Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

X

Cursos

6026 - HOME ESA PREMIUM: Gestão e Recuperação das Empresas na Pandemia





A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19:30 às 21:30 horas (segundas e quartas-feira)
Data de início: 29/06/2020
Data de término: 15/07/2020
Quantidade de aulas: 6 aulas
 
Após o lançamento do HOME ESA, a ESA/OABSP divulga seu mais novo produto:  "HOME ESA PREMIUM"
 
O que é ? 
 
HOME ESA PREMIUM, é um produto selecionado, exclusivo e diferenciado, com professores renomados.  Por oferecer um número de vagas limitadas, possibilitará ao participante ter um melhor aproveitamento acadêmico, bem como uma melhor interação, com a oportunidade de garantir sua vaga antecipadamente.
 
29/05/2020 a 21/06/2020: Vaga garantida antecipadamente no curso: R$ 300,00
 
22/06/2020 a 29/06/2020: Vagas remanescentes no curso: R$200,00 (Se houver vagas) - Utilize o voucher: EUQUEROPREMIUM%6026
 
A partir de 26/06/2020 serão disponibilizadas 5 vagas gratuitas - Utilize o voucher: EUQUEROISENTO6026
 
São 25 vagas disponíveis + 5 vagas 
 
ID: 6026
 
Período:  Início 29/06/2020 - Término 15/07/2020
 
Horário: Das 19:30 as 21:30 horas (segundas e quartas-feiras)
 
Coordenação: Marcos Antonio Madeira de Mattos Martins
 
Ementa: O curso se destina a advogados, advogadas, empresários, contadores, administradores e aos profissionais de gestão empresarial que desejem estudar os meios de reduzir os riscos de quebra da empresa durante a crise empresarial provocada pela pandemia. Serão abordados temas relacionados ao inadimplemento das obrigações empresariais, elenco das medidas governamentais existentes, o endividamento dos sócios e investidores, bem como a criação de métodos estratégicos jurídicos internos e judiciais para a manutenção da atividade econômica.
 
Objetivos: O estudo visa apurar e criar meios de superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da empresa, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores. Proporcionar uma visão da nova gestão jurídica e consultoria empresarial com políticas de avaliação e apuração de inadimplência em decorrência da quebra contratual por parte das empresas. Discutir a teoria da imprevisão e da força maior aplicada aos negócios jurídicos privados, assim como hipóteses de suspensão das exigibilidades das obrigações tributárias, fiscais e previdenciárias. Apresentar os requisitos do pedido de recuperação judicial e os benefícios decorrentes das condições de acordos judiciais para equilíbrio econômico do devedor e do credor.
 
Conteúdo Programático
 
Aula 1 - Elementos De Identificação Da Crise Empresarial
Suspensão das atividades econômicas. Inadimplemento dos negócios jurídicos. Medidas do governo para redução dos impactos econômicos na atividade empresarial: Suspensão de contratos e acordos individuais de trabalho (MP 936/2020). Suspensão temporária de obrigações financeiras. Suspensão de processos de cobrança e execução das dívidas fiscais federais (Portaria 130/2020).
 
Aula 2 - Gerenciamento Interno Da Crise Empresarial
Diferenças de ações emergenciais de ações eficientes. Planejamento financeiro. Revisão do conceito do risco do negócio. Clima ambiental. Clima negocial. A negociação das obrigações jurídicas com clientes e fornecedores. Reputação e efeitos negativos da marca da stakeholders. Responsabilidade dos sócios pelas dívidas trabalhistas, fiscais e previdenciárias. 
 
Aula 3 - A Empresa E As Dívidas Tributárias
 Inscrição da dívida. Certidão de dívida ativa. Situação jurídica da dívida na Secretaria da Fazenda e no Poder Judiciário. Planejamento tributário. Parcelamentos. Estratégicas jurídicas para redução da dívida tributária. Recuperação de créditos tributários.
 
Aula 4 - Judicialização Das Obrigações
Tomada de decisões. Aspectos processuais da judicialização. Fatos e fundamentos. Teoria da imprevisão. Força Maior. Cláusulas de suspensão das obrigações. Renegociações por medidas alternativas. Medidas judiciais para a manutenção dos negócios e sobrevivência da empresa.
 
Aula 5 - Recuperação Judicial (Lei 11.101/05)
Requisitos legais. Empresas que podem se beneficiar do pedido de recuperação. Análise dos documentos contábeis indispensáveis para recuperação. Juízo competente. Créditos sujeitos à recuperação. Suspensão das ações de execuções contra o devedor. Termo inicial da suspensão. Créditos trabalhistas. Créditos fiscais.
 
Aula 6 - Recuperação Judicial (Lei 11.101/05)
Aspectos práticos. Petição inicial. Plano de Recuperação Judicial. Habilitação dos créditos. Objeção dos credores. Recursos. Administrador judicial e suas atribuições. Quadro-geral de credores. Constituição e atribuição do Comitê de Credores (visão geral). Assembleia Geral de Credores. Votação dos credores. Plano de Recuperação Judicial para Microempresa e Empresas de Pequeno Porte. Sentença. Convolação da recuperação judicial em falência.
 
IMPORTANTE: Para a emissão do certificado, é necessário acessar o "GOOGLE CLASSROOM" através do login e senha, que será enviado no dia da aula, em seu e-mail cadastrado na ESA. Após efetuar seu login registre sua presença escrevendo a palavra "presente" no chat da aula. 
 
 

PROFESSORES-CONVIDADOS:

MARCOS ANTONIO MADEIRA DE MATTOS MARTINS


link lattes: http://lattes.cnpq.br/7560881379486970
Minicurriculo: Minicurriculo: Advogado. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP; Mestre em Direito da Sociedade da Informação pela FMU - São Paulo. Pós-Graduado (MBA) em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - RJ. Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior de Advocacia São Paulo. Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Franca, Pontifícia Universidade Católica de Campinas PUCCAMP e Escola Superior de Advocacia - ESA São Paulo.




Opções de Pagamento




Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.

Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.

Rua Cincinato Braga, 37 - Bela Vista - São Paulo - SP  -  (11) 3346-6800  -   .


Copyright © 2017 - OAB ESA. Todos os direitos reservados | By HKL