Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6731 - Direito da Cidadania: Português para Advogados





A quem se destina: Advogados(as) e Estagiários(as) Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados em outras áreas.
Carga horaria: 6 Horas.
Período: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas-feiras)
Data de início: 24/05/2021
Data de término: 07/06/2021
Quantidade de aulas: 3 aulas
 
ESA Direito da Cidadania
 
 
 
O que é?
 
ESA DIREITO DA CIDADANIA é uma linha que objetiva conduzir  o (a) aluno (a) à reflexão crítica e intervenção sobre Direitos afeitos à cidadania, entendida enquanto processo contínuo de construção coletiva que almeja a realização e ampliação de direitos individuais, sociais e políticos.
Indicado a quem deseja conhecer, ampliar conhecimentos e dinamizar aspectos teóricos e práticos de implementação da defesa individual e coletiva, atualizando horizontes teóricos e fortalecendo a atuação cotidiana.
 
 
ID: 6731
 
Período:  Dias 24/05/2021, 31/05/2021 e 07/06/2021.
 
Horário: Das 09:00 às 11:00 horas (segundas-feiras)
 
Coordenação: Flávia Rita Coutinho Sarmento
 
Vagas limitadas a 250 participantes - valor do investimento R$ 120,00
 
Serão disponibilizadas 10 vagas gratuitas, que para efetivação da inscrição, ficarão condicionadas a formação de turma para o Curso. 
 
Inscreva-se utilizando o voucher: DEFESADOCIDADAO6731
 
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral
A disciplina tem como foco precípuo a atualização gramatical por meio da revisão de textos e da exposição de regras empregadas na prática jurídica.
 
Objetivos Específicos
 
Sistematizar regras gramaticais necessárias à escrita normativa.
Compreender nexos coesivos que compõem os textos jurídicos.
Estruturar parágrafos e textos com coesão e coerência.
Revisar textos com o objetivo de aprimorar a escrita.
 
Ementa
 
Por meio da exposição de conteúdos sistematizados e de atividades de revisão de texto, o curso “Português Jurídico” oportunizará uma revisão de diversos tópicos linguísticos emprega-dos nas atividades laborais de advogados e de profissionais atuantes na área do direito.
 
Conteúdo Programático
 
Análise de erros em peças processuais.
Coerência e coesão na escrita normativa.
Uso de conectores e de expressões correlatas.
Uso de alguns verbos (requerer, mediar, intermediar, intervir, provir, prover, reaver).
Casos notáveis de concordância (haver, partícula se, partitivas, numerais percentuais, nume-rais fracionários).
Casos notáveis de pontuação (proibições, obrigatoriedades, recomendações).
Casos notáveis de regência (constar, morar, residir, domiciliar, assistir, aspirar, agradar, in-formar, notificar, pagar, preferir, obedecer, desobedecer, implicar, acarretar, corroborar).
Reforma ortográfica (acentuação gráfica e uso do hífen).
 
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 39ª. edição. 2017
Cunha, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª. edição. 2011.
Marques, Alda da Graça. Linguagem e Argumentação Jurídica - Peças Processuais. 3ª. edição. 2017
Rodriguez, Víctor Gabriel. Argumentação jurídica: Técnicas de persuasão e lógica informal – 1ª. edição. 2008.
Sabbag, Eduardo. Manual de Português Jurídico. 10ª. edição. 2018.
Santos, Willian Douglas & Aquino, Renato. Manual de Português e Redação Jurídica. 4ª edição. 2017.
 
 
IMPORTANTE
 
1 . Para acesso, acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado no dia da primeira aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. 
 
Obs: não se esquecer de checar  a caixa de span
 
2 . Para emissão do Certificado, será necessário preencher o formulário após término do Curso.
 
3 . A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.

PROFESSORES-CONVIDADOS:

FLAVIA RITA COUTINHO SARMENTO


Minicurriculo: Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-graduada em Didática do Ensino Superior, Flávia Rita Coutinho Sarmento é professora de Língua Portuguesa em alguns dos melhores cursos preparatórios (presenciais e a distância) para concursos públicos do País e também é proprietária de um renomado curso preparatório com ênfase em concurso público e capacitação profissional. ( Centro Educacional Flávia Rita). É colaboradora de diversos jornais, como Folha Dirigida, Estado de Minas e O Tempo, como publicação de inúmeros artigos sobre as particularidades das organizadoras de concursos no que tange à prova de língua portuguesa. É palestrante em âmbito didático, motivacional e gerencial. Há mais de 10 anos neste segmento, vem encantando, com seu carisma e dedicação, alunos, professores e profissionais de diversas áreas. Ainda, atua na capacitação de professores tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. É redatora do Guia de Estudante - Redação, da editora Abril, desde 2008 e tem vasta experiência na publicação de materiais didáticos, referências para concurseiros e estudantes da língua portuguesa, e, também, obra literária.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL