Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6108 - EVENTO - ENCONTRO LATINOAMERICANO DE DIREITO DO TRABALHO - As relações de trabalho no pós-pandemia





A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas
Carga horaria: 4 Horas.
Período: Das 14:00 às 18:00 horas (sexta-feira)
Data de início: 03/07/2020
Data de término: 03/07/2020
 
ID: 6108
 
 
1 - Prezado aluno, esse é um Evento ESA/OABSP, transmitido ao vivo e gratuitamente em ambiente virtual Google classroom e pelos canais da ESA OAB SP.
 
2 - Para acessá-lo é necessário fazer a inscrição no site clicando na opção "COMPRAR".
 
3 - Os dados de acesso são enviados um dia antes do evento.
 
Dias: 03 de Julho de 2020
 
Horário: Das 14 às 18 horas (sexta-feira)
 
Realização
 
Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de Marília (Unimar)
 
 
 
Apoio
 
Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social-AIDTSS.
Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Escola Superior da Advocacia-ESA
 
 
Coordenação: Professora Lorena Colnago.
                        Professor Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho.
                        Professor Dr. Domingos Sávio Zainaghi
 
14:00 – 14:10 - Abertura: palavras dos coordenadores
 
14:10 às 15:10 - 1º Painel: Perspectivas para o futuro das relações de trabalho no Equador, Uruguai, Guatemala e no Brasil
 
Dr. Pedro Cruz Rodriguez - Equador.
Dr. Mário Garmêndia - Uruguai.
Dr. Augusto Valenzuela - Guatemala.
Profª Lorena Colnago - Brasil
 
Moderador: Professor Dr. Domingos Sávio Zainaghi
 
15:10 – 16:10 - 2ª Painel: Perspectivas para o futuro das relações de trabalho na Argentina, na Colômbia, Guatemala e no Brasil
 
Dr. Ricardo Rivero - Argentina.
Dr. Bento Herculano Duarte Neto - Brasil.
Dr. Eduardo Perez - Paraguai.
Dr. Nelson Lobos Zamorano - Chile
 
Moderador: Professor Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho.
 
16:10 – 17:10 - 3º Painel: Perspectivas para o futuro das relações de trabalho na Venezuela, no Perú e no Brasil
 
Professora Draª Luciana Aboim Machado - Brasil.
Professor Gustavo Saturno - Venezuela.
Professor Teodósio Palomino - Peru.
 
Moderador: Professor Dr. Domingos Sávio Zainaghi
 
17:10 – 18:10 - 4º Painel: Perspectivas para o futuro das relações de tralbalho em Cuba, Colômbia e Bolívia.
 
Professor Arístides Hernandez - Cuba.
Professora Martha Monsalve - Colômbia.
Dr. Ivan Campero Villalba
 
Moderador: Professor Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho.
 
Atenção: Serão conferidos certificados de participação.

 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

Arístides Hernandez


Minicurriculo: Vice-Presidente da Sociedade Cubana de Direito do Trabalho e Seguridade Social, Universidade de Granada, Espanha, Granada, Doutorando em Direito Internacional, Universidade de Havana, Turma de 1981; Havana, Universidade Central "Las Marta Abreu" de Las Villas - UCLV, Turma de 1979; Mestre em Direito do Trabalho. Mestre em Direito Empresarial · Santa Clara (Villa Clara), Universidade de Havana.


Augusto Valenzuela


Minicurriculo: Consultor trabalhista com vasta experiência em consultoria preventiva e corretiva, bem como em questões coletivas, de inúmeras empresas multinacionais e locais; Atuação da profissão e Advogado de Contencioso na área trabalhista - individual e coletiva - há mais de 30 anos; Delegado do setor empregador na Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Genebra, Suíça; Delegado do setor de empregadores nas comissões trabalhistas do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Guatemala; Professor de Direito do Trabalho na graduação, nas Universidades Rafael Landívar, Francisco Marroquín e Istmo; e em estudos de pós-graduação, na Universidade Mariano Gálvez, na Guatemala, e Paulo Freire, na Nicarágua; Autor de vários ensaios sobre questões trabalhistas e livros sobre Direito do Trabalho; Palestrante em vários seminários e conferências sobre questões trabalhistas atuais; Classificado pela Chambers & Partners como um dos melhores advogados trabalhistas da Guatemala.


Bento Herculano Duarte Neto


Minicurriculo: Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), com mestrado (1992) e doutorado (1998) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular do Curso de Direito da UFRN (graduação e mestrado), é professor de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior, assim como dos cursos Damásio, LFG e CERS. É desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, atualmente sendo seu vice-presidente, ouvidor e diretor da Escola Judicial. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP e titular da cadeira n. 13 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Leciona nas cátedras de direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito processual civil e direito constitucional.


Domingos Sávio Zainaghi


Minicurriculo: Advogado. Doutor e Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP; Pós-doutorado em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla-La Mancha, Espanha; Pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Casper Líbero. Presidente honorário da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social-AIDTSS e do Instuto Iberoamericano de Derecho Deportivo; Membro do Instituto de Direito Social Cesarino Jr.; Professor no curso de mestrado do UNIFIEO; Professor convidado, visitante e honorário de universidades no Equador, Peru, Bolívia, Guatemala e Nicarágua; Doutor Honoris Causa em humanidades pela Universidad Paulo Freire, da Nicarágua; Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo. Professor na Escola da Advocacia Trabalhista da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo. Coordenador da Nacional para atemática de Direito do Trabalho da Escola Nacional de Advocacia - ENA, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil na Gestão2019/2022. Membro da Academia paulsita de Direito e da Academia Nacional de Direito Desportivo. Sócio Diretor do escritório Domingos Sávio Zainaghi-Advogados sediado em São Paulo. Autor de vários livros jurídicos e não jurídicos. Autor de mais de uma centena de artigos em revistas jurídicas. Coordenador da CLT Anotada da Editora Manole (11ª edição).


Eduardo Pérez Avid


Minicurriculo: Presidente da Associação dos Advogados do Trabalho do Paraguai. Especializado em Direito do Trabalho, Direito da Função Pública. Contencioso Administrativo. Transporte terrestre. Segurança social. Diploma em Técnicas e Estratégias de Negociação Coletiva. Diploma em Mediação e Arbitragem.


Gustavo Saturno


Minicurriculo: Advogado formado pela Universidade Católica Andrés Bello de Caracas, Mestre "com grandes honras", em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Santa Maria La Antígua de Panamá, especialista em Direito Comercial pela Universidade Central da Venezuela e professor de Direito do Trabalho na Universidade Interamericana de Panamá.


Ivan Campero Villalba


Minicurriculo: Ex-Presidente do do Tribunal do Departamento de Justiça de La Paz. Foi Juiz do Trabalho na cidade de La Paz. Licenciado em Direito na Universidad Mayor de San Andrés. Mestre em Ciências do Desenvolvimento - Universidade de Alcala de Henares España. Mestre em Direito Social - Universidade de Alcala de Henares España. PRESIDENTE DE INTERNACIONAL DE LA ASOCIACION IBEROAMERICANA DE DERECHO DEL TRABAJO Y LA SEGURIDAD SOCIAL. PRESIDENTE DE LA SALA CONTENCIOSA ADMINISTRATIVA DEL TRIBUNAL DEPARTAMENTAL DE JUSTICIA DE LA PAZ BOLIVIA.


Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho


Minicurriculo: É professor de Direito do Trabalho nos cursos de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade São Judas e no curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EAESP/FGV e Diretor Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB SP para o triênio 2019-2021. É titular da Cadeira n. 21 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Lecionou como Professor Convidado na Universidade de Nantes, na Trinity College Dublin na Universidade Pablo de Olavide e no Centro Interamericano de Estudios de Seguridad Socia, na Universidad de la República, no Uruguai, em 2018. Participou da Pesquisa Internacional "Las prestaciones Sociales de Garantía de Rentas de Subsistencia en el Espacio Iberoamericano", liderada pelo Professor Catedrático Santiago Gonzales Ortega e custeada pelo Ministério do Trabalho e Seguridade Social Espanhol (2013-2016) . É Coordenador Científico da Revista LTr e integra o Conselho Editorial da Revista Magister de Direito do Trabalho, da Revista Direito do Estado em Debate - Revista Jurídica da PGE/PR, da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano - da PRT da 15a Região, da Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, além de atuar como revisor em diversos periódicos. Escreveu diversas obras, dezenas de artigos publicados em periódicos jurídicos nacionais e internacionais; dezenas de capítulos em obras coletivas e diversos verbetes para o dicionário de direito do trabalho, direito processual do trabalho e direito previdenciário aplicado ao direito do trabalho. Apresentou diversos trabalhos em seminários e congressos regionais, nacionais e internacionais. Conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais. Atuou como membro do exame oral do 1o Concurso Nacional Unificado para ingresso na magistratura do Trabalho e como membro titular da 1a fase do 21o concurso público para provimento de cargos de Procurador do Trabalho 2019. E associado do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), ocupando atualmente a Vice-Presidência de sua Comissão de Direito do Trabalho, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto Latino Americano de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (ILTRAS), da Associación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (AIDTSS) e da Seção Americana de Jovenes Juristas de la Sociedad Internacional de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social (SIDTSS), do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo(AATSP), sendo bastante atuante em todas as iniciativas acadêmicas das referidas instituições. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Potiguar - UnP, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP, pós doutor junto ao Laboratoire de Droit et Changement Social da Université de Nantes, França. É Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Migração e Direito Internacional do Trabalho (GEMDIT) da FAculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e integra o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas como instrumento de efetivação da cidadania, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Lorena de Mello Rezende Colnago


Minicurriculo: Doutora pela Usp 2022, Mestre pela UFES 2008, ocupante da cadeira 11 da Academia Brasileira de Direto do Trabalho, conselheira e coordenadora científica da Ejud2, Gestora Nacional e Regional do Trabalho Seguro. Juíza do trabalho.


Luciana Aboim


Minicurriculo: Pós-doutora em Direito pela Universidade Federal da Bahia e pela Università Degli Studi G. d'Annunzio (Italia). Doutora em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito do Trabalho. Especialista em Direito do Trabalho e em Direito Processual Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Internacional dos Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Formas Adequadas de solução de conflitos. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação "stricto sensu" em Direito da Universidade Federal de Sergipe. Avaliadora de Instituição de Ensino Superior do INEP/MEC. Líder do grupo de pesquisa CNPQ "Eficácia dos direitos humanos e fundamentais: seus reflexos nas relações sociais". Membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho. Membro e Coordenadora da Rede de Pesquisa Direitos Humanos e Transnacionalidade. Consultora da Ergon Associates (London) em projetos da União Europeia. Vice-presidente da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social Guillermo Cabanellas.


Mario Garmendía Arigón


Minicurriculo: Doutor em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade da República - Uruguai, Mestre em Direito do Trabalho e Segurança Social (Faculdade de Direito da Universidade da República - Uruguai). Professor de Direito Trabalhista e Previdenciário da Faculdade de Direito da Universidade da República (Montevidéu) e do Centro Latino-Americano de Economia Humana (CLAEH) - Punta del Este - Uruguai. Reitor da Faculdade de Direito CLAEH - Punta del Este - Uruguai. Professor convidadp no Curso de Especialização em Direito do Trabalho da Universidade Nacional da Costa (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais), Santa Fe, Argentina. Membro Correspondente da Academia Nacional de Direito do Trabalho do Brasil. Diretor da Revista de Direito do Trabalho (editorial La Ley Uruguay - Thomson Reuters).


Martha Elisa Monsalve Cuellar


Minicurriculo: "Doctora en Derecho y Ciencias Políticas Presidenta ILERA Colombia Docente Investigadora."


Nelson Lobos Zamorano


Minicurriculo: Advogado, formado pela Universidade de Concepción; Mestre em Direito do Trabalho pela Universidade Adolfo Ibáñez; Mestre (c) em Direito Público pela Universidade Central do Chile; Estudos de Direito na Universidade Bolivariana; Diploma em Direito do Trabalho pelas Universidades de Concepción, Uniacc e La República. Membro da Ordem dos Advogados do Chile, Concepción Regional, da Sociedade Chilena de Direito do Trabalho e Seguridade Social, do Instituto Latino-Americano de Direito do Trabalho e Seguridade Social, da Associação Ibero-americana de Direito do Trabalho e Seguridade Social "Guillermo Cabanellas "e Membro Honorário da Associação dos Advogados do Trabalho do Paraguai.


Pedro Cruz Rodriguez


Minicurriculo: Presidente do Instituto de Derecho Deportivo (Ecuador). Assessor e docente universitário.


Ricardo Rivero


Minicurriculo: Advogado. Mediador. Especialista em Direito do Trabalho. Mestrando em Direito do Trabalho e Relações Internacionais na Universidad de Tres de Febrero. Assessor Sindical. Advogado litigante. Membro do Conselho de Assessoria da Magistratura de Tucumán.


Teodosio Palomino


Minicurriculo: Condecorado com a Ordem Andrés Bello na Primeira Classe (Banda de Honra) pelo governo da República da Venezuela. Presidente da Associação Ibero-Americana de Direito do Trabalho e Previdência Social, "Guillermo Cabanellas", Subsidiária Peru.




Valor do
investimento

R$0,00

Opções de Pagamento

Cartão Crédito

À vista R$0,00

Boleto Bancário

À vista R$0,00

Selecione um núcleo




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL