6395 - <span class="vermelho"> Linha Direito e Tecnologia:</span> Uberização do Trabalho: Existência de vínculo empregatício e de direitos a esses trabalhadores? <span class="vermelho"> Mês Azul </span>

A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas
Carga horaria: 8 Horas.
Período: Das 10:00 às 12:00 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 17/11/2020
Data de término: 26/11/2020
Quantidade de aulas: 4 aulas
 
ESA Direito e Tecnologia
 
 
O que é?
 
A Escola Superior Advocacia de São Paulo vem aprofundando questões relativas ao Direito e Tecnologia por meio de projetos como o Portal DITEC (Direito, Inovação e Tecnologia - http://ditec.esaoabsp.com/) e, objetivando conduzir seus alunos à reflexões críticas e intervenções nesta seara, lança uma linha de Cursos de Extensão Online ao Vivo em teoria e prática do Direito aplicado à Tecnologia. Os cursos pretendem subsidiar aspectos jurídicos relacionados à Tecnologia a partir do arcabouço normativo brasileiro já existente, fortalecendo a atuação em demandas que envolvam tecnologias voltadas ao desenvolvimento econômico e social.
Indicado a quem deseja conhecer, ampliar conhecimentos e dinamizar aspectos teóricos e práticos em Direito e Tecnologia, daí decorrentes aqueles afetos à Inovação, Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico voltados a fins econômicos ou não-econômicos.
 
 
 
Caro aluno,
 
Está disponível o desconto de 30no curso
 
Utilize o Voucher: DIRTECNOLOGIA30%
 
Obs: Curso sujeito à formação de turma. Desconto disponível até dia 17/11/2020. 
 
 
 
 
ID: 6395
 
Período:  Dias 17/11/2020, 19/11/2020, 24/11/2020 e 26/11/2020
 
Horário: Das 10:00 às 12:00 horas (terças e quintas-feiras)
 
Professores: André Cremonesi e Renata Coutinho
 
Vagas limitadas a 250 participantes - valor do investimento R$ 160,00
 
Serão disponibilizadas 10 vagas gratuitas, que para efetivação da inscrição, ficarão  condicionadas a formação de turma para o Curso.  
Inscreva-se utilizando o voucher: DIRETECNOLOGIA6395
 
Objetivos da Disciplina
 
Objetivo Geral: Compreender como as plataformas digitais e os sistemas informatizados estão reorganizando as dinâmicas do trabalho em escala global. Essa nova morfologia tem sido chamada por alguns autores de ‘uberização do trabalho’, termo que vem da Uber, mas incorpora uma gama imensa de trabalhadores da era digital. Essa nova forma de relação de trabalho, seu desenvolvimento, sua vinculação ou não às empresas de plataformas digitais e os direitos desses trabalhadores são pontos que desafiarão aqueles que militam na área trabalhista.
 
Objetivos Específicos: Analisar criticamente como as condições de vida desses trabalhadores se submetem as mais diversas formas de precarização.
 
Ementa: Uberização do Trabalho. Direito do Trabalho na era digital. Trabalhadores de plataformas digitais. Precarização do Trabalho.
Conteúdo Programático

1.Motorista de aplicativo em substituição ao táxi.
 
2. Teletrabalho em plataformas digitais.
 
3. Economia do Compartilhamento e as novas formas de organização do trabalho.
 
4. Trabalho em plataformas digitais como forma de precarização das relações de trabalho.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
 
ABÍLIO, Ludmila Costhek. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Blog da Boitempo. Postado em 22/02/2017. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2017/02/22/uberizacao-do-trabalho-subsuncao-real-da-viracao/
ANTUNES, Ricardo (2007). Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: DRUCK, Graça; FRANCO, Tânia (orgs). A perda da razão social do trabalho: Terceirização e Precarização. São Paulo: Boitempo, 2007.
ANTUNES, Ricardo; BRAGA, Ruy (orgs.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.
CARELLI, Rodrigo. O Uber, os táxis e a exploração dos motoristas. O Dia. Disponível em: http://www.anpt.org.br/images/olds/arquivos/o-uber__anpt23755.pdf
OITAVEN, Juliana Carreiro Corbal; CARELLI, Rodrigo de Lacerda; CASAGRANDE, Cássio Luís. Empresas de transporte, plataformas digitais e a relação de emprego: um estudo do trabalho subordinado sob aplicativos. Brasília: Ministério Público do Trabalho, 2018.
SLEE, Tom. Uberização: a nova era do trabalho precarizado. Trad. João Peres. São Paulo: Elefante, 2017.
 
 
IMPORTANTE
 
1 . Para acesso, acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado no dia da primeira aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. 
 
Obs: não se esquecer de checar  a caixa de span
 
2 . Para emissão do Certificado, será necessário preencher o formulário após término do Curso.
 
3 . A vídeoaula ficará salva para o estudante assistir quantas vezes quiser dentro do período em que o curso estiver sendo disponibilizado.
 

 

Professores

ANDRÉ CREMONESI
RENATA COUTINHO DE ALMEIDA

Observações:

1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos

3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.