Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6738 - EVENTO - A Violência Doméstica e as oficinas de Direito Sistêmico no Judiciário





A quem se destina: Evento indicado para Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos na OAB, Bacharéis e Estudantes de Direito e Profissionais graduados em outras áreas.
Período: Das 19:00 às 21:00 horas (quinta-feira)
Data de início: 11/03/2021
Data de término: 11/03/2021
ID: 6738
 
1 - Prezado aluno, esse é um Evento ESA/OABSP, transmitido ao vivo e gratuitamente em ambiente virtual Google. 
 
2 - Para acessá-lo é necessário fazer a inscrição no site clicando na opção "COMPRAR".
 
3 - Os dados de acesso são enviados um dia antes do evento.
 
4 - A ESA/SP confere o certificado de participação.
 
5 - A programação do evento está sujeita a alterações.
 
Comissões na organização da Roda de Conversa
 
- Comissão de Direito Sistêmico
- Comissão da Mulher Advogada
- Comissão da Igualdade Racial
 
 
Dias 11 de Março de 2021
 
Horário: Das 19 às 21 horas (quinta-feira)
 
 
Descrição
 
O presente evento faz parte do Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo CNJ em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.
 
Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) -, e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.
 
O programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
 
 
Objetivo Geral
 
Proporcionar ao participante uma visão técnica e crítica da matéria, fazendo o enfrentamento dos principais assuntos dentro da temática proposta, bem como de seus conteúdos e pontos divergentes, através do fornecimento de instrumentos teóricos e práticos ao profissional do Direito.
Criar um ambiente de interação e discussão acerca das constelações familiares no judiciário.
Promover o debate jurídico e social sobre questões de violência doméstica.
Impulsionar a propagação do Direito Sistêmico em todo o ambito jurídico.
Desenvolver o diálogo sobre as consequências jurídicas em não adotar meios adequados de solução de conflitos.
 
Objetivos Específicos
 
Capacitação e atualização do operador do Direito sobre as nuances que cercam a matéria, auxiliando no desenvolvimento de suas habilidades e competências para atuação na área, bem como produção e sistematização de conteúdo atinente ao tema.
Despertar o interesse do participante  sobre a importância do Direito Sistêmico na siolução de conflitos.
Refletir sobre as dinâmicas ocultas na violência domestica.
Abordar aspectos sistêmicos e juridicos e como eles atuam no sistema familiar
Verificar a atual situação do judiciário e as oficinas de Direito Sistêmico em todo o Pais e  as contribuições positivas na resolução de conflitos na atualidade
 
Ementa
 
Direito Sistêmico: noções, origem e evolução. Relação do Direito Sistêmico com outras disciplinas.
Legislação aplicável ao tema. Espécies de relações sistêmicas. Aspectos práticos atinentes ao tema.
 
Conteúdo Programático
 
Visão sistêmica
Direito Sistêmico
Violência Doméstica
 
Docentes
 
Dr. Jamilson Haddad Campos
Dra. Carolina Moreira Gama
Dra. Andrea Cristina Corrado
 
Mediadora
 
Dra. Janice Grave Pestana Barbosa
 
Referências iniciais
 
Dr Jamilson é Coautor do livro “Sistema de Justiça, Direitos Humanos e Violência no Âmbito Familiar” – Editora Juruá; Artigo jurídico publicado na revista Amamjus – A boa fé e a nova teoria contratual; Coautor do livro Família e Sociedade: Passo a passo – volume 05  e volume 06 – Editora Juruá
 

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Andrea Cristina Corrado


Minicurriculo: Advogada militante desde 2010, atuando na área cível e em Direito de Família. Vice Presidente da 12a Subseção da OAB. Presidente da Comissão de Ação Social. Especialista em Processo Civil. Pós-graduada em Direito Empresarial.


Carolina Moreira Gama


Minicurriculo: 4ª Juíza Auxiliar da Comarca de Ribeirão Preto, atualmente auxiliando a 2ª Vara Criminal e o Anexo da Violência Doméstica, da mesma comarca; Coordenadora da Justiça Restaurativa em RIBEIRÃO PRETO; Juíza integrante colaboradora da COMESP -COORDENADORIA DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR DO PODER JUDICIÁRIO; Graduação em Direito na PUC/SP –Pontifícia Universidade Católica; Concluiu os cursos Feminismos e Direitos e Dez Anos da Lei Maria da Penha, da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo; Concluiu o Curso de Introdução à Justiça Restaurativa, da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo; Participante de grupos de estudo promovidos pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB- 12a Subseção/SP;


Jamilson Haddad Campos


Minicurriculo: Juiz de Direito; Recebeu certificado de reconhecimento ao desempenho exemplar na atividade jurisdicional da Corregedoria-Geral de Justiça pela atuação na 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em 30/04/2019 - Mediador Judicial; Capacitador na temática de Direitos Humanos e Equidade de Gênero na ESMAGIS; Professor de Pós-graduação; Palestrante nas temáticas da Justiça Restaurativa, Constelações Familiares, Direito Sistêmico e Violência Doméstica contra a Mulher; Formação e capacitação em Justiça Restaurativa; Formação em Constelação Estrutural; Formação em Constelação Organizacional; Curso de Constelação Familiar e PNL (Programação Neurolinguística) pelo Instituto Você em São Paulo; Curso de Cosmic Power pela Hellinger Schule - La Univeridad Multicultural/SP; Curso de Formador de Formadores - FOFO pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura; Pós-graduando em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule; Pós-graduado em MBA – Poder Judiciário – Fundação Getúlio Vargas; Representante da Região Centro-Oeste na Secretaria da Mulher da AMB; Curso de extensão na Itália pela UNIfCRI das Nações Unidas em Human Rights and Correctional Systens (direitos humanos e sistema correicional); Pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal – Universidade Estácio de Sá; Pós-graduado em Direito Civil e do Consumidor – Universidade Gama Filho; Coautor do livro “Sistema de Justiça, Direitos Humanos e Violência no Âmbito Familiar” – Editora Juruá; Artigo jurídico publicado na revista Amamjus – A boa fé e a nova teoria contratual; Coautor do livro Família e Sociedade: Passo a passo – volume 05 e volume 06 – Editora Juruá; vários cursos realizados pela fundação Getúlio Vargas; Coautor do livro Filosofia Jurídica Sistêmica - Um Olhar Humanizado na Justiça.


Janice Grave Pestana Barbosa


Minicurriculo: Advogada sistêmica, Consteladora Familiar e Pós graduada em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule SP, Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da 12ª Subseção da OAB/SP Ribeirão Preto, Coordenadora da Oficina Prosseguir - Constelações Familiares no Anexo da Violência doméstica e da Mulher no Fórum Estadual de Ribeirão Preto, Mediadora Privada com extensão em Mediação Sistêmica.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL