova escrita. É requisito para a aprovação em cada módulo a frequência de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas
5 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO
Deverá ser apresentado ao final do curso um trabalho de conclusão consistente em artigo científico sobre tema estudado (ou seja, que integre o conteúdo programático) dentro da área de interesse do aluno.
Na elaboração do artigo o aluno poderá ser auxiliado por um professor orientador indicado pela instituição, que apontará os critérios para avaliação do trabalho.
O aluno deverá obter nota mínima 7,0 (sete) na avaliação do orientador
6 - EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE CONCLUSÃO
Para obtenção do título de especialista, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:
I – média final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada módulo;
II – frequência de 75% (setenta e cinco por cento), no mínimo, da carga horária prevista por módulo;
III – nota final no Trabalho de Conclusão de Curso igual ou superior a 7,0 (sete).
7 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MOURÃO, Alessandra N. S. F. Resolução de conflitos: fundamentos da negociação para o ambiente jurídico. São Paulo: Saraiva, 2014 (Série GVlaw).
SALES, Carlos Alberto de; LORENCINI, Marco Antonio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da Silva. Negociação, Mediação e Arbitragem. São Paulo. Ed. método. Gen, 2013.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. Ed. Método.
WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet H; JACKSON, Don. Pragmática da Comunicação Humana. Ed. Cultrix.
WEILL, Pierre. TOMPAKOW, Roland. O Corpo fala. 72ª Ed. Petrópolis. Ed. Vozes, 2013.
URY. William; Brett, Jeanne; Goldenberg, Stephen. Resolução de Conflitos. Lisboa. Actual editora. 2009.
CALMON, Petrônio. Fundamentos da mediação e da conciliação. 2ª ed. Brasília: Gazeta Jurídica. 2013.
FISHER. Roger. Ury. William. Como chegar ao sim. 3ª ed. Rio de Janeiro: Solomon Editores: 2014
BRAGA NETO, Adolfo; SAMPAIO, Lia Regina Castaldi. O que é mediação de conflitos. São Paulo: Brasiliense, 2007.
LEVY, Fernanda Rocha Lourenço. Cláusulas escalonadas – a Mediação Comercial no Contexto da Arbitragem. São Paulo: Ed. Saraiva. 2013.
LUCHIARI, Valeria Ferioli Lagrasta. Mediação judicial. E. Forense: 2013.
MOORE, Christopher W. O processo de mediação: estratégias práticas para resolução de conflitos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SIX, Jean-François. Dinâmica e mediação, tradução de Águida Arruda Barbosa, Eliana Riberti Nazareth e Giselle Groeninga, Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
CAHALI, Francisco José. Curso de Arbitragem. 4ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014
SALES, Carlos Alberto de; LORENCINI, Marco Antonio Garcia Lopes; SILVA, Paulo Eduardo Alves da Silva. Negociação, Mediação e Arbitragem. São Paulo. Ed. método. Gen, 2013.
Corinna Margarete Charlotte Schabbel

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7702744476981035
Minicurriculo: Possui graduação em Psicologia Clínica pela Universidade Paulista, mestrado em Human And Organizational Development - Fielding University (1999) e doutorado em Human And Organizational Development - Fielding University (2000). Atualmente é sócio-gerente da COLIBRI - Assessoria em Gestão de Relações, e docente do núcleo de Pós-graduação da Uni-Anhanguera/Goiânia; NEAPC Núcleo de Estudos e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva de Porto Alegre; Curso de Especialização em Terapia Cognitiva da Faculdade de Medicina da UFMG; ex-docente da Faculdade de Psicologia da Universidade Mackenzie e do Núcleo de Pós-graduação da UNIFEI. Tem experiência na área de Psicologia, atua na linha Cognitiva como coach, terapeuta e supervisora de alunos. Presta consultoria em casos de conflitos organizacionais, familiares, violência contra a criança e adolescentes. Mediadora de Conflitos

link lattes: http://lattes.cnpq.br/7062421199046867
Minicurriculo: Desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comparado pela Cumberland School of Law, Samford University, EUA. Professora Adjunta em Direito Constitucional Comparado na Cumberland School of Law, Samford University, EUA. Professora e coordenadora de cursos de graduação e pós graduação em Meios Alternativos de Solução de Conflitos – MASCs, na Escola Paulista da Magistratura no período de 1996 a 2009, e até hoje no Instituto dos Advogados de São Paulo e na Escola Superior da Advocacia da OAB de São Paulo. Professora nos cursos jurídicos de graduação e pós graduação nas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, e na Faculdade de Direito da Fundação Padre Anchieta de Ensino. .Membro do Conselho de Administração da Conférence Internationale de Médiation Judiciaire – CIMJ, Paris, França. Membro do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro da Comissão Especial de Conciliação e Mediação da OAB de São Paulo.
Regina Affonso dos Santos Fonseca Ribeiro

link lattes: http://lattes.cnpq.br/2110814902820495
Minicurriculo: Possui Pós Graduação na Escola Paulista da Magistratura – EPM em Métodos Alternativos para Solução de Conflitos – Primeira Turma em 2009, graduação em Faculdade de Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1982). Atualmente é Professora em Cursos de Pós Graduação em Arbitragem, Mediação, Conciliação, Negociação e comunicação,conciliadora e mediadora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo- Primeira e Segunda Instâncias (desde 2005). Palestrante, Consultora ,Professora e Monitora em diversos cursos em Meios Alternativos de Solução de Conflitos em especial: Conciliação, Mediação, Arbitragem, Negociação e Comunicação ESA - OAB SP, IASP, Universidade Católica de Santos,entre outras Instituições cadastradas no NUPEMEC do TJ SP .
Roberta Heinemann de Souza Aranha

link lattes: http://lattes.cnpq.br/5014038698219990
Minicurriculo: Mestre em Artes pela Unicamp (2010), Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991), Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista - Unip (2012), Advogada, Psicóloga, Mediadora com Especialização em Mediação de Conflitos pela Escola Paulista da Magistratura (2006), Mediadora e Conciliadora judicial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Palestrante e docente dos cursos de capacitação em mediação e conciliação segundo a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça na Escola Paulista da Magistratura (EPM), Instituto dos Advogados do Estado de São Paulo(IASP), Escola Superior da Advocacia da OAB/SP - (ESA), PUC - Cogeae/Dialog - Soluções Adequadas de Conflitos Ltda.