Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

7214 - EVENTO - Cátedra de Educação Advocatícia - Seminário – O Ensino Jurídico





A quem se destina: Evento indicado para Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos(as) na OAB, Bacharéis e Estudantes de Direito e Profissionais graduados(as) em outras áreas.
Carga horaria: 2 Horas.
Período: Às 19 horas (quarta-feira)
Data de início: 11/08/2021
Data de término: 12/08/2021
 
 
ID 7214
 
1 - Prezado aluno, esse é um Evento ESA/OABSP, transmitido ao vivo e gratuitamente em ambiente virtual.
 
2 - Para acessá-lo é necessário fazer a inscrição no site clicando na opção "COMPRAR".
 
3 - Os dados de acesso serão enviados antes do evento e a transmissão ocorrerá no canal do YouTube da ESA/OABSP: https://www.youtube.com/user/esaoabsp
 
4 - A ESA/SP confere o certificado de participação.
 
Dias 11 de Agosto de 2021
Horário: Às 19 horas (quarta-feira)
 
 
Apresentação
               As atividades deste ano de 2021 da Cátedra de Pesquisa em Educação Advocatícia, tendo por tema geral “A Educação Advocatícia”, tratam de questões específicas da formação advocatícia, sejam suas internalidades – assuntos formalmente educacionais, como as da graduação e da pós-graduação em direito – sejam suas externalidades – perfis profissionais, demandas econômicas, sociais, políticas, culturais, ideológicas. O conjunto de aulas e cursos deste ano desdobrará as reflexões gerais desenvolvidas em 2020 pela Cátedra de Pesquisa em Formação Advocatícia no curso “A Educação Advocatícia”, que teve por objetivo fornecer as bases teóricas para se pensar as dimensões dos saberes e das práticas de advogadas e advogados.
               No mês de agosto de 2021, em homenagem à data de abertura dos cursos jurídicos no Brasil, 11 de agosto, as atividades da Cátedra se realizarão sob a forma de Seminário, reunindo importantes pesquisadores brasileiros acerca dos temas da educação e da educação advocatícia. O seminário tratará sobre o ensino jurídico, problematizando-o a partir de suas internalidades – cursos de graduação em direito, exame de ordem, concursos, cursos de pós-graduação – e de suas externalidades – profissionalização, captação de clientela, ambiência empregatícia e social, ideologia e subjetividade jurídica. Refletirá filosoficamente sobre a relação entre ensino (relação docente/discente, oficial) e educação (constituição de subjetividades educadas) e, também, sobre os âmbitos oficiais e institucionais da formação jurídica (regulação estatal, normativas, experiências das instituições de ensino superior).
Alysson Leandro Mascaro
 
Objetivos
               O Seminário “O Ensino Jurídico”, da Cátedra de Pesquisa em Educação Advocatícia, tem por objetivo debater as bases teóricas para compreender a dinâmica da educação jurídica, em especial de advogadas e advogados. Analisará o fenômeno da educação e da educação jurídica em face das referências do ensino jurídico de graduação e pós-graduação e das instituições de ensino. Fornecerá balizas de interpretação crítica a estudiosos do tema e linhas de possibilidades de intervenção em busca do incremento da advocacia e das profissões jurídicas.
 
O Ensino Jurídico.
 
1. Palavras de Abertura. Adriano de Assis Ferreira.
 
2. Alysson Leandro Mascaro.
Os horizontes da educação jurídica.
 
3. João Virgílio Tagliavini.
Ensino e educação.
 
4. Dora Incontri.
Educação, profissionalização e ética.
 
5. Camilo Onoda Caldas.
A graduação em direito.
 
6. Adriano de Assis Ferreira.
A pós-graduação em direito. A educação jurídica continuada.
 
7. Debates.
 
8. Palavras de Encerramento. Alysson Leandro Mascaro.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Adriano de Assis Ferreira


link lattes: http://lattes.cnpq.br/1917011515776326
Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2010) e doutorado em direito pela Faculdade de Direito da USP (2015). Atualmente é Coordenador Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB- Seção SP, sócio fundador da empresa Conteúdo Legal e professor associado da Universidade São Judas Tadeu. Estuda, na área de Ciência Política, a crise da democracia, o neoliberalismo e o populismo. Realiza, também, estudos em Teoria Geral do Direito e em Sociologia das Profissões, com ênfase na Advocacia Brasileira.


ALYSSON LEANDRO BARBATE MASCARO


Minicurriculo: ALYSSON LEANDRO MASCARO. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP). Livre-Docente em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo. Advogado. Autor, dentre outros livros, de "Crise e Golpe" e "Estado e Forma Política" (Editora Boitempo), "Filosofia do Direito" e "Introdução ao Estudo do Direito" (Editora Atlas).


Camilo Onoda Luiz Caldas


Minicurriculo: Graduado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP. Foi professor titular do Curso de Direito das Faculdades Integradas da Fundação Padre Albino. Atualmente, é professor em regime integral da Universidade São Judas Tadeu. É professor convidado do curso de MBA da Escola Paulista de Direito e da Escola de Governo (São Paulo/SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Direito, Direitos fundamentais, Ciência Política e Teoria Geral do Direito. Autor de obras e artigos no campo de Metodologia do Direito e de Teoria do Direito/Ciência Política.


Dora Incontri


Minicurriculo: Paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes, Espiritismo. Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mestre e doutora em História e Filosofia da Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP. Coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita e do Pampédia Educação. Diretora da Editora Comenius. Em São Paulo, coordena o Espaço Pampédia. Mais de trinta livros publicados com o tema de educação, espiritualidade, filosofia e espiritismo, pela Editora Comenius, Ática, Scipione, entre outros.


Joao Virgilio Tagliavini


Minicurriculo: Professor Associado no Departamento de Educação da UFSCar, e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História, Filosofia e Sociologia da Educação. Foi membro da Comissão Nacional da OAB para implantação do Eixo de Fundamentos no Exame de Ordem; foi membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SP (2010-2012); foi membro da Comissão OAB vai à Faculdade/ OABSP (2013-2015). Desde 2003 coordena o grupo de pesquisa? Educação e Direito na Sociedade Brasileira Contemporânea?, publicando coletivamente os livros ?A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito? e ?Exame de Ordem: uma visão crítica?, coordenou ainda o livro da Comissão de Educação Jurídica da OAB SP, intitulado "Educação Jurídica em Questão"; além de promover congressos e publicar outros trabalhos na área do ensino do direito. Já foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito, à qual é associado. Coordena a comissão para implantação do Curso de Direito na UFSCar. Fez os cursos ginasial, colegial e graduação em filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, completando sua formação e licenciando-se em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (UNIFAI - 1977); fez ainda graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela UFSCar (1999) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Fora da carreira acadêmica, mas com forte atuação educacional, foi sacerdote católico de 1978 a 1985, quando trabalhou na formação de pequenas comunidades, pastoral carcerária etc. Hoje atua principalmente nos temas: educação, ensino superior (projeto pedagógico e avaliação), formação docente para o ensino superior, direito, filosofia e ensino do direito. Pertence ao banco de avaliadores do INEP. Em 2013 lançou o livro "Aprender e Ensinar Direito", um curso para formação de docentes dos cursos de Direito. Prepara para lançar no segundo semestre de 2015 "Estrutura e Funcionamento da Educação Básica", um livro didático para uso nas licenciaturas.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL