4748 - Curso Avançado de Fashion Law e Tecnologia - (LIBERDADE)
A quem se destina: Curso indicado para advogados e profissionais atuantes em diversas áreas.
Carga horaria: 12 Horas.
Período: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Data de início: 03/03/2020
Data de término: 12/03/2020
ID: 4748
Período: Início 03/03/2020 - Término 12/03/2020
Horário: Das 19 às 22 horas (terças e quintas-feiras)
Valor Total do investimento: R$ 350,00 (Incluso valor de matrícula)
OBSERVAÇÃO: DUAS AULAS POR SEMANA
Resumo: Curso avançado de Fashion Law e Tecnologia abrangendo os conceitos básicos do Direito da Moda na economia, educação e panorama nos tribunais nacionais; inteligência artificial e as interfaces com o direito autoral; big data; pirataria comum e no ambiente virtual; data protection na moda, com casos práticos em todas as aulas.
Temas Tratados no Curso:
Aula 1: Apresentação e conceitos básicos:
- Fashion law e a economia;
- Fashion law na educação;
- Fashion Law nos Tribunais;
- Casos práticos.
Aula 2: Tecnologia na indústria da moda:
- Moda e inteligência artificial;
- Inteligência artificial e direitos autorais;
- Análise de casos.
Aula 3: Big data e pirataria:
- Conceitos de big data;
- Pirataria no Brasil;
. Pirataria no ambiente comum;
. Pirataria no ambiente virtual;
- Análise de casos.
Aula 4: Data protection na moda:
- Conceitos da LGPD/GDPR;
- Panorama nacional v. panorama internacional;
- Data protection no mercado da moda;
- Análise de casos.
Bibliografia Básica:
Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) Lei de Direito do Autor (Lei 9.610/98)
DISITZER, Marcia; VIEIRA, Silvia. A moda como ela é: bastidores, criação e profissionalização. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.
DOMINGUES, Juliana Oliveira; SAAD-DINIZ, Eduardo. Fashion Law: a nova moda entre o penal e o econômico. Boletim IBCCRIM. n. 287, v. 24, 2016. p. 03- 04.
JABUR, W. P.; DOS SANTOS, M. J. P. Interface entre propriedade industrial e direito de autor. In: DOS SANTOS, M. J. P.; JABUR, W. P. (Coord.). Direito autoral. São Paulo: Saraiva, 2014.
SILVEIRA, Newton. Direito do autor no design. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SILVEIRA, Newton. Propriedade Intelectual: propriedade industrial, direito de autor, software, cultivares, nome empresarial. 4 ed. Barueri, SP: Manole, 2011
SOARES, José Carlos Tinoco. Concorrência Desleal vs. Trade Dress e/ou Conjunto – Imagem, São Paulo, 2004.
Bain M, ‘From Forever 21 to Online Shopping, Why Fast Fashion Is So Addictive’ (The Atlantic, 25 March 2015)
<www.theatlantic.com/entertainment/archive/2015/03/the-neurological-pleasures-of-modern-shopping/388577/>
Breward C, Fashion (Oxford History of Art Series) (1st edn, Oxford University Press 2003)
Corner F, Why Fashion Matters (Thames & Hudson 2014)
Davis F, Fashion, Culture and Identitiy (University of Chicago Press 1994)
Faux DH, The American Bar Association’s Legal Guide to Fashion Design, (1st edn, American Bar As-sociation 2014)
Forbes J, ‘The 5 Most Valuable Fast Fashion Brands’ (theFashionSpot, 1 July 2014) <www.theukfashionspot.co.uk/runway-news/422009-the-most- valuable-fast-fashion-brands/> ac-cessed 17 July 2015
Furi-Perry U, The Little Book of Fashion Law (American Bar Association 2014)
Jiménez G, Kolsun B and Jimenez GC, Fashion Law: A Guide for Designers, Fashion Executives, and Attorneys (Fairchild Books 2010)
Lambert M, ‘The Lowest Cost at Any Price: The Impact of Fast Fashion on the Global Fashion Industry’ (Lake Forest College Publications 2014)
Mohr I, ‘The Impact of Social Media on the Fashion Industry’ (2013) Journal of Applied
Business and Economics vol. 15(2) 17
Moon C, ‘The Secret World of Fast Fashion’ (Pacific Standard, 17 March 2014) <www.psmag.com/business-economics/secret-world-slow-road-korea-los- angeles-behind-fast-fashion-73956>
O’Connell V, ‘How Fashion Makes Its Way From the Runway to the Rack’ (The Wall Street Journal, 8 February 2007)
<www.wsj.com/articles/SB117089461212701622>
Raustiala K and Springman C, ‘The Piracy Paradox: Innovation and Intellectual Property in Fashion Design’ (2006) 92 Virginia Law Review 1687
Scafidi S, ‘Intellectual Property and Fashion Design’, Intellectual Property and Information Wealth [Four Volumes]: Issues and Practices in the Digital Age, vol 1 (Praeger Publishers 2006)
Scafidi S and others, Navigating Fashion Law: Leading Lawyers on Exploring the Trends, Cases, and Strategies of Fashion Law (Melissa Silvanic ed, West Publishing Co 2012)
Scott Hemphill C and Suk J, ‘The Law, Culture, and Economics of Fashion’ (2009) 61 Stanford Law Review 1147 Simmel G, ‘Fashion’ (1957) LXII The American Journal of Sociology 541
Sproles G, Fashion Theory: a Conceptual Framework (1974) in NA - Advances in Consumer Research Volume 01, eds. Scott Ward and Peter Wright, Ann Abor, MI: Association for Consumer Research 463-472
Tonello M, Bringing Home the Birkin: My Life in Hot Pursuit of the World’s Most Coveted Hand-bag (William Morrow Paperbacks 2009) Wood K, ‘8 Reasons to Rethink Fast Fashion’ (Lifehack) <www.lifehack.org/articles/money/8-reasons-rethink-fast-fashion.html>
Zarroli J, ‘In Trendy World Of Fast Fashion, Styles Aren’t Made To Last’ (NPR.org, 11 March 2013) <www.npr.org/2013/03/11/174013774/in-trendy-world- of-fast-fashion-styles-arent-made-to-last>
Zegheanu L, ‘Fashion Trends’ Impact on Society’ (Not Just A Label) <www.notjustalabel.com/editorial/fashion-trends%E2%80%99-impact-society>
Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.
Flávia Mansur Murad Schaal

link lattes: http://lattes.cnpq.br/5311100135785556
Minicurriculo: Doutora em Direito pela Universidade Lorraine e Mestre em Direito pela Universidade René Descartes (Paris V),Professora de Propriedade Intelectual do CEU/IICS,Advogada em São Paulo.
Isadora Ozelim Michelotto

Minicurriculo: Formada pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP). Advogada especialista em direito de propriedade intelectual. Atualmente, membro do time de contencioso estratégico de propriedade intelectual do Mansur Murad Advogados. Cursou "“Internet Giants: the Law and Economics of Media Platforms” pela University of Chicago. Participou do grupo de estudos de Fashion Law da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
Isadora Schumacher Schlindwein

Minicurriculo: Mestre em Direito de Propriedade Intelectual pela Queen Mary University of London (2018) e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2017). Advogada especialista em Propriedade Intelectual e supervisora do Departamento Internacional do Mansur Murad Advogados. Editora do Portal More Brands and Fashion (2019-atual).
NATALIA ELEUTÉRIO GARCIA GAZOTE

link lattes: http://lattes.cnpq.br/3529627535690974
Minicurriculo: Advogada especialista em Propriedade Intelectual e Direito Eletrônico e coordenadora da área de Marcas do Mansur Murad Advogados. Graduada pela Universidade Nove de Julho (2011). Pós-graduada nos cursos de Especialização em Propriedade Intelectual, Direito do Entretenimento e Mídia pela Escola Superior de Advocacia (2019) e MBA em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito (2019).
Pedro Paulo Machado Vilhena Neto

link lattes: http://lattes.cnpq.br/4046544818915472
Minicurriculo: Advogado especialista em direito da propriedade intelectual e pesquisador da proteção de dados pessoais e de marcas não tradicionais.Sócio do Mansur Murad Advogados.Graduado pela Universidade Mackenzie/2005. Especialista em Direito da Propriedade Imaterial pela ESA-OAB/2009. Mestre em Direito Europeu e Internacional da Propriedade Intelectual pelo CEIPI - Universidade de Estrasburgo/2011. Membro da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e da International Trademark Association (INTA). Coordenador do Subcomitê Latino-Americano e Caribenho de Marcas Não-Tradicionais da INTA (2016-2017). Professor convidado de diversas instituições brasileiras e estrangeiras, incluindo a Escola Superior da Advocacia (OAB/SP). Universidade Federal da Bahia (UFBA). Faculdade Baiana de Direito. Associação Brasileira dos Agentes de Propriedade Industrial (ABAPI). Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI). Universidade de Campinas (UNICAMP) e Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Palestrante convidado de diversas instituições,incluindo os escritórios de registro de marcas do Paraguai, do Uruguai, da Colômbia e do Brasil.
PIETRA DANELUZZI QUINELATO

link lattes: http://lattes.cnpq.br/6382959218596559
Minicurriculo: Mestranda (2021) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, USP. Université Lumière Lyon II - Droit des Affaires, França (2016-2017). Advogada em Propriedade Intelectual e Direito Digital (2018 - atual). Grupo de Estudos Fashion Law/USP (2014 - atual). Editora Portal More Brands and Fashion (2018 -atual). Membro da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB/SP (2019-atual)”.