Adriano de Assis Ferreira

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Minicurriculo: Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2004), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2010) e doutorado em direito pela Faculdade de Direito da USP (2015). Atualmente é Coordenador Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB- Seção SP, sócio fundador da empresa Conteúdo Legal e professor associado da Universidade São Judas Tadeu. Estuda, na área de Ciência Política, a crise da democracia, o neoliberalismo e o populismo. Realiza, também, estudos em Teoria Geral do Direito e em Sociologia das Profissões, com ênfase na Advocacia Brasileira.

Minicurriculo: Graduado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP. Foi professor titular do Curso de Direito das Faculdades Integradas da Fundação Padre Albino. Atualmente, é professor em regime integral da Universidade São Judas Tadeu. É professor convidado do curso de MBA da Escola Paulista de Direito e da Escola de Governo (São Paulo/SP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia do Direito, Direitos fundamentais, Ciência Política e Teoria Geral do Direito. Autor de obras e artigos no campo de Metodologia do Direito e de Teoria do Direito/Ciência Política.

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Minicurriculo: Doutoranda e Mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), onde também se graduou em Direito. De 2011 a 2013, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - Sociologia Jurídica (PET/SESu) do Ministério da Educação. Em 2014, recebeu o Certificat de Sciences Sociales et Humaines mention cum Laude do Institut d'Études Politiques de Paris (Science Po Paris) após programa de intercâmbio anual. Atualmente é líder de projetos de ensino e pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV DIREITO SP, colaboradora da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e coordenadora do Núcleo de Direito Discriminação e Diversidade (DDD) e do Laboratório de Docência em Direitos Humanos (LabDoc) da Faculdade de Direito da USP.

Minicurriculo: Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor permanente do Curso stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em Direito Ambiental Internacional na Universidade Católica de Santos, líder do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental das Cidades.. Na graduação leciona na Unisantos e na Universidade Paulista ; professor de especialização da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, do IPOG, INOREG e Notável. Tem experiência na área de Direito Urbanístico, Ambiental e Econômico. Atua também como professor na área notarial e registral, lecionando matérias relacionadas ao direito ambiental e urbanístico. Possui publicações individuais e coletivas nas referidas áreas.

Minicurriculo: Possui graduação em Ciências Sociais pela FFLCH/USP (2008), Direito pela FD/USP (2017) e História na FFLCH/USP (2021). Especialista em Economia do Trabalho, IE-Unicamp (2016) e Especialista em Direito do Trabalho pela FD/USP (2018). Mestre em História Econômica (2018), PPGHE/USP, atualmente é Doutorando em História Econômica no PPGHE/USP, pesquisando o tema da História da Justiça do Trabalho e Coordenador Acadêmico da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Tem experiência na área de Ciência Política, Economia do Trabalho, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento político latino-americano, federalismo e reforma do estado, direito do trabalho e sindicalismo.

Minicurriculo: Especialista em Educação, mestre em engenharia de produção e atua há mais de 20 anos como educadora com tecnologias, metodologias ativas de aprendizagem, gamificação, movimento maker, trabalho por projetos e design thinking. Professora e consultora empresarial em experiências memoráveis de aprendizagem corporativa. Atuou como docente de Ferramentas Práticas para a Inovação nos cursos de pós-graduação em Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito de Família e de Sucessões e Processo Civil na FMU. Autora de livros de inovação e inteligência de processos na Kroton Educacional. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (vinculada à Fundação Lemann e ao MIT Media Lab).

Minicurriculo: João Eberhardt Francisco é doutor e mestre em direito processual civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sua tese de doutorado analisa de forma teórica e empírica a constitucionalidade das limitações ao acesso individual à justiça decorrente da adoção do julgamento agregado de processos repetitivos, tendo sido selecionada para apresentação nas XII Jornadas de Direito Processual do Instituto Brasileiro de Direito Processual como melhor tese de direito processual civil relacionada ao tema precedentes jurisdicionais, defendida no ano de 2018. É professor de direito processual civil dos cursos de especialização da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas - FGV Law/SP desde 2013. É membro do grupo de pesquisa Acesso à justiça e litigância repetitiva junto à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, dedicando-se à análise do acesso à justiça e desigualdades decorrentes da adoção dos diferentes meios de tecnologia no sistema judicial e integrou a comissão de juristas do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual que apresentou sugestões ao Projeto de Lei Complementar relativo à alteração dos custos dos serviços forenses e gratuidade da Justiça. É advogado em São Paulo.
Área de anexos

Minicurriculo: Professor Associado no Departamento de Educação da UFSCar, e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História, Filosofia e Sociologia da Educação. Foi membro da Comissão Nacional da OAB para implantação do Eixo de Fundamentos no Exame de Ordem; foi membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SP (2010-2012); foi membro da Comissão OAB vai à Faculdade/ OABSP (2013-2015). Desde 2003 coordena o grupo de pesquisa? Educação e Direito na Sociedade Brasileira Contemporânea?, publicando coletivamente os livros ?A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito? e ?Exame de Ordem: uma visão crítica?, coordenou ainda o livro da Comissão de Educação Jurídica da OAB SP, intitulado "Educação Jurídica em Questão"; além de promover congressos e publicar outros trabalhos na área do ensino do direito. Já foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Ensino do Direito, à qual é associado. Coordena a comissão para implantação do Curso de Direito na UFSCar. Fez os cursos ginasial, colegial e graduação em filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, completando sua formação e licenciando-se em Filosofia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga (UNIFAI - 1977); fez ainda graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1978), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela UFSCar (1999) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Fora da carreira acadêmica, mas com forte atuação educacional, foi sacerdote católico de 1978 a 1985, quando trabalhou na formação de pequenas comunidades, pastoral carcerária etc. Hoje atua principalmente nos temas: educação, ensino superior (projeto pedagógico e avaliação), formação docente para o ensino superior, direito, filosofia e ensino do direito. Pertence ao banco de avaliadores do INEP. Em 2013 lançou o livro "Aprender e Ensinar Direito", um curso para formação de docentes dos cursos de Direito. Prepara para lançar no segundo semestre de 2015 "Estrutura e Funcionamento da Educação Básica", um livro didático para uso nas licenciaturas.

Minicurriculo: Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.
Olívia de Quintana Figueiredo Pasqualeto

Minicurriculo: Doutora e Mestra em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foi bolsista de Doutorado do programa The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (Sylff) em 2019. Também em 2019, foi contemplada na "Chamada Syllf Research Abroad" com financiamento para visitar a Organização Internacional do Trabalho (Genebra), a fim de concluir parte das pesquisas de Doutorado. Foi bolsista de Iniciação Científica e bolsista de Treinamento Técnico III com o apoio da FAPESP. Associada ao Instituto Rede de Pesquisa Empírica em Direito. Advogada. Membro da Comissão Especial de Direito do Trabalho da OAB-SP. Pesquisadora da Escola Superior da Advocacia de São Paulo. Professora da Universidade Paulista. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Professora na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Pesquisadora sênior do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas. Atualmente, realiza Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo.
RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES MUSARRA

Minicurriculo: Pesquisadora da Escola Superior da Advocacia de São Paulo – ESAOAB/SP. Advogada, pós-graduada em Direito Público (UFG) mestre e doutora em Ciências Sociais (UFMA; UFPA), com estágio doutoral sanduíche na Universidade Paris XIII, Villetaneuse (Sociologie/Droit). Pos-doutoranda em Ciências Ambientais no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP).

Minicurriculo: Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Jornalista Registro Ministério do Trabalho e Emprego . Advogada, Professora Titular Doutora e Pesquisadora do Centro Universitário de Jales UNIJALES. Pesquisadora Escola Superior de Advocacia(2020) Mediadora, Conciliadora e Árbitra. Professora da Escola Paulista da Magistratura de São Paulo(EPM). Vice Presidente da Associação Paulista de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais desde junho de 2015(triênio 2018-2021). Membro efetivo da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/SP. Consultora Especialista do Conselho Estadual de Educação - São Paulo. Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior - BASIS. Parecerista de diversas Revistas. .Consultora Jurídica. Contato: reginamarar@uol.com.br

Minicurriculo: Mineiro vivendo em Curitiba, é Graduado em História, mestre em Ciências Sociais e Doutorando em História pela UFJF. Atuou como professor das redes privada, municipal, estadual e federal em Minas Gerais. Aos longos dos últimos anos teve a oportunidade de trabalhar também na área da educação online, tanto na graduação quanto na pós-graduação, desenvolvendo especial interesse pelo EaD, com experiência no Moodle e Blackboard. Entre as experiências recentes está o trabalho de formação de gestores da rede pública no CAEd/UFJF e de professores da educação básica de todo Brasil pela Editora Positivo em Curitiba, tanto no Sistema Positivo de Ensino quanto no Sistema de Ensino Aprende Brasil. Tem se dedicado também a elaboração de materiais didáticos e paradidáticos variados, para o ensino fundamental e para o ensino superior, incluindo cadernos de atividade e sequências didáticas. Com pesquisas nas áreas de História do Brasil e das Ciências Sociais (com ênfase em políticas públicas), publicou ao longo dos últimos anos uma série de artigos e capítulos de livros sobre educação.